Trouxemos a você nossas obras aprovadas no PNLD Literário 2018. São livros de imagens que proporcionam a experiência e o exercício de olhar, competência imprescindível na realidade do mundo cada dia mais visual em que vivemos.
Hoje, os livros de imagem favorecem o desenvolvimento da linguagem em seu conceito mais amplo, permitindo que cada criança se torne coautora da obra. Esses livros – nos quais o aspecto não verbal tem destaque sobre as palavras – são sobretudo, segundo Fanny Abramovich (1989), “experiências de olhar… De um olhar múltiplo, pois se vê com os olhos do autor e do olhador/leitor, ambos enxergando o mundo e as personagens de modo diferente, conforme percebem esse mundo”.
Nossos títulos O peixe e o papel (indicado na categoria 3) e Laços da tarde (categoria 5) são capazes de despertar a curiosidade dos leitores e sensibilizar seu olhar para os detalhes, intensificando a experiência visual, tão importante na formação literária de jovens e crianças.



LITERATURA DE IMAGENS

Boa escolha!

M10 Editorial



LAÇOS DA TARDE

Gênero: Conto

Categoria 5: 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental


LIVRO
PASSO A PASSO PARA MONTAR UMA PIPA




APRESENTAÇÃO
ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 2

O PEIXE E O PAPEL

48 páginas • Formato: 24 X 18 cm • Acabamento: Brochura


• Gênero: Conto

• Categoria 3: Pré-escola

O livro de imagens O peixe e o papel apresenta uma menininha que monta móbiles e origâmis de peixes em papel. O que pode dar errado em uma situação que envolve somente uma menina e folhas de papel? Ela ser atacada por um peixe gigantesco, é claro! Um peixe gigantesco, mas muito brincalhão. A proposta é que o pequeno leitor acompanhe uma narrativa que só usa imagens e compreenda as ações da personagem, mergulhando no mundo imaginário criado a partir dos móbiles. As ilustrações estilizadas colocam a menininha em um fundo do mar imaginário, onde os peixes criados por ela ganham vida. Como resultado, o leitor é levado em uma jornada de fantasia com a personagem.

LAÇOS DA TARDE

64 páginas • Formato: 20,5 X 27,5 cm • Acabamento: Brochura


• Gênero: Conto

• Categoria 5: 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Em Laços da tarde, um garoto passeia pelas ruas e campos de uma pequena cidade chutando sua bola e carregando sua pipa. Ele guarda consigo um pequeno laço. Seria um presente, uma lembrança, ou o símbolo de um sonho impossível?
Então a tarde acelera, o Sol determina rapidamente o fim do dia e o garoto não tem tempo a perder; precisa soltar o seu sonho.
O livro pretende provocar uma reflexão no pequeno leitor; nos dias de hoje, onde o tempo é cada vez mais precioso e “deve” ser preenchido com muitas atividades, ainda existe lugar para as emoções, para as amizades e para a felicidade?
As ilustrações mostram esse passeio do menino por uma tarde sem cor, e são acompanhadas por um texto poético com o objetivo de induzir o leitor a fazer essa reflexão, ao mesmo tempo em que o transportam para o mundo do personagem, um mundo colorido, onde sua bola até pode ser o sol, e a pipa, talvez, a realização de seus sonhos mais impossíveis.

O AUTOR

FERNANDO ANTONIO PIRES


É autor e ilustrador de diversos livros infantis e juvenis. De sua autoria, destacam-se: Um conto por um guaraná, publicado pela editora Abacatte em 2015, finalista do 58º Prêmio Jabuti na categoria Literatura Juvenil e 2º colocado do Prêmio Guavira, também na categoria Literatura Juvenil; e O gato e a pedra, lançado pela editora Callis em 2012, selecionado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC 2014). Além desses títulos, publicou outras o bras por diversas editoras e ilustrou mais de uma dezena de livros de outros autores, o que lhe conferiu uma vasta experiência na produção e no domínio da linguagem de livros infantis.


Rua Tuiuti, 2568, 2º andar - Tatuapé - São Paulo/SP - CEP: 03307 005
Telefones: 55 (11) 2093 3539 / 55 (11) 2293 2947