Page 397 - PNLD 2026 - GEOGRAFIA
P. 397

PESQUISAR                                                           a)	contatem a gestão da escola para avaliar a viabilidade
                                                                            da atividade;
9.	 A proposta de pesquisa desta unidade é a elaboração de
    um trabalho de Estudo do Meio na cidade. Para realizar              b)	providenciem autorização individual por escrito dos
    a atividade, leia o texto a seguir, que deve ser motivador              responsáveis para a saída a campo;
    para a definição da problemática a ser abordada na escola.
                                                                        c)	convidem os responsáveis e a comunidade para parti-
                    A expansão urbana                                       cipar do Estudo do Meio.

        A expansão urbana afetou a configuração                     5.	 Garantam com os professores que os estudantes es-
  e a organização do espaço nas cidades, origi-                         tarão resguardados para essa atividade fora da escola.
  nando uma série de impactos socioambientais.
  No Brasil, assim como em outros lugares do                        6.	 Visitem o lugar escolhido e efetivem a pesquisa:
  mundo, os efeitos da urbanização desordenada                          a)	utilizem roteiros de entrevistas, conversem com os mo-
  trouxeram inúmeros desafios, que ainda pre-                               radores locais e colham impressões pessoais sobre os
  cisam ser enfrentados. Os lugares estão em                                problemas socioambientais pesquisados;
  constante transformação, e a contribuição dos                         b)	providenciem fotos, façam desenhos, mapeiem o lugar,
  estudantes para a cidadania pode ser incen-                               entre outras formas de registro que acharem importantes.
  tivada por meio de estudos sobre o lugar em
  que vivem, procurando responder a questões                        7.	 Tragam os resultados para escola e, coletivamente,
  como “De que forma os lugares da cidade es-                           analisem e organizem o material, o que pode ser feito
  tão sendo transformados?”, “Que consequên-                            por meio de relatórios, tabulação de dados (gráficos,
  cias as mudanças têm ocasionado no meio                               tabelas), painéis ou ensaios fotográficos (aproveitem
  ambiente e na vida das pessoas?”, “Como agir                          para trocar registros entre os grupos com base nas
  localmente para colaborar na resolução dos                            necessidades de cada um deles).
  problemas socioambientais detectados”.
                                                                    8.	 Ao final das análises, elaborem propostas de ação co-
    Passos do trabalho:                                                 letiva que contribuam para amenizar ou solucionar os
                                                                        problemas em questão:
1.	 Sob a orientação do professor, formem grupos de tra-                a)	o contato com autoridades públicas é fundamental
    balho para a efetivação de um Estudo do Meio.                           nesse momento;
                                                                        b)	as propostas não precisam ser grandiosas, considerem
2.	 Juntos, façam um levantamento dos principais problemas                  as possibilidades reais de solução.
    socioambientais da cidade em que vivem:
    a)	Pesquisem textos (reportagens, artigos científicos, pare-    9.	 Apresentem os dados obtidos, as propostas de inter-
        ceres técnicos etc.) e imagens (fotografias, fotos aéreas,      venção e as conclusões do grupo para a turma.
        imagens de satélite, mapas etc.) que mostrem como
        a cidade era e onde e quando começaram a surgir             10.	Sob a orientação do professor, debatam, ao final das
        problemas socioambientais.                                      apresentações, quais propostas de intervenção são
    b)	Cada grupo escolhe um lugar afetado por um dos pro-              viáveis e factíveis e, se necessário, façam ajustes para
        blemas. Mais de um grupo pode optar por estudar o               que possam ser concretizadas.
        mesmo lugar e o mesmo problema.
                                                                    11.	Divulguem as propostas definidas pelos grupos usando
3.	 Cada grupo deve comparar imagens antigas com imagens                os meios que considerarem mais adequados e eficien-
    atuais do lugar escolhido e descrever:                              tes: blogs, cartazes distribuídos pela escola, panfletos,
    a)	as principais transformações ambientais ocorridas nos            montagem de vídeos, reuniões com a comunidade na
        últimos anos;                                                   escola etc.
    b)	as causas dessas alterações e suas consequências na
        vida das pessoas que moram no lugar.                        12.	Garantam que as intervenções locais que forem de in-
                                                                        cumbência do poder público cheguem ao conhecimento
4.	 Planejem, juntamente com o professor, um Estudo do                  das autoridades responsáveis.
    Meio (in loco) nesse lugar:
                                                                    13.	Acompanhem o processo e cobrem das autoridades
                                                                        resultados positivos, que podem ser a médio ou longo
                                                                        prazo.

                                                                                                                                      395
   392   393   394   395   396   397   398   399   400   401   402