Page 431 - PNLD 2026 - GEOGRAFIA
P. 431
PROPOSTA DE CRONOGRAMA BIMESTRAL PARA O ORGANIZAÇÃO SEMESTRAL
3º ANO DO ENSINO MÉDIO
1º bimestre Cap 20. A violência e os conflitos no mundo PROPOSTA DE CRONOGRAMA SEMESTRAL PARA O
Cap 21. O mundo islâmico e os conflitos atuais 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
2º bimestre Cap 22. Desigualdades, conflitos e desafios no Sul Global Cap 1. O planeta Terra: tempo geológico e origem dos continentes
Cap 23. A importância dos povos e comunidades tradicionais na Cap 2. A dinâmica da Terra: fenômenos naturais, ações antrópicas e
preservação das paisagens naturais do Brasil suas consequências
1º semestre Cap 3. O Mar Mediterrâneo: sua origem e sua importância histórica
e geográfica
3º bimestre Cap 24. Relações desiguais na construção do espaço geográfico
Cap 4. Oceano Atlântico: mapas para o “Novo Mundo” e a rota
Cap 25. Quarta Revolução Industrial: a pluralidade no mundo triangular
do trabalho
Cap 5. A historicidade das paisagens na organização espacial do
Cap 26. Mudanças climáticas: polêmicas e desafios Novo Mundo
4º bimestre Cap 27. Identidades nos espaços contemporâneos Cap 6. A construção histórica e geográfica das fronteiras
Cap 28. Eu no mundo Cap 7. Formação territorial da América e dinamismo de suas fronteiras
2º semestre Cap 8. Organização espacial brasileira: população e migrações
Cap 9. Fluxos migratórios internacionais
ORGANIZAÇÃO TRIMESTRAL Cap 10. População mundial e dinâmicas demográficas
PROPOSTA DE CRONOGRAMA TRIMESTRAL PARA O PROPOSTA DE CRONOGRAMA SEMESTRAL PARA O
1º ANO DO ENSINO MÉDIO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Cap 1. O planeta Terra: tempo geológico e origem dos 1º semestre Cap 11. Um mundo de Estados nacionais
continentes Cap 12. As cidades no mundo globalizado
Cap 13. A agropecuária no mundo contemporâneo
Cap 2. A dinâmica da Terra: fenômenos naturais, ações Cap 14. O trabalho no mundo atual em espaços urbanos e rurais
antrópicas e suas consequências Cap 15. Sociedades de consumo e impactos socioambientais
1º trimestre Cap 3. O Mar Mediterrâneo: sua origem e sua importância Cap 16. Formação e queda da União Soviética e a bipolaridade da Guerra
histórica e geográfica Fria
2º semestre Cap 17. A América Latina e suas relações com os Estados Unidos
Cap 4. Oceano Atlântico: mapas para o “Novo Mundo” e a rota Cap 18. O fim da Guerra Fria e a Nova Ordem Mundial
triangular Cap 19. Globalização e o despertar da China no cenário mundial
2º trimestre Cap 5. A historicidade das paisagens na organização espacial do PROPOSTA DE CRONOGRAMA SEMESTRAL PARA O
Novo Mundo 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Cap 6. A construção histórica e geográfica das fronteiras Cap 20. A violência e os conflitos no mundo
Cap 21. O mundo islâmico e os conflitos atuais
Cap 7. Formação territorial da América e dinamismo de suas Cap 22. Desigualdades, conflitos e desafios no Sul Global
fronteiras Cap 23. A importância dos povos e comunidades tradicionais na
preservação das paisagens naturais do Brasil
Cap 8. Organização espacial brasileira: população e migrações 1º semestre
Cap 9. Fluxos migratórios internacionais
3º trimestre Cap 10. População mundial e dinâmicas demográficas
Cap 24. Relações desiguais na construção do espaço geográfico
PROPOSTA DE CRONOGRAMA TRIMESTRAL PARA O 2º semestre Cap 25. Quarta Revolução Industrial: a pluralidade no mundo do
2º ANO DO ENSINO MÉDIO trabalho
Cap 26. Mudanças climáticas: polêmicas e desafios
Cap 11. Um mundo de Estados nacionais Cap 27. Identidades nos espaços contemporâneos
Cap 12. As cidades no mundo globalizado
1º trimestre Cap 13. A agropecuária no mundo contemporâneo Cap 28. Eu no mundo
Esses exemplos de organização são, porém, sugestões de
Cap 14. O trabalho no mundo atual em espaços urbanos e rurais organização que visam atender o planejamento anual do profes‑
Cap 15. Sociedades de consumo e impactos socioambientais
2º trimestre sor de Geografia de acordo com diferentes formas de organização
do planejamento anual da escola. O professor, entretanto, tem
Cap 16. Formação e queda da União Soviética e a bipolaridade da total autonomia nessa organização, bem como no que se refe‑
Guerra Fria
Cap 17. A América Latina e suas relações com os Estados Unidos re à disposição dos conteúdos, pois isso depende das políticas
Cap 18. O fim da Guerra Fria e a Nova Ordem Mundial
3º trimestre Cap 19. Globalização e o despertar da China no cenário mundial públicas das redes de ensino locais e de diferentes realidades: a
realidade do município no contexto do calendário escolar anual,
a realidade local da escola e da comunidade, assim como a rea‑
lidade das turmas de Ensino Médio e dos estudantes de cada
uma dessas turmas.
PROPOSTA DE CRONOGRAMA TRIMESTRAL PARA O Nesse sentido, cabe ressaltar a importância do planejamento
3º ANO DO ENSINO MÉDIO
escolar e dos planos de ensino que podem, por exemplo, com‑
Cap 20. A violência e os conflitos no mundo preender um cronograma elaborado periodicamente para idealizar
Cap 21. O mundo islâmico e os conflitos atuais
1º trimestre Cap 22. Desigualdades, conflitos e desafios no Sul Global os estudos na escola de acordo com a grade curricular e os con‑
teúdos da disciplina ou da área do conhecimento. Consideramos
Cap 23. A importância dos povos e comunidades tradicionais na que o cronograma é fundamental no planejamento docente, pois
preservação das paisagens naturais do Brasil permite estabelecer as diferentes etapas de ensino ao longo do
2º trimestre Cap 24. Relações desiguais na construção do espaço geográfico calendário escolar, normalmente vinculado aos períodos avaliativos
dos estudantes. A elaboração de cronogramas no planejamento
Cap 25. Quarta Revolução Industrial: a pluralidade no mundo do
trabalho deve estar atrelada, portanto, ao processo contínuo de avaliação
e à necessidade de considerar a progressão dos estudantes no
Cap 26. Mudanças climáticas: polêmicas e desafios aprendizado proposto.
Cap 27. Identidades nos espaços contemporâneos
3º trimestre Cap 28. Eu no mundo A escola ainda dispõe de importante documento orien‑
tador dessas organizações e disposição dos conteúdos, que
é o Projeto Político Pedagógico (PPP), elaborado em conso‑
nância com as diretrizes da BNCC e com a legislação vigente
MANUAL DO PROFESSOR 429