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nas secretarias municipais e estaduais e também nas esfe‑ que o cronograma de conteúdos, embora linear, deve permitir fle‑
ras federais de educação, auxiliando o professor na tomada xibilidade e adequações de acordo com os ciclos de aprendiza‑
dessas decisões. gem; eles são passíveis de mudanças, adequações e, sobretudo,
acréscimo dos conteúdos presentes nos projetos desenvolvidos
Assim, entendendo que o aprendizado dos estudantes é o nas unidades escolares.
foco e o objetivo maior do planejamento escolar, ressaltamos ainda
↻ 6. Apresentação e encaminhamento das unidades e dos capítulos
↪ Unidade 1 – O mundo em expansão CAPÍTULO 1. O planeta Terra: tempo geológico e origem
dos continentes
A abertura da unidade 1 apresenta uma montagem ilustrativa
do planeta Terra em meio a uma vegetação exuberante, acompa‑ Os conhecimentos abordados neste capítulo dialogam
nhada de um texto teórico sobre a relação entre homem e nature‑ de forma significativa com a área de Ciências da Natureza e
za e as consequências de um processo predatório para o planeta suas Tecnologias, especialmente com a Biologia e a Geologia.
e a humanidade. Além disso, são propostas duas questões que O capítulo revisita temas como a origem do Universo, ainda em
incentivam o estudante a mobilizar seus conhecimentos prévios, expansão, a formação da Terra e sua dinâmica como um pla‑
associando-os aos temas gerais da unidade. De maneira geral, neta “vivo”, e a separação das placas tectônicas na formação
essas questões buscam sensibilizar os estudantes para temas que dos continentes – assuntos que a maioria dos estudantes já
serão aprofundados ao longo da unidade, como o surgimento do viu no Ensino Fundamental. Neste contexto, esses temas são
planeta e dos continentes, fenômenos geológicos, o expansionismo aprofundados e ampliados com base em exemplos de estudos
europeu na dominação de outros continentes, a importância do e pesquisas científicas relevantes.
Oceano Atlântico nas relações entre Europa, Brasil e África, e o
processo de construção das paisagens durante a colonização do OBJETIVOS DO CAPÍTULO:
continente americano, entre outros.
• Refletir sobre a origem do Universo e da Terra como pressupostos para a
Oriente os estudantes a responder e a registrar as respostas compreensão dos processos geográficos, sociais, culturais e ambientais da
das questões-chave da unidade, pois, ao final dos estudos, de‑ atualidade.
vem complementá-las com base na ampliação dos conhecimen‑
tos adquiridos ao longo dos capítulos. Em seguida, convide-os a • Entender a Terra como resultado da interação entre litosfera, hidrosfera, atmos‑
identificar as ideias centrais de cada capítulo por meio dos títulos, fera e biosfera, analisando e discutindo as ações da natureza e das sociedades
proporcionando uma visão antecipada dos temas que serão abor‑ para a vida no planeta.
dados. Promova uma discussão em que os estudantes possam
expressar suas ideias e expectativas sobre o que vão estudar. Essa • Discutir teorias sobre a formação dos continentes e entender os fenômenos que
dinâmica também permite realizar uma avaliação diagnóstica dos caracterizam as feições e paisagens da superfície terrestre em sua interação
conhecimentos dos alunos. com as sociedades.
OBJETIVOS DA UNIDADE: • Desenvolver as habilidades EM13CHS101, EM13CHS103, EM13CHS106,
EM13CHS204 e EM13CHS206.
• Resgatar estudos geográficos sobre a origem do Universo, a formação da Terra e
a configuração atual dos continentes. SUGESTÃO DE LEITURA:
• Entender a Terra como um organismo sistêmico, analisando a interação entre SUGUIO, Kenitiro; SUZUKI, Uko. A evolução geológica da Terra e a
atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. fragilidade da vida. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2010.
O livro, com rigor teórico, apresenta de forma clara e objetiva conhecimentos
• Avaliar a ação dos fenômenos geológicos sobre as sociedades, distinguindo entre sobre as ciências geológicas, utilizando uma linguagem acessível para leigos.
processos naturais e ações antrópicas, bem como suas consequências. Ele relaciona os estudos sobre a Terra e sua posição no contexto do Sistema
Solar e do Universo. Um glossário com explicações de termos técnicos torna
• Compreender a importância do Mar Mediterrâneo e do Oceano Atlântico no a leitura ainda mais didática. A obra se destaca ao tratar do equilíbrio instável
estabelecimento de rotas entre os continentes europeu, americano e africano, das condições do planeta em relação à vida, em especial à vida humana. De
destacando as possibilidades de intercâmbio cultural e as atuais relações entre maneira precisa, o livro ressalta a posição extremamente subordinada do ser
Brasil e África. humano e sua insignificância diante da vastidão do Universo, apontando que a
supervalorização humana resulta da ignorância – algo que apenas a pesquisa
• Reconhecer a importância do desenvolvimento de mapas e representações científica pode corrigir.
durante as Grandes Navegações para a cartografia atual, refletindo criticamente
sobre as consequências de uma visão eurocêntrica nesse processo. SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO
Para dinamizar o trabalho e engajar os estudantes no proces‑
• Trabalhar a concepção geográfica de paisagem, enfocando comparações entre
as paisagens da América Latina e da América Anglo-Saxônica. so de ensino-aprendizagem, sugere-se começar os estudos com
a exibição do documentário “A história do Universo em 1 minuto”,
• Analisar a transformação e a construção do espaço geográfico americano, indicado na seção “Para Assistir” do Livro do Estudante. É impor‑
destacando paisagens distintas e semelhantes ao longo da colonização das tante organizar essa exibição com antecedência.
Américas Espanhola e Portuguesa.
Em seguida, oriente a leitura individual do tópico “A origem
• Promover o desenvolvimento das Competências Gerais da Educação Básica: 1, do Universo: de onde viemos e para onde vamos?”, e promova um
2, 3, 4, 7, 10; e das Competências Específicas de Ciências Humanas e Sociais momento de socialização dos entendimentos dos estudantes após
Aplicadas: 1, 2, 4, 5, 6. a leitura. Nesse momento, a mediação do professor é fundamental,
pois direciona a discussão e assegura que todos tenham a opor‑
RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE tunidade de se expressar.
QUESTÃO (PÁGINA 11) Como síntese, peça aos estudantes que respondam às
1) Resposta pessoal. Os estudantes podem dizer, por exemplo, perguntas do título: “De onde viemos?” e “Para onde vamos?”,
que o planeta demonstra intensa atividade interna, ações incentivando uma reflexão coletiva sobre nossa origem na Terra
antrópicas em sua superfície e que abriga seres vivos em e nossa responsabilidade com o futuro do planeta para as ge‑
constante interação. rações vindouras. A partir dessa socialização, produza um texto
2) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam coletivo e incentive os alunos a continuar os estudos para com‑
afirmativamente, indicando que essa capacidade aumentou preender melhor a origem do nosso planeta e suas interações
sensivelmente ao longo do tempo. físicas e sociais.
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