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RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE ao rápido acúmulo desses gases na atmosfera, acelerando
o processo das mudanças climáticas.
IMAGINE (PÁGINA 13) 3) e 4) Resposta pessoal. Reforce as explicações sobre como os
1) Segundo o mito nheengatu, o mundo teria começado a sur‑ impactos causados pelas atividades humanas nos últimos
gir a partir da intervenção de um ser sobrenatural, Tupana, 500 anos têm sido tão catastróficos que uma corrente de
que desceu “de cima” e entrou em contato com uma terra cientistas atuais defende a hipótese de que esses processos
pequena que saiu da água. ocorrem em uma escala muito maior do que todas as outras
2) Ambas se baseiam em crenças para explicar a origem do forças naturais combinadas. Isso justificaria a afirmação de
Universo, associando-o ao mundo conhecido. Em ambos os que o planeta está vivenciando o que se convencionou chamar
casos, há um início de trevas, a presença de “águas” primi‑ de Antropoceno. Promova uma discussão com a turma sobre
tivas e ocorre a intervenção de uma divindade sobrenatural, as informações apresentadas no último parágrafo do Texto 2.
a partir da qual todas as coisas vão se formando.
QUESTÕES (PÁGINA 20)
3) Os estudantes devem entender a importância da tradução 1) Wegener apresentou evidências de similaridade entre os con‑
da Constituição para uma língua falada por mais de 30 mil tinentes africano e sul-americano, como o ajuste geométrico
pessoas no país. Isso permite que esses indígenas se sintam dos dois continentes, a complementação do relevo de regiões
incluídos e compreendam melhor seus direitos e deveres, da África e do Brasil e a ocorrência de espécies comuns de
além de reforçar as lutas pela garantia da cidadania que lhes plantas e animais tanto na África quanto na América do Sul.
é conferida como indígenas no Brasil. 2) Resposta pessoal. Os estudantes devem levantar hipóteses e
concluir, por exemplo, que a separação dos continentes, con‑
4) Resposta pessoal. Os estudantes devem se colocar no lu‑ forme a Teoria da Deriva Continental, contribuiu para a maior
gar do outro – neste caso, uma criança criada na cultura e variedade e diversidade da vida no planeta. Isso ocorre porque
tradição indígena – e refletir sobre as diferentes visões de a separação permitiu que grupos de animais (inclusive dos
mundo das pessoas de diversas etnias e culturas. Em relação ancestrais do Homo sapiens) e vegetais seguissem diferentes
à segunda parte da questão, espera-se que os estudantes caminhos evolutivos. Como consequência da seleção natural,
reconheçam, respeitem e valorizem a sabedoria e o entendi‑ eles começaram a se diferenciar. O “isolamento” geográfico
mento de uma pessoa idosa, mesmo que não compartilhem favoreceu o aumento da diversidade biológica. Sobre as con‑
da mesma opinião ou crença. É importante promover uma sequências para os climas do planeta, os estudantes podem
discussão sobre as diferentes respostas dos estudantes. supor, por exemplo, que a separação dos continentes também
trouxe maior variedade e diversidade entre as regiões. Uma
QUESTÕES (PÁGINA 13) hipótese plausível é de que o clima geral do planeta seria mais
1) Promova uma discussão sobre as reflexões dos estudantes. O seco, sobretudo no interior do supercontinente (dada a rela‑
objetivo não é discutir os fundamentos mitológicos, religiosos ção de troca de umidade entre os oceanos e os continentes).
ou científicos, nem a veracidade deles, mas sim estimular
uma reflexão filosófica sobre a origem do Universo e do ser 3) A teoria defendida por Wegener enfrentou grande resistência
humano, bem como as finalidades de sua existência. Permita entre os cientistas justamente, pois desafiava o paradigma da
que os estudantes expressem suas crenças, construam ar‑ “terra firme”. Wegener também apresentou poucas evidên‑
gumentos para defender suas opiniões e respeitem as dos cias que pudessem explicar a fragmentação da Pangea. Por
colegas, sem julgamentos sobre o que é certo ou errado. exemplo, ele acreditava que os movimentos dos continentes
2) Os estudantes devem se posicionar com base na leitura dos poderiam ser causados pelos ventos e marés. Como muitos
textos anteriores. O Universo pode ser definido como tudo estudiosos estavam convencidos de que os continentes eram
o que existe. Mas ele tem limites? Existe algo além dele? A pesados demais para se moverem, a maioria interpretou a
segunda parte da questão, “O que existe no seu universo?”, hipótese de Wegener como um delírio.
pede uma resposta pessoal e subjetiva, baseada nos valores
que os estudantes atribuem à sua existência. É importante LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (PÁGINA 21)
incentivar uma discussão sobre as diferentes respostas 1) De acordo com os cientistas que defendiam a teoria do Big
apresentadas. Crunch, o Universo teria uma geometria fechada e um tama‑
nho finito; já os defensores da teoria do Big Bang consideram
DE OLHO NO PRESENTE (PÁGINA 15) o Universo aberto e infinito.
1) Resposta pessoal. O estudante pode citar que a ocupação 2) Resposta pessoal. Os estudantes devem perceber que a acei‑
humana e as ações antrópicas provocam desequilíbrios nos tação de uma teoria pressupõe pesquisas, estudos, modelos
biossistemas do planeta. Pode exemplificar com as infor‑ e concepções cientificamente comprováveis, que, uma vez
mações do texto de "que a alteração do curso do rio está publicadas, são aceitas e ganham credibilidade na comunida‑
destruindo dunas e restingas e vegetações típicas que pro‑ de científica da época. Portanto, as teorias não são imutáveis;
tegem as praias da erosão". o avanço tecnológico, novas evidências e descobertas podem
2) Os estudantes devem perceber que a comparação entre as refutar uma teoria e propor outra, nas leis naturais, ciências
imagens de satélite em determinados períodos pode mostrar humanas, biológicas, entre outras áreas.
alterações no meio físico, como o aumento do nível do mar
na área costeira citado na reportagem. 3) a) Os estudantes devem perceber que as explicações sobre
os princípios e funcionamentos da natureza, fatos históri‑
3) Os estudantes podem se basear na reportagem para citar a cos ou relações sociais devem ser elaboradas com base em
alteração do curso do rio em áreas costeiras e a destruição de métodos científicos, que são aceitos e consolidados pela
vegetação costeira como consequências desse fenômeno. Em comunidade científica. Nesse processo, as hipóteses são
relação aos impactos sociais imediatos, podem comentar que a entendidas como conjecturas (suposições), especulações ou
alteração da paisagem e do ambiente físico compromete o uso previsões sobre determinados comportamentos ou aconte‑
desses espaços (como as praias), além de que a degradação da cimentos e precisam ser testadas e comprovadas por meio
vegetação local prejudica o ecossistema como um todo, afe‑ de experimentos, observações, investigações ou confronto
tando a pesca e a coleta de recursos pelas comunidades locais. com documentos históricos. As teorias, por sua vez, são
explicações bem fundamentadas que descrevem eventos
4) Os estudantes devem perceber que a alteração na vegetação que ocorrem na natureza e na sociedade. Elas envolvem
de áreas costeiras (que protege as margens dos rios) pode hipóteses já amplamente testadas, o estabelecimento de
provocar erosão nos ambientes marinhos a médio e longo leis sobre a dinâmica física e biológica da natureza e a com‑
prazo, gerando erosão nas margens e assoreamento dos rios. provação de fatos. Contudo, mesmo as teorias aceitas pela
comunidade científica podem, com o tempo e diante de novas
QUESTÕES (PÁGINA 18) descobertas, ser refutadas, complementadas ou ajustadas.
1) e 2) Os estudantes podem mencionar que o uso excessivo A ciência não é estática; está em constante evolução. Por
dos recursos naturais pode causar impactos irreversíveis exemplo, Lovelock propôs uma hipótese sobre a dinâmica
ao planeta, pois o esgotamento desses recursos afeta toda do planeta que estudos posteriores e maior embasamento
a humanidade. Eles devem associar o conhecimento que
possuem sobre a emissão de gases de efeito estufa (GEE) MANUAL DO PROFESSOR 431