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RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE                   ao rápido acúmulo desses gases na atmosfera, acelerando
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 IMAGINE (PÁGINA 13)                                                      3)	 e 4) Resposta pessoal. Reforce as explicações sobre como os
    1)	 Segundo o mito nheengatu, o mundo teria começado a sur‑                impactos causados pelas atividades humanas nos últimos
        gir a partir da intervenção de um ser sobrenatural, Tupana,            500 anos têm sido tão catastróficos que uma corrente de
        que desceu “de cima” e entrou em contato com uma terra                 cientistas atuais defende a hipótese de que esses processos
        pequena que saiu da água.                                              ocorrem em uma escala muito maior do que todas as outras
    2)	 Ambas se baseiam em crenças para explicar a origem do                  forças naturais combinadas. Isso justificaria a afirmação de
        Universo, associando-o ao mundo conhecido. Em ambos os                 que o planeta está vivenciando o que se convencionou chamar
        casos, há um início de trevas, a presença de “águas” primi‑            de Antropoceno. Promova uma discussão com a turma sobre
        tivas e ocorre a intervenção de uma divindade sobrenatural,            as informações apresentadas no último parágrafo do Texto 2.
        a partir da qual todas as coisas vão se formando.
                                                                        QUESTÕES (PÁGINA 20)
    3)	 Os estudantes devem entender a importância da tradução            1)	 Wegener apresentou evidências de similaridade entre os con‑
        da Constituição para uma língua falada por mais de 30 mil              tinentes africano e sul-americano, como o ajuste geométrico
        pessoas no país. Isso permite que esses indígenas se sintam            dos dois continentes, a complementação do relevo de regiões
        incluídos e compreendam melhor seus direitos e deveres,                da África e do Brasil e a ocorrência de espécies comuns de
        além de reforçar as lutas pela garantia da cidadania que lhes          plantas e animais tanto na África quanto na América do Sul.
        é conferida como indígenas no Brasil.                             2)	 Resposta pessoal. Os estudantes devem levantar hipóteses e
                                                                               concluir, por exemplo, que a separação dos continentes, con‑
    4)	 Resposta pessoal. Os estudantes devem se colocar no lu‑                forme a Teoria da Deriva Continental, contribuiu para a maior
        gar do outro – neste caso, uma criança criada na cultura e             variedade e diversidade da vida no planeta. Isso ocorre porque
        tradição indígena – e refletir sobre as diferentes visões de           a separação permitiu que grupos de animais (inclusive dos
        mundo das pessoas de diversas etnias e culturas. Em relação            ancestrais do Homo sapiens) e vegetais seguissem diferentes
        à segunda parte da questão, espera-se que os estudantes                caminhos evolutivos. Como consequência da seleção natural,
        reconheçam, respeitem e valorizem a sabedoria e o entendi‑             eles começaram a se diferenciar. O “isolamento” geográfico
        mento de uma pessoa idosa, mesmo que não compartilhem                  favoreceu o aumento da diversidade biológica. Sobre as con‑
        da mesma opinião ou crença. É importante promover uma                  sequências para os climas do planeta, os estudantes podem
        discussão sobre as diferentes respostas dos estudantes.                supor, por exemplo, que a separação dos continentes também
                                                                               trouxe maior variedade e diversidade entre as regiões. Uma
 QUESTÕES (PÁGINA 13)                                                          hipótese plausível é de que o clima geral do planeta seria mais
    1)	 Promova uma discussão sobre as reflexões dos estudantes. O             seco, sobretudo no interior do supercontinente (dada a rela‑
        objetivo não é discutir os fundamentos mitológicos, religiosos         ção de troca de umidade entre os oceanos e os continentes).
        ou científicos, nem a veracidade deles, mas sim estimular
        uma reflexão filosófica sobre a origem do Universo e do ser       3)	 A teoria defendida por Wegener enfrentou grande resistência
        humano, bem como as finalidades de sua existência. Permita             entre os cientistas justamente, pois desafiava o paradigma da
        que os estudantes expressem suas crenças, construam ar‑                “terra firme”. Wegener também apresentou poucas evidên‑
        gumentos para defender suas opiniões e respeitem as dos                cias que pudessem explicar a fragmentação da Pangea. Por
        colegas, sem julgamentos sobre o que é certo ou errado.                exemplo, ele acreditava que os movimentos dos continentes
    2)	 Os estudantes devem se posicionar com base na leitura dos              poderiam ser causados pelos ventos e marés. Como muitos
        textos anteriores. O Universo pode ser definido como tudo              estudiosos estavam convencidos de que os continentes eram
        o que existe. Mas ele tem limites? Existe algo além dele? A            pesados demais para se moverem, a maioria interpretou a
        segunda parte da questão, “O que existe no seu universo?”,             hipótese de Wegener como um delírio.
        pede uma resposta pessoal e subjetiva, baseada nos valores
        que os estudantes atribuem à sua existência. É importante       LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (PÁGINA 21)
        incentivar uma discussão sobre as diferentes respostas            1)	 De acordo com os cientistas que defendiam a teoria do Big
        apresentadas.                                                          Crunch, o Universo teria uma geometria fechada e um tama‑
                                                                               nho finito; já os defensores da teoria do Big Bang consideram
 DE OLHO NO PRESENTE (PÁGINA 15)                                               o Universo aberto e infinito.
    1)	 Resposta pessoal. O estudante pode citar que a ocupação           2)	 Resposta pessoal. Os estudantes devem perceber que a acei‑
        humana e as ações antrópicas provocam desequilíbrios nos               tação de uma teoria pressupõe pesquisas, estudos, modelos
        biossistemas do planeta. Pode exemplificar com as infor‑               e concepções cientificamente comprováveis, que, uma vez
        mações do texto de "que a alteração do curso do rio está               publicadas, são aceitas e ganham credibilidade na comunida‑
        destruindo dunas e restingas e vegetações típicas que pro‑             de científica da época. Portanto, as teorias não são imutáveis;
        tegem as praias da erosão".                                            o avanço tecnológico, novas evidências e descobertas podem
    2)	 Os estudantes devem perceber que a comparação entre as                 refutar uma teoria e propor outra, nas leis naturais, ciências
        imagens de satélite em determinados períodos pode mostrar              humanas, biológicas, entre outras áreas.
        alterações no meio físico, como o aumento do nível do mar
        na área costeira citado na reportagem.                            3)	 a) Os estudantes devem perceber que as explicações sobre
                                                                               os princípios e funcionamentos da natureza, fatos históri‑
    3)	 Os estudantes podem se basear na reportagem para citar a               cos ou relações sociais devem ser elaboradas com base em
        alteração do curso do rio em áreas costeiras e a destruição de         métodos científicos, que são aceitos e consolidados pela
        vegetação costeira como consequências desse fenômeno. Em               comunidade científica. Nesse processo, as hipóteses são
        relação aos impactos sociais imediatos, podem comentar que a           entendidas como conjecturas (suposições), especulações ou
        alteração da paisagem e do ambiente físico compromete o uso            previsões sobre determinados comportamentos ou aconte‑
        desses espaços (como as praias), além de que a degradação da           cimentos e precisam ser testadas e comprovadas por meio
        vegetação local prejudica o ecossistema como um todo, afe‑             de experimentos, observações, investigações ou confronto
        tando a pesca e a coleta de recursos pelas comunidades locais.         com documentos históricos. As teorias, por sua vez, são
                                                                               explicações bem fundamentadas que descrevem eventos
    4)	 Os estudantes devem perceber que a alteração na vegetação              que ocorrem na natureza e na sociedade. Elas envolvem
        de áreas costeiras (que protege as margens dos rios) pode              hipóteses já amplamente testadas, o estabelecimento de
        provocar erosão nos ambientes marinhos a médio e longo                 leis sobre a dinâmica física e biológica da natureza e a com‑
        prazo, gerando erosão nas margens e assoreamento dos rios.             provação de fatos. Contudo, mesmo as teorias aceitas pela
                                                                               comunidade científica podem, com o tempo e diante de novas
 QUESTÕES (PÁGINA 18)                                                          descobertas, ser refutadas, complementadas ou ajustadas.
    1)	 e 2) Os estudantes podem mencionar que o uso excessivo                 A ciência não é estática; está em constante evolução. Por
        dos recursos naturais pode causar impactos irreversíveis               exemplo, Lovelock propôs uma hipótese sobre a dinâmica
        ao planeta, pois o esgotamento desses recursos afeta toda              do planeta que estudos posteriores e maior embasamento
        a humanidade. Eles devem associar o conhecimento que
        possuem sobre a emissão de gases de efeito estufa (GEE)                                                                              MANUAL DO PROFESSOR 431
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