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em paradigmas científicos transformaram em uma teoria SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO
conhecida e aceita em universidades do mundo todo. Para iniciar os estudos, o professor pode começar sondando
b) Resposta pessoal. Os estudantes devem se posicionar com
argumentos sólidos relacionados à ideia de que a seleção os estudantes sobre as informações que já possuem a respeito do
natural pode causar a extinção de espécies, por exemplo, o tema “Dinâmica interna da Terra”. Registre as informações coletadas
que perturbaria o equilíbrio proposto por Lovelock, baseado para, após o estudo desse tópico, retomá-las em atividades de com‑
somente em elementos físicos e químicos. paração e ampliação, ajudando os estudantes a refletir sobre o que
c) Porque as ações antrópicas aceleram processos naturais aprenderam e o que despertou seu interesse em aprofundar. Durante
que, por não terem tempo para se equilibrar, entram em essa conversa, convide-os a continuar os estudos, perguntando o que
colapso, como é o caso do aquecimento global, que pode sabem sobre o Círculo de Fogo do Pacífico, e use essas expectativas
estar acelerando mudanças climáticas no planeta. como ponto de partida para introduzir o novo tópico.
4) a) Durante a formação da Terra, “aconteceram grandes e inú‑
meros fenômenos, como erupções vulcânicas, deslocamento RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE
dos polos, separação dos continentes, movimentação dos
oceanos e ação dos rios, acomodando a crosta terrestre”. LEITURA DE MAPA (PÁGINA 25)
Com base nesse conhecimento, espera-se que os estudantes 1) O sistema da tectônica de placas é movido pela convecção
concluam que as jazidas de petróleo encontradas nas partes do manto, cuja energia vem do calor interno da Terra. As
continentais resultam da acomodação da crosta terrestre, já forças gravitacionais atuam sobre a litosfera em resfria‑
que lagos e oceanos foram soterrados, formando o que hoje mento à medida que ela se desloca das zonas de expansão
são as partes continentais do planeta. e mergulha de volta no manto nas zonas de subducção. O
b) As fontes renováveis de energia utilizam recursos inesgotá‑ movimento das placas gera zonas de expansão e colisão entre
veis, como ventos, radiação solar, biomassa, calor geotérmico, suas bordas. As consequências do tectonismo no Círculo de
entre outros. Por apresentarem maior disponibilidade, têm um Fogo do Pacífico incluem a frequente ocorrência de abalos
custo reduzido em comparação ao do petróleo. Além disso, o sísmicos, vulcanismo e eventos de tsunâmis.
uso dessas fontes alternativas gera menos impactos ambien‑ 2) Muitas características geológicas se desenvolvem nos limites
tais, especialmente em relação à emissão de gases poluentes das placas. Os limites divergentes são tipicamente marcados
na atmosfera proveniente da queima de combustíveis fósseis. por atividade vulcânica e terremotos ao longo das cristas
5) a) Resposta pessoal. O estudante pode citar que tais reflexões das dorsais mesoceânicas. As margens convergentes são
remetem a questionamentos sobre a origem e o destino da marcadas por fossas de mar profundo, terremotos, soer‑
humanidade. guimento de montanhas e vulcões. Nos limites das falhas
b) Os estudantes podem citar que o tempo geológico é o de transformantes, onde as placas deslizam horizontalmente
formação do nosso planeta; trata-se, portanto, de uma escala de umas em relação às outras, há ocorrência de atividades
tempo muito mais ampla que a do tempo histórico, que é o tempo sísmicas e deslocamentos que alteram as características
do surgimento da espécie humana no planeta. Para tanto, podem geológicas da região.
se basear no documentário “A história do Universo em 1 minuto”.
c) Os estudantes podem se basear nas explicações das ações 3) Na legenda, pode ser acrescentada a informação sobre as zonas
endógenas e exógenas e das ações antrópicas para explicar de falhas transformantes ou bordas de conservação, exempli‑
o relevo e as características da superfície terrestre. ficando com a falha de San Andreas, na Califórnia (EUA).
CAPÍTULO 2. A dinâmica da Terra: fenômenos naturais, QUESTÃO (PÁGINA 26)
ações antrópicas e suas consequências Os estudantes podem mencionar que a urbanização é um
Os conhecimentos abordados neste capítulo dão continuida‑ exemplo de como a ocupação humana transforma o relevo, já que
de à proposta de estudos iniciada no capítulo anterior, que podem as construções muitas vezes requerem o nivelamento de morros
e devem ser realizados de forma interdisciplinar, especialmente e o assoreamento em áreas de planície. Em relação às atividades
com os componentes da área de Ciências da Natureza e suas humanas, o garimpo e outras atividades mineradoras são exem‑
Tecnologias. As discussões são aprofundadas em torno da estru‑ plos de ações antrópicas que modificam e transformam o relevo.
tura e do dinamismo do planeta, com destaque para os estudos
sobre fenômenos geológicos. CONECTADO NAS MÍDIAS DIGITAIS (PÁGINA 29)
Resposta pessoal. É provável que os estudantes sugiram,
OBJETIVOS DO CAPÍTULO:
na situação proposta, o uso de meios de comunicação digitais e
• Compreender a dinâmica interna da Terra e sua relação com áreas de instabili‑ de redes sociais para divulgar mensagens de alerta. Por exem‑
dade tectônica e geológica em sua superfície, identificando essas áreas. plo, poderiam utilizar redes sociais para propagar e difundir
hashtags como #SOSFukushima ou #AlertaFukushima. Outra
• Identificar e compreender a ação de agentes internos e externos na formação da opção seria o uso de aplicativos de comunicação instantânea
superfície terrestre. em smartphones para escrever e enviar mensagens de alerta.
Discuta essa situação hipotética com os estudantes, buscando
• Analisar a ação de fenômenos geológicos e suas consequências sociais e am‑ sensibilizá-los para a gravidade de viver próximo ao local de um
bientais na transformação do espaço geográfico. acidente nuclear e para o compromisso e a responsabilidade
de alertar as pessoas tanto localmente quanto ao redor do
• Desenvolver as habilidades EM13CHS101, EM13CHS102, EM13CHS103, mundo sobre esse desastre. Proponha uma reflexão sobre o
EM13CHS106, EM13CHS201 e EM13CHS206. uso de hashtags nas redes sociais e o envio de mensagens por
meio de aplicativos. Estimule-os a pensar sobre a facilidade de
SUGESTÕES DE LEITURA: difundir informações e criar conectividade em escala global por
meio desses recursos.
PRESS, Frank; GROETZINGER, John; JORDAN, Thomas. Para enten-
der a Terra. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. DE OLHO NO PRESENTE (PÁGINA 29)
Trata-se de um livro introdutório sobre as ciências da Terra, traduzido para Oriente os estudantes na pesquisa (individual, em dupla,
diversas línguas e bastante utilizado para fins didáticos. É um manual, constan‑
temente atualizado, de referência para leitores que buscam entender a dinâmi‑ em grupo etc.) e combine com a turma o dia para a entrega dos
ca física do planeta. relatórios.
HARDING, Stephan. Terra viva: ciência, intuição e a evolução de 1) Os estudantes podem responder que barragens de rejeitos
Gaia. São Paulo: Cultrix, 2008. são como lagos artificiais construídos com estruturas de
O livro investiga como a teoria de Gaia, a ciência holística e a ecologia profun‑ engenharia para conter ou acumular grandes quantidades
da podem nos ajudar a desenvolver um senso de conexão com a Terra e seus de substâncias líquidas ou misturas de líquidos e sólidos
habitantes. O autor combina cuidadosamente a análise científica racional com resultantes de atividades econômicas em áreas extensas. A
intuição, sensibilidade e sentimento, fundamentais em tempos de crise ecológi‑ construção dessas barragens exige a modificação do relevo,
ca e climática severa. uma vez que são feitas escavações no terreno para formar
o lago, e morros ao redor costumam ser removidos para o
aproveitamento de suas rochas na construção das barragens.
As atividades econômicas que mais necessitam de barragens
432 MANUAL DO PROFESSOR