Page 434 - PNLD 2026 - GEOGRAFIA
P. 434

em paradigmas científicos transformaram em uma teoria                          SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO
        conhecida e aceita em universidades do mundo todo.                                     Para iniciar os estudos, o professor pode começar sondando
        b) Resposta pessoal. Os estudantes devem se posicionar com
        argumentos sólidos relacionados à ideia de que a seleção                       os estudantes sobre as informações que já possuem a respeito do
        natural pode causar a extinção de espécies, por exemplo, o                     tema “Dinâmica interna da Terra”. Registre as informações coletadas
        que perturbaria o equilíbrio proposto por Lovelock, baseado                    para, após o estudo desse tópico, retomá-las em atividades de com‑
        somente em elementos físicos e químicos.                                       paração e ampliação, ajudando os estudantes a refletir sobre o que
        c) Porque as ações antrópicas aceleram processos naturais                      aprenderam e o que despertou seu interesse em aprofundar. Durante
        que, por não terem tempo para se equilibrar, entram em                         essa conversa, convide-os a continuar os estudos, perguntando o que
        colapso, como é o caso do aquecimento global, que pode                         sabem sobre o Círculo de Fogo do Pacífico, e use essas expectativas
        estar acelerando mudanças climáticas no planeta.                               como ponto de partida para introduzir o novo tópico.
    4)	 a) Durante a formação da Terra, “aconteceram grandes e inú‑
        meros fenômenos, como erupções vulcânicas, deslocamento                        RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE
        dos polos, separação dos continentes, movimentação dos
        oceanos e ação dos rios, acomodando a crosta terrestre”.                        LEITURA DE MAPA (PÁGINA 25)
        Com base nesse conhecimento, espera-se que os estudantes                           1)	 O sistema da tectônica de placas é movido pela convecção
        concluam que as jazidas de petróleo encontradas nas partes                             do manto, cuja energia vem do calor interno da Terra. As
        continentais resultam da acomodação da crosta terrestre, já                            forças gravitacionais atuam sobre a litosfera em resfria‑
        que lagos e oceanos foram soterrados, formando o que hoje                              mento à medida que ela se desloca das zonas de expansão
        são as partes continentais do planeta.                                                 e mergulha de volta no manto nas zonas de subducção. O
        b) As fontes renováveis de energia utilizam recursos inesgotá‑                         movimento das placas gera zonas de expansão e colisão entre
        veis, como ventos, radiação solar, biomassa, calor geotérmico,                         suas bordas. As consequências do tectonismo no Círculo de
        entre outros. Por apresentarem maior disponibilidade, têm um                           Fogo do Pacífico incluem a frequente ocorrência de abalos
        custo reduzido em comparação ao do petróleo. Além disso, o                             sísmicos, vulcanismo e eventos de tsunâmis.
        uso dessas fontes alternativas gera menos impactos ambien‑                         2)	 Muitas características geológicas se desenvolvem nos limites
        tais, especialmente em relação à emissão de gases poluentes                            das placas. Os limites divergentes são tipicamente marcados
        na atmosfera proveniente da queima de combustíveis fósseis.                            por atividade vulcânica e terremotos ao longo das cristas
    5)	 a) Resposta pessoal. O estudante pode citar que tais reflexões                         das dorsais mesoceânicas. As margens convergentes são
        remetem a questionamentos sobre a origem e o destino da                                marcadas por fossas de mar profundo, terremotos, soer‑
        humanidade.                                                                            guimento de montanhas e vulcões. Nos limites das falhas
        b) Os estudantes podem citar que o tempo geológico é o de                              transformantes, onde as placas deslizam horizontalmente
        formação do nosso planeta; trata-se, portanto, de uma escala de                        umas em relação às outras, há ocorrência de atividades
        tempo muito mais ampla que a do tempo histórico, que é o tempo                         sísmicas e deslocamentos que alteram as características
        do surgimento da espécie humana no planeta. Para tanto, podem                          geológicas da região.
        se basear no documentário “A história do Universo em 1 minuto”.
        c) Os estudantes podem se basear nas explicações das ações                         3)	 Na legenda, pode ser acrescentada a informação sobre as zonas
        endógenas e exógenas e das ações antrópicas para explicar                              de falhas transformantes ou bordas de conservação, exempli‑
        o relevo e as características da superfície terrestre.                                 ficando com a falha de San Andreas, na Califórnia (EUA).

CAPÍTULO 2. A dinâmica da Terra: fenômenos naturais,                                    QUESTÃO (PÁGINA 26)
ações antrópicas e suas consequências                                                          Os estudantes podem mencionar que a urbanização é um

        Os conhecimentos abordados neste capítulo dão continuida‑                      exemplo de como a ocupação humana transforma o relevo, já que
de à proposta de estudos iniciada no capítulo anterior, que podem                      as construções muitas vezes requerem o nivelamento de morros
e devem ser realizados de forma interdisciplinar, especialmente                        e o assoreamento em áreas de planície. Em relação às atividades
com os componentes da área de Ciências da Natureza e suas                              humanas, o garimpo e outras atividades mineradoras são exem‑
Tecnologias. As discussões são aprofundadas em torno da estru‑                         plos de ações antrópicas que modificam e transformam o relevo.
tura e do dinamismo do planeta, com destaque para os estudos
sobre fenômenos geológicos.                                                             CONECTADO NAS MÍDIAS DIGITAIS (PÁGINA 29)
                                                                                               Resposta pessoal. É provável que os estudantes sugiram,
 OBJETIVOS DO CAPÍTULO:
                                                                                       na situação proposta, o uso de meios de comunicação digitais e
•	 Compreender a dinâmica interna da Terra e sua relação com áreas de instabili‑       de redes sociais para divulgar mensagens de alerta. Por exem‑
  dade tectônica e geológica em sua superfície, identificando essas áreas.             plo, poderiam utilizar redes sociais para propagar e difundir
                                                                                       hashtags como #SOSFukushima ou #AlertaFukushima. Outra
•	 Identificar e compreender a ação de agentes internos e externos na formação da      opção seria o uso de aplicativos de comunicação instantânea
  superfície terrestre.                                                                em smartphones para escrever e enviar mensagens de alerta.
                                                                                       Discuta essa situação hipotética com os estudantes, buscando
•	 Analisar a ação de fenômenos geológicos e suas consequências sociais e am‑          sensibilizá-los para a gravidade de viver próximo ao local de um
  bientais na transformação do espaço geográfico.                                      acidente nuclear e para o compromisso e a responsabilidade
                                                                                       de alertar as pessoas tanto localmente quanto ao redor do
•	 Desenvolver as habilidades EM13CHS101, EM13CHS102, EM13CHS103,                      mundo sobre esse desastre. Proponha uma reflexão sobre o
  EM13CHS106, EM13CHS201 e EM13CHS206.                                                 uso de hashtags nas redes sociais e o envio de mensagens por
                                                                                       meio de aplicativos. Estimule-os a pensar sobre a facilidade de
 SUGESTÕES DE LEITURA:                                                                 difundir informações e criar conectividade em escala global por
                                                                                       meio desses recursos.
    PRESS, Frank; GROETZINGER, John; JORDAN, Thomas. Para enten-
    der a Terra. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.                                    DE OLHO NO PRESENTE (PÁGINA 29)
    Trata-se de um livro introdutório sobre as ciências da Terra, traduzido para               Oriente os estudantes na pesquisa (individual, em dupla,
    diversas línguas e bastante utilizado para fins didáticos. É um manual, constan‑
    temente atualizado, de referência para leitores que buscam entender a dinâmi‑      em grupo etc.) e combine com a turma o dia para a entrega dos
    ca física do planeta.                                                              relatórios.

    HARDING, Stephan. Terra viva: ciência, intuição e a evolução de                        1)	 Os estudantes podem responder que barragens de rejeitos
    Gaia. São Paulo: Cultrix, 2008.                                                            são como lagos artificiais construídos com estruturas de
    O livro investiga como a teoria de Gaia, a ciência holística e a ecologia profun‑          engenharia para conter ou acumular grandes quantidades
    da podem nos ajudar a desenvolver um senso de conexão com a Terra e seus                   de substâncias líquidas ou misturas de líquidos e sólidos
    habitantes. O autor combina cuidadosamente a análise científica racional com               resultantes de atividades econômicas em áreas extensas. A
    intuição, sensibilidade e sentimento, fundamentais em tempos de crise ecológi‑             construção dessas barragens exige a modificação do relevo,
    ca e climática severa.                                                                     uma vez que são feitas escavações no terreno para formar
                                                                                               o lago, e morros ao redor costumam ser removidos para o
                                                                                               aproveitamento de suas rochas na construção das barragens.
                                                                                               As atividades econômicas que mais necessitam de barragens

432 MANUAL DO PROFESSOR
   429   430   431   432   433   434   435   436   437   438   439