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de rejeitos incluem a extração de minérios, especialmente a OBJETIVOS DO CAPÍTULO:
mineração, que envolve não apenas a extração, mas também o
beneficiamento dos minerais encontrados em estado natural. • Compreender a relação da deriva continental na formação do Mar Mediterrâneo
2) Como ponto de partida para a pesquisa, sugere-se a consulta e avaliar a importância histórica e geográfica desse mar nas relações de expan‑
ao link: https://www.politize.com.br/barragem-de-rejeitos/ são do Velho Mundo.
(acesso em: 15 out. 2024).
• Discutir a relevância histórica e geográfica das Grandes Navegações para o de‑
3) Os estudantes devem trazer uma série de informações senvolvimento da cartografia e analisar criticamente a imposição de uma visão
sobre os problemas socioambientais ocasionados pelo eurocêntrica nesse processo.
rompimento das barragens de Mariana e de Brumadinho,
em Minas Gerais, por meio de suas pesquisas. No dia da • Identificar e analisar a importância do Oceano Atlântico na rota triangular,
entrega dos resultados, promova um debate com a turma considerando as possibilidades atuais de intercâmbio e trocas culturais entre
para que possam sistematizar as discussões. Essa última Brasil e África.
fase do trabalho pode culminar com a produção de um texto
coletivo que represente a opinião dos estudantes sobre as • Desenvolver as habilidades EM13CHS101, EM13CHS102, EM13CHS103,
questões levantadas. EM13CHS105, EM13CHS106, EM13CHS201, EM13CHS203, EM13CHS204,
EM13CHS206, EM13CHS503.
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (PÁGINA 30)
1) Sim. O calor da Terra utilizado para produzir energia geo‑ SUGESTÕES DE LEITURA:
térmica é gerado por fenômenos naturais, como atividades
vulcânicas, gêiseres, entre outros. ABULAFIA, David. O grande mar: uma história humana do
2) a) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes perce‑ Mediterrâneo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
bam que as limitações naturais do Japão em relação aos O Mar Mediterrâneo é considerado um dos grandes centros da civilização. Este
recursos naturais e energéticos de seu território não são livro é o primeiro relato completo do que aconteceu no Mediterrâneo e em suas
suficientes para justificar o uso de usinas nucleares, já que proximidades, desde a construção dos misteriosos templos de Malta, por volta
o país se encontra em uma região de instabilidade tectônica, de 3500 a.C., até a recente reinvenção da costa como destino turístico. O foco
sujeita a fenômenos naturais catastróficos como vulcões, está nos lugares e nos indivíduos, demonstrando o impacto humano nesse
terremotos e tsunâmis. A condição econômica favorável do ambiente extraordinário.
Japão permitiria investimentos tecnológicos em energias
alternativas limpas e seguras, o que poderia garantir auto‑ BRAUDEL, Fernand. Memórias do Mediterrâneo: Pré-História e
nomia energética e reduzir a dependência da importação Antiguidade. Lisboa: Terramar, 2001.
de combustíveis fósseis. Com rigor teórico, o autor produz uma síntese incomparável do Mediterrâneo
b) Os estudantes devem considerar o processo de fissão com um “espaço-mundo”, uma temática atualíssima quando se considera a
nuclear utilizado nas usinas para a geração de energia (rea‑ globalização. O livro descortina o extraordinário processo de mundialização
lizando pesquisas, se necessário), a fim de avaliar as po‑ ocorrido na Antiguidade, do qual derivaram elementos como o alfabeto e a
tencialidades de produção em comparação aos riscos de cidade-Estado clássica (a “pólis”).
contaminação radiativa e seus impactos na saúde humana
a curto e longo prazo. SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO
Para iniciar os estudos, o professor pode utilizar a estratégia
c) Investimentos em pesquisa e tecnologia para alterar sua
matriz energética, optando por fontes de energia limpas em da indução por antecipação. Nesse método, apresente os títulos
vez de usinas nucleares (considerando os riscos à segurança, e subtítulos aos estudantes e peça que levantem hipóteses so‑
devido à sua vulnerabilidade a erupções vulcânicas, terre‑ bre os conteúdos que serão abordados. Registre as sugestões e,
motos e tsunâmis) e fontes poluidoras, como combustíveis ao longo dos estudos, faça referência a elas, contextualizando
fósseis. Essa mudança traria mais segurança à população e valorizando as contribuições da turma. A estratégia pode ser
e aos países vizinhos, além de contribuir para a redução da dinamizada dividindo os tópicos de estudo entre grupos de es‑
poluição e das emissões de CO2 na atmosfera. Oriente os tudantes, onde cada grupo faz a análise antecipada do tema que
estudantes a pesquisarem quais são essas fontes limpas recebeu. Conforme os temas forem introduzidos durante os estu‑
para aprofundar o conhecimento. dos, retome os registros do grupo responsável por aquela análise.
3) a) Podemos considerar que as dinâmicas geológicas estão
relacionadas ao movimento das placas tectônicas. O afasta‑ RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE
mento entre elas pode causar rachaduras na crosta terrestre
e a expulsão de lavas, cinzas e gases, que, na superfície, QUESTÕES (PÁGINA 32)
resultam em erupções vulcânicas e na formação de vulcões. 1) O autor acrescenta à paisagem natural do Mediterrâneo
O movimento das placas tectônicas também é responsável cadeias montanhosas, como os Alpes, os Pireneus e os
pela ocorrência de abalos sísmicos, como terremotos e outros Apeninos.
tremores de terra. 2) O autor faz essa distinção para destacar a importância dos
b) O Círculo de Fogo do Pacífico é a área de maior instabili‑ elementos do relevo mediterrâneo, como as montanhas, que
dade tectônica do planeta Terra; explica-se pelo fato de ser se impõem na paisagem. Ao mesmo tempo, ele enfatiza que
uma faixa que se estende, em forma de arco, onde ocorre o essas áreas montanhosas possuem solos pouco produtivos,
encontro de várias placas tectônicas. contrastando com as planícies, amplamente utilizadas para
a agricultura, como no cultivo de vinhas e oliveiras, entre
c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes identifi‑ outros produtos.
quem o tema das ações antrópicas, ou seja, os efeitos das
ações humanas sobre o sistema Terra. Eles devem citar que QUESTÃO (PÁGINA 32)
as ações antrópicas aceleram processos naturais e alteram Os estudantes podem explicar que, na Antiguidade, os fení‑
o equilíbrio natural do planeta.
cios estabeleceram conexões territoriais entre diferentes localida‑
CAPÍTULO 3. O Mediterrâneo e a expansão geográfica do des ao conectar o norte do Marrocos ao sul da Península Ibérica;
Velho Mundo ou ao ultrapassar o estreito de Gibraltar, expandindo o comércio
do Mediterrâneo para o Atlântico.
O capítulo 3 destaca a importância do Mar Mediterrâneo
nas rotas comerciais e culturais na região mediterrânea do DE OLHO NO PRESENTE (PÁGINA 33)
mundo antigo, como base para entender os interesses ex‑ 1) O processo do Brexit (que ocorreu entre 2017 e 2020), no qual
pansionistas do comércio e do domínio europeu em outros a maioria da população de Gibraltar votou contra a saída do
continentes. Aborda questões atuais relacionadas à posição Reino Unido da União Europeia.
estratégica do Mediterrâneo, situado entre o sul da Europa, o 2) A península tem uma localização estratégica em relação
Oriente Médio e a África Setentrional, como a crise migratória aos principais fluxos comerciais atuais. Situada próxima do
na região. estreito de Gibraltar, ela exerce influência sobre navios de
grande porte que percorrem a importante rota comercial
entre Oriente Médio, Europa e América do Norte. O fato
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