Page 435 - PNLD 2026 - GEOGRAFIA
P. 435

de rejeitos incluem a extração de minérios, especialmente a     OBJETIVOS DO CAPÍTULO:
        mineração, que envolve não apenas a extração, mas também o
        beneficiamento dos minerais encontrados em estado natural.     •	 Compreender a relação da deriva continental na formação do Mar Mediterrâneo
    2)	 Como ponto de partida para a pesquisa, sugere-se a consulta      e avaliar a importância histórica e geográfica desse mar nas relações de expan‑
        ao link: https://www.politize.com.br/barragem-de-rejeitos/       são do Velho Mundo.
        (acesso em: 15 out. 2024).
                                                                       •	 Discutir a relevância histórica e geográfica das Grandes Navegações para o de‑
    3)	 Os estudantes devem trazer uma série de informações              senvolvimento da cartografia e analisar criticamente a imposição de uma visão
        sobre os problemas socioambientais ocasionados pelo              eurocêntrica nesse processo.
        rompimento das barragens de Mariana e de Brumadinho,
        em Minas Gerais, por meio de suas pesquisas. No dia da         •	 Identificar e analisar a importância do Oceano Atlântico na rota triangular,
        entrega dos resultados, promova um debate com a turma            considerando as possibilidades atuais de intercâmbio e trocas culturais entre
        para que possam sistematizar as discussões. Essa última          Brasil e África.
        fase do trabalho pode culminar com a produção de um texto
        coletivo que represente a opinião dos estudantes sobre as      •	 Desenvolver as habilidades EM13CHS101, EM13CHS102, EM13CHS103,
        questões levantadas.                                             EM13CHS105, EM13CHS106, EM13CHS201, EM13CHS203, EM13CHS204,
                                                                         EM13CHS206, EM13CHS503.
 LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (PÁGINA 30)
    1)	 Sim. O calor da Terra utilizado para produzir energia geo‑      SUGESTÕES DE LEITURA:
        térmica é gerado por fenômenos naturais, como atividades
        vulcânicas, gêiseres, entre outros.                                ABULAFIA, David. O grande mar: uma história humana do
    2)	 a) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes perce‑            Mediterrâneo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
        bam que as limitações naturais do Japão em relação aos             O Mar Mediterrâneo é considerado um dos grandes centros da civilização. Este
        recursos naturais e energéticos de seu território não são          livro é o primeiro relato completo do que aconteceu no Mediterrâneo e em suas
        suficientes para justificar o uso de usinas nucleares, já que      proximidades, desde a construção dos misteriosos templos de Malta, por volta
        o país se encontra em uma região de instabilidade tectônica,       de 3500 a.C., até a recente reinvenção da costa como destino turístico. O foco
        sujeita a fenômenos naturais catastróficos como vulcões,           está nos lugares e nos indivíduos, demonstrando o impacto humano nesse
        terremotos e tsunâmis. A condição econômica favorável do           ambiente extraordinário.
        Japão permitiria investimentos tecnológicos em energias
        alternativas limpas e seguras, o que poderia garantir auto‑        BRAUDEL, Fernand. Memórias do Mediterrâneo: Pré-História e
        nomia energética e reduzir a dependência da importação             Antiguidade. Lisboa: Terramar, 2001.
        de combustíveis fósseis.                                           Com rigor teórico, o autor produz uma síntese incomparável do Mediterrâneo
        b) Os estudantes devem considerar o processo de fissão             com um “espaço-mundo”, uma temática atualíssima quando se considera a
        nuclear utilizado nas usinas para a geração de energia (rea‑       globalização. O livro descortina o extraordinário processo de mundialização
        lizando pesquisas, se necessário), a fim de avaliar as po‑         ocorrido na Antiguidade, do qual derivaram elementos como o alfabeto e a
        tencialidades de produção em comparação aos riscos de              cidade-Estado clássica (a “pólis”).
        contaminação radiativa e seus impactos na saúde humana
        a curto e longo prazo.                                         SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO
                                                                               Para iniciar os estudos, o professor pode utilizar a estratégia
        c) Investimentos em pesquisa e tecnologia para alterar sua
        matriz energética, optando por fontes de energia limpas em     da indução por antecipação. Nesse método, apresente os títulos
        vez de usinas nucleares (considerando os riscos à segurança,   e subtítulos aos estudantes e peça que levantem hipóteses so‑
        devido à sua vulnerabilidade a erupções vulcânicas, terre‑     bre os conteúdos que serão abordados. Registre as sugestões e,
        motos e tsunâmis) e fontes poluidoras, como combustíveis       ao longo dos estudos, faça referência a elas, contextualizando
        fósseis. Essa mudança traria mais segurança à população        e valorizando as contribuições da turma. A estratégia pode ser
        e aos países vizinhos, além de contribuir para a redução da    dinamizada dividindo os tópicos de estudo entre grupos de es‑
        poluição e das emissões de CO2 na atmosfera. Oriente os        tudantes, onde cada grupo faz a análise antecipada do tema que
        estudantes a pesquisarem quais são essas fontes limpas         recebeu. Conforme os temas forem introduzidos durante os estu‑
        para aprofundar o conhecimento.                                dos, retome os registros do grupo responsável por aquela análise.
    3)	 a) Podemos considerar que as dinâmicas geológicas estão
        relacionadas ao movimento das placas tectônicas. O afasta‑     RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE
        mento entre elas pode causar rachaduras na crosta terrestre
        e a expulsão de lavas, cinzas e gases, que, na superfície,      QUESTÕES (PÁGINA 32)
        resultam em erupções vulcânicas e na formação de vulcões.          1)	 O autor acrescenta à paisagem natural do Mediterrâneo
        O movimento das placas tectônicas também é responsável                 cadeias montanhosas, como os Alpes, os Pireneus e os
        pela ocorrência de abalos sísmicos, como terremotos e outros           Apeninos.
        tremores de terra.                                                 2)	 O autor faz essa distinção para destacar a importância dos
        b) O Círculo de Fogo do Pacífico é a área de maior instabili‑          elementos do relevo mediterrâneo, como as montanhas, que
        dade tectônica do planeta Terra; explica-se pelo fato de ser           se impõem na paisagem. Ao mesmo tempo, ele enfatiza que
        uma faixa que se estende, em forma de arco, onde ocorre o              essas áreas montanhosas possuem solos pouco produtivos,
        encontro de várias placas tectônicas.                                  contrastando com as planícies, amplamente utilizadas para
                                                                               a agricultura, como no cultivo de vinhas e oliveiras, entre
        c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes identifi‑             outros produtos.
        quem o tema das ações antrópicas, ou seja, os efeitos das
        ações humanas sobre o sistema Terra. Eles devem citar que       QUESTÃO (PÁGINA 32)
        as ações antrópicas aceleram processos naturais e alteram              Os estudantes podem explicar que, na Antiguidade, os fení‑
        o equilíbrio natural do planeta.
                                                                       cios estabeleceram conexões territoriais entre diferentes localida‑
CAPÍTULO 3. O Mediterrâneo e a expansão geográfica do                  des ao conectar o norte do Marrocos ao sul da Península Ibérica;
Velho Mundo                                                            ou ao ultrapassar o estreito de Gibraltar, expandindo o comércio
                                                                       do Mediterrâneo para o Atlântico.
        O capítulo 3 destaca a importância do Mar Mediterrâneo
nas rotas comerciais e culturais na região mediterrânea do              DE OLHO NO PRESENTE (PÁGINA 33)
mundo antigo, como base para entender os interesses ex‑                    1)	 O processo do Brexit (que ocorreu entre 2017 e 2020), no qual
pansionistas do comércio e do domínio europeu em outros                        a maioria da população de Gibraltar votou contra a saída do
continentes. Aborda questões atuais relacionadas à posição                     Reino Unido da União Europeia.
estratégica do Mediterrâneo, situado entre o sul da Europa, o              2)	 A península tem uma localização estratégica em relação
Oriente Médio e a África Setentrional, como a crise migratória                 aos principais fluxos comerciais atuais. Situada próxima do
na região.                                                                     estreito de Gibraltar, ela exerce influência sobre navios de
                                                                               grande porte que percorrem a importante rota comercial
                                                                               entre Oriente Médio, Europa e América do Norte. O fato

                                                                       MANUAL DO PROFESSOR 433
   430   431   432   433   434   435   436   437   438   439   440