Page 10 - PNLD 2026 - FILOSOFIA
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↻ Hume: as impressões sensíveis e a natureza ↻ A universalidade do belo........................................177
humana........................................................................ 154
Aprender a argumentar............................................ 179
↪Limite do entendimento humano.................... 155 Laboratório de Ciências Humanas e Sociais
↪ Crítica ao princípio de causalidade................. 155 Aplicadas......................................................................180
↻ O empirismo e a ciência..........................................157
Capítulo 15: Política e Estado Moderno:
↪A observação é fiel à realidade?...................... 157 jusnaturalismo e contratualismo............................182
↪Do particular das percepções ao universal
↻ Do bem comum ao realismo político.................182
da ciência: o problema da indução................. 159 ↪ Maquiavel e as exigências da política............. 182
↪Raciocínio indutivo e dedutivo......................... 159
↪O caso hipotético do Mysterium cattus.......... 160 ↻ As bases teóricas do Estado Moderno............. 184
↪ Hobbes: o poder soberano e o contrato
Aprender a argumentar.............................................161 social...................................................................... 184
↪ Locke: a sociedade civil organizada................ 185
Laboratório de Ciências Humanas e Sociais ↪ Rousseau: o acordo entre iguais...................... 186
Aplicadas...................................................................... 162
↻ Montesquieu e os Três Poderes............................187
Capítulo 14: A razão iluminista em julgamento:
filosofia crítica..............................................................163 O equilíbrio entre os três poderes.... 187
↻ “Há mais coisas entre o céu e a terra do que Aprender a argumentar............................................188
jamais sonhou nossa vã filosofia”...................... 163 Laboratório de ciências humanas e sociais
aplicadas....................................................................... 189
↻ A luz da razão............................................................ 164
Capítulo 16: O idealismo alemão: a atividade do
↪ A razão pragmática............................................. 164 espírito.............................................................................190
↪Investigação de todos os aspectos da
↻ Sentimento de infinito............................................ 190
experiência humana............................................ 165 ↻ O idealismo e a marcha do espírito.................... 191
↪Tolerância religiosa e liberdade........................ 165
↻ Voltaire: o espírito do Iluminismo....................... 166 ↪Fichte e o idealismo subjetivo..........................191
↻ Montesquieu: história e sociedade..................... 166 ↪ Schelling e o Absoluto....................................... 192
↻ Progresso e felicidade.............................................167 ↪ Hegel e a marcha do espírito............................ 192
Aprender a argumentar............................................ 197
↪ A Enciclopédia iluminista................................... 167 Laboratório de Ciências Humanas e Sociais
↻ Rousseau: o iluminista crítico do Iluminismo..... 169 Aplicadas...................................................................... 198
↻ Investigando a razão: as condições de nosso Atividades..................................................................... 199
Aprofundar o conhecimento.................................. 200
conhecimento.............................................................170
↪O despertar do sono dogmático...................... 170
↪Conhecimento a priori e a posteriori............... 171
↪ A experiência é um composto.......................... 172
↻ Fim da metafísica clássica....................................175
↻ Razão, autonomia e liberdade..............................175
UNIDADE 4: O MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO�������������������������������������������������������������������������������201
Capítulo 17: O conhecimento científico moderno e Capítulo 18: O trabalho na sociedade capitalista:
contemporâneo........................................................... 202 da alienação do homem ao empobrecimento da
existência....................................................................... 222
↻ O Universo e o Bóson de Higgs............................202
↻ A passagem entre dois mundos..........................203 ↻ A teoria marxista......................................................222
↪ O sistema de Ptolomeu e a física aristotélica.... 203 ↪Feuerbach: a virada em direção à natureza.........223
↪ Copérnico e o sistema heliocêntrico............. 204 ↪ O materialismo histórico...................................224
↪Kepler e as leis para o movimento dos ↪Trabalho capitalista: valor e alienação...........225
↻ Comte e a ciência social positiva.......................227
planetas................................................................ 204
↪ Galileu e as descobertas que abalaram o ↪Antecedentes teóricos: Saint-Simon e a história
como progresso...................................................227
sistema ptolomaico-aristotélico..................... 205
↪Newton e a simplificação do Universo.......... 209 ↪Comte e a física social...................................... 228
↻ A ciência contemporânea e o estranho ↪Comte e a lei dos três estágios...................... 228
comportamento quântico......................................212 ↪Uma nova religião............................................... 229
↻ A precarização do trabalho na sociedade
↪ O mundo pequeno não funciona como contemporânea.........................................................230
o grande................................................................. 213
A precarização do trabalho............ 230
↻ Afinal, o que é ciência?.......................................... 214
↪ Redução de direitos........................................... 230
↪ Popper e o falsificacionismo............................. 215 ↻ A existência para o trabalho.................................231
↪ Kuhn e os paradigmas científicos.................... 216
↪Feyerabend: contra o método.......................... 218 Aprender a argumentar........................................... 233
Laboratório de Ciências Humanas e Sociais
Aprender a argumentar........................................... 220 Aplicadas..................................................................... 234
Laboratório de Ciências Humanas e Sociais
Aplicadas...................................................................... 221
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