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Insolvente: que não tem meios para ↻ O governo democrata de Roosevelt: o
pagar o que deve; inadimplente. New Deal
PARA ASSISTIR O mandato do republicano Herbert Hoover na presidência dos Estados
A crise de 29 Unidos estendeu-se de 1929 a 1933. Diante da crise do sistema financeiro do
Direção: Paul Dickin país, ele se recusou a adotar uma política de liberação de créditos para salvar
País: Estados Unidos os bancos em dificuldades, defendendo a capacidade do mercado de recuperar
Ano: 2008 ‑se por conta própria. A equipe econômica do governo via a crise como um
Duração: 21 min mecanismo de depuração do sistema bancário nacional. Segundo essa equipe,
Disponível em: https://www. superada a fase mais aguda da turbulência financeira, apenas os bancos mais
youtube.com/watch?v=S- bem preparados teriam sobrevivido. Com instituições mais sólidas e eficientes,
ui53vxefY. Acesso em: os Estados Unidos retomariam o caminho da prosperidade.
27 ago. 2024.
Com imagens da época, esse vídeo Com essa visão, as medidas tímidas tomadas pelo governo Hoover foram
tem como cenário os Estados incapazes de combater a depressão econômica, que se aprofundou em 1932.
Unidos da década de 1920 e retrata A crítica ao imobilismo do governo republicano foi o centro da campanha do
o colapso da bolsa de Nova York e democrata Franklin Delano Roosevelt nas eleições presidenciais de 1932. O
os anos da Grande Depressão no lema da campanha democrata era a necessidade de estabelecer um New Deal
país, lentamente superada graças (Novo Acordo) para o país, um programa econômico e social capaz de reduzir o
ao programa de recuperação desemprego e a pobreza, reformar o sistema financeiro e retomar a capacidade
econômica do governo democrata produtiva da economia nacional. As promessas de Roosevelt conquistaram o
de Franklin eleitorado e garantiram ao democrata uma vitória esmagadora sobre o candidato
D. Roosevelt. à reeleição Herbert Hoover.
Dois dias após sua posse, ocorrida em 4 de março de 1933, Roosevelt iniciou
o saneamento do sistema financeiro dos Estados Unidos decretando feriado
bancário de uma semana. No dia 13, apenas os bancos em condições de ga-
rantir os depósitos dos clientes voltaram a funcionar, enquanto as instituições
insolventes tinham sido fechadas. A crise financeira, porém, era apenas uma
das faces da Grande Depressão, que naquele momento tinha atingido seu mais
alto nível. O país tinha 25% dos trabalhadores desempregados, os rendimentos
da agricultura tinham reduzido 50% em relação a 1929 e o Produto Interno Bruto
(PIB) tinha caído 30%.
Diante das pressões da sociedade, Roosevelt aproveitou os primeiros
100 dias de mandato para enviar ao Congresso as principais medidas do New
Deal. Em maio, ele criou um programa de subsídios para a agropecuária, o se-
tor mais atingido pela depressão, visando aumentar os preços dos principais
produtos. Outros programas foram criados para beneficiar os trabalhadores
rurais e arrendatários muito pobres, que se concentravam principalmente no
sul do país. Visando gerar empregos, o governo criou grandes projetos de obras
públicas, reduziu a jornada de trabalho para 40 horas semanais, estabeleceu
um salário mínimo, lançou as bases do sistema de previdência social, além de
criar um programa de trabalho específico para os indígenas.
As ações do governo Roosevelt rompiam com o liberalismo econômico dos
republicanos. O programa atribuía ao Estado a tarefa de intervir diretamente na
economia para resgatar o país da Grande Depressão e promover o bem‑estar
social. Roosevelt e sua equipe econômica não tinham um modelo teórico guiando
as medidas do New Deal. O intervencionismo econômico foi adotado por uma
necessidade prática de combater os efeitos da crise de 1929. Com esse progra-
ma, Roosevelt inaugurou uma política econômica que, nos anos 1930, seria a
base da teoria keynesiana. Formulada pelo economista britânico John Keynes
(1883-1946), essa teoria tem como fundamento a defesa do Estado como regu-
lador e promotor do desenvolvimento econômico e social de um país.
Combatidas pelos conservadores, tanto democratas quanto republicanos,
várias leis do New Deal foram revogadas pela Suprema Corte dos Estados
Unidos e tiveram de ser modificadas ou substituídas. Ainda assim, o progra-
ma do governo democrata foi capaz de melhorar, em poucos anos, os índices
socioeconômicos do país, que só retomaram os patamares da década de 1920
durante a Segunda Guerra Mundial.
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