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Bucólico: relativo à vida e aos costu-    DIVULGAÇÃO  		↪ Espaço rural: uma visão distorcida
mes do campo; campestre.
Caipira: que vive no campo ou na roça;                      No imaginário de muitas pessoas, ainda existe uma visão bucólica do es-
roceiro. É um termo característico das                paço rural, em que as paisagens seriam menos alteradas pela ação humana
regiões do Sudeste e Centro-Oeste                     e, por consequência, haveria maior contato com a natureza. Em parte, essa
brasileiros.                                          percepção do espaço rural tem atribuído ao espaço urbano a ideia de que ele
Matuto: refere-se à pessoa que vive no                seria mais “desenvolvido”. Quando comparado com a cidade, o campo costuma
campo, cuja personalidade revela rus-                 ser visto como mais “atrasado”, sendo o local onde vivem os assim chamados
ticidade de espírito e falta de traquejo              “caipiras”, “matutos” e “jecas”. Algumas canções, obras de literatura, filmes e
social; caipira; roceiro; jeca.                       até teorias propagaram e fortaleceram essa ideia no Brasil. Amácio Mazzaropi
Rodeio: disputa em que o competidor                   (1912-1981), ator, humorista e cineasta brasileiro ficou muito conhecido no cinema
tenta se manter montado em cavalo                     nacional das décadas de 1950 a 1970 pelo famoso personagem Jeca Tatu em
ou boi não domesticado.                               que se inspirou, representando os habitantes do campo. O cartaz apresentado
                                                      nesta página é um exemplo de como foi construída essa imagem do campo em
↑ Cartaz do filme Jeca Tatu,                          relação à cidade.
de 1959, no qual Mazzaropi
representa o personagem-título,                             A ideia de uma suposta supremacia da cidade sobre o campo compõe um
um típico “caipira” morador do                        assunto amplamente discutido e contestado na Geografia. Leia o texto a seguir
campo, inspirado no personagem                        para entender melhor a questão.
criado pelo escritor Monteiro
Lobato.                                                          “Historicamente, o mundo rural destaca-se por se organizar em torno de uma tetralogia
                                                          de aspectos bem conhecida:

                                                              •	 uma função principal: a produção de alimentos;

                                                              •	 uma atividade econômica dominante: a agricultura;

                                                              •	 um grupo social de referência: a família camponesa, com modos de vida, valores e com-
                                                                 portamentos próprios;

                                                              •	 um tipo de paisagem que reflete a conquista de equilíbrios entre as características naturais
                                                                 e o tipo de atividades humanas desenvolvidas.

                                                                 Este mundo rural secular opõe-se claramente ao mundo urbano, marcado por funções,
                                                          atividades, grupos sociais e paisagens não só distintos, mas, também, em grande medida cons-
                                                          truídos ‘contra’ o mundo rural. [...]”

                                                                        FERRÃO, João. Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação atual e pistas
                                                                   para o futuro. EURE, Santiago, v. 26, n. 78, p. 123-130, set. 2000. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.

                                                                                php?script=sci_arttext&pid=S0250-71612000007800006&lng=es&nrm=is. Acesso em: 26 jun. 2024.

                                                                                                   Veja respostas e orientações
                                                                                                      no Manual do Professor.

                                                            Jeca Tatu é um personagem criado pelo escritor brasileiro Monteiro Lobato
                                                      (1882-1948) na obra Urupês (1918). Ele simboliza o morador do campo nas
                                                      primeiras décadas do século XX. O personagem é utilizado para criticar a
                                                      negligência dos poderes públicos em garantir saúde e educação à população
                                                      brasileira mais carente.

                                                      •	 Imagine que você seja um cineasta ou produtor de filmes, incumbido de produzir uma
                                                          versão cinematográfica do trabalhador rural e do que acontece no campo na atualidade.
                                                          Que ideias centrais embasariam seu filme?

                                                            No âmbito cultural, o acesso à tecnologia permite a conexão de alguns
                                                      moradores do campo, sobretudo jovens, com redes sociais e pessoas dos mais
                                                      distantes e diversos lugares. A inclusão da internet e o consumo de celulares
                                                      melhorou as formas de comunicação entre o campo e a cidade. Entretanto, a
                                                      propaganda veiculada pelos mais variados meios alterou profundamente os
                                                      hábitos e modos de vida rurais.

                                                            Os rodeios e as “festas do peão”, ressignificados pela cultura estrangeira e
                                                      incorporados à vida nas cidades, chegaram ao campo e alteraram a celebração
                                                      das representações simbólicas dominantes da cultura rural, como as tradicio-
                                                      nais vaquejadas do sertão e as músicas tradicionais do campo, as chamadas
                                                      modas de viola.

                                                      CAPÍTULO 14: O TRABALHO NO MUNDO ATUAL EM ESPAÇOS URBANOS E RURAIS                                                                 171
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