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Bucólico: relativo à vida e aos costu- DIVULGAÇÃO ↪ Espaço rural: uma visão distorcida
mes do campo; campestre.
Caipira: que vive no campo ou na roça; No imaginário de muitas pessoas, ainda existe uma visão bucólica do es-
roceiro. É um termo característico das paço rural, em que as paisagens seriam menos alteradas pela ação humana
regiões do Sudeste e Centro-Oeste e, por consequência, haveria maior contato com a natureza. Em parte, essa
brasileiros. percepção do espaço rural tem atribuído ao espaço urbano a ideia de que ele
Matuto: refere-se à pessoa que vive no seria mais “desenvolvido”. Quando comparado com a cidade, o campo costuma
campo, cuja personalidade revela rus- ser visto como mais “atrasado”, sendo o local onde vivem os assim chamados
ticidade de espírito e falta de traquejo “caipiras”, “matutos” e “jecas”. Algumas canções, obras de literatura, filmes e
social; caipira; roceiro; jeca. até teorias propagaram e fortaleceram essa ideia no Brasil. Amácio Mazzaropi
Rodeio: disputa em que o competidor (1912-1981), ator, humorista e cineasta brasileiro ficou muito conhecido no cinema
tenta se manter montado em cavalo nacional das décadas de 1950 a 1970 pelo famoso personagem Jeca Tatu em
ou boi não domesticado. que se inspirou, representando os habitantes do campo. O cartaz apresentado
nesta página é um exemplo de como foi construída essa imagem do campo em
↑ Cartaz do filme Jeca Tatu, relação à cidade.
de 1959, no qual Mazzaropi
representa o personagem-título, A ideia de uma suposta supremacia da cidade sobre o campo compõe um
um típico “caipira” morador do assunto amplamente discutido e contestado na Geografia. Leia o texto a seguir
campo, inspirado no personagem para entender melhor a questão.
criado pelo escritor Monteiro
Lobato. “Historicamente, o mundo rural destaca-se por se organizar em torno de uma tetralogia
de aspectos bem conhecida:
• uma função principal: a produção de alimentos;
• uma atividade econômica dominante: a agricultura;
• um grupo social de referência: a família camponesa, com modos de vida, valores e com-
portamentos próprios;
• um tipo de paisagem que reflete a conquista de equilíbrios entre as características naturais
e o tipo de atividades humanas desenvolvidas.
Este mundo rural secular opõe-se claramente ao mundo urbano, marcado por funções,
atividades, grupos sociais e paisagens não só distintos, mas, também, em grande medida cons-
truídos ‘contra’ o mundo rural. [...]”
FERRÃO, João. Relações entre mundo rural e mundo urbano: evolução histórica, situação atual e pistas
para o futuro. EURE, Santiago, v. 26, n. 78, p. 123-130, set. 2000. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.
php?script=sci_arttext&pid=S0250-71612000007800006&lng=es&nrm=is. Acesso em: 26 jun. 2024.
Veja respostas e orientações
no Manual do Professor.
Jeca Tatu é um personagem criado pelo escritor brasileiro Monteiro Lobato
(1882-1948) na obra Urupês (1918). Ele simboliza o morador do campo nas
primeiras décadas do século XX. O personagem é utilizado para criticar a
negligência dos poderes públicos em garantir saúde e educação à população
brasileira mais carente.
• Imagine que você seja um cineasta ou produtor de filmes, incumbido de produzir uma
versão cinematográfica do trabalhador rural e do que acontece no campo na atualidade.
Que ideias centrais embasariam seu filme?
No âmbito cultural, o acesso à tecnologia permite a conexão de alguns
moradores do campo, sobretudo jovens, com redes sociais e pessoas dos mais
distantes e diversos lugares. A inclusão da internet e o consumo de celulares
melhorou as formas de comunicação entre o campo e a cidade. Entretanto, a
propaganda veiculada pelos mais variados meios alterou profundamente os
hábitos e modos de vida rurais.
Os rodeios e as “festas do peão”, ressignificados pela cultura estrangeira e
incorporados à vida nas cidades, chegaram ao campo e alteraram a celebração
das representações simbólicas dominantes da cultura rural, como as tradicio-
nais vaquejadas do sertão e as músicas tradicionais do campo, as chamadas
modas de viola.
CAPÍTULO 14: O TRABALHO NO MUNDO ATUAL EM ESPAÇOS URBANOS E RURAIS 171