Page 307 - PNLD 2026 - GEOGRAFIA
P. 307

DOC. 5

                              ÍNDIA: TERRITÓRIOS CONTESTADOS (2018)

                                                               80° L                                                ALLMAPS

                                                        CHINA         Território sob controle do Paquistão e
                                                                      reinvindicado pela Índia
                                           Territórios
                                           do Norte                   Território sob controle da Índia e
                                             CAXEMI     Aksai         reinvindicado pelo Paquistão
        AFEGANISTÃO                        Jammu e      Chin
                                                                      Território sob controle da China e
                                   Azad                 RA            reinvindicado pela Índia
                                 Caxemira
                                                                      Território da Índia reinvindicado pela China
                                           Caxemira
                                                                      Mísseis balísticos

                                                                      Conflitos étnicos ou religiosos

               PAQUISTÃO                           N                                           Arunachel
                                           OL                                                   Pradesh
        30° N                                                                                             MYANMAR
                                                   S
                                           0 260 km                              NEPAL  BUTÃO
                                                                      ÍNDIA

Veja respostas e orientações  Fonte: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 101.
   no Manual do Professor.
                                          ATIVIDADES

    COMPREENDER                                                           b)	Que argumentos você usaria para explicar o fenômeno
                                                                              da pobreza para um amigo?
 DOC. 1
                                                                       DOC. 4
1.	 Considere o trecho de texto para fazer a atividade.
    a)	De que forma a Divisão Internacional do Trabalho (DIT)         6.	 Considere o texto e o gráfico para responder às ques-
        determinou as desigualdades entre os países ricos e               tões propostas.
        os pobres?                                                        a)	Analisando o gráfico, justifique as afirmações do texto:
    b)	Explique como a DIT se reproduz no interior de um                      “‘A Índia será uma superpotência: tem uma grande base
        território nacional com base no exemplo do Brasil. Quais              de consumidores e uma população muito jovem’” e “Os
        são as consequências desse processo para o país?                      líderes do país asiático confiam na demografia indiana
    c)	Quais reflexões o texto levanta sobre as perspectivas                  para acelerar a ascensão do país”.
        do Brasil na DIT neste início de século?                          b)	Em que um IDH mediano, com elevadas taxas de mor-
                                                                              talidade infantil e de analfabetismo, pode prejudicar
 DOC. 2                                                                       esse processo?

2.	 A proposta de regionalização dos geógrafos Milton San-             DOC. 5
    tos e María Laura Silveira considera a divisão político-
    -administrativa dos estados? Explique.                            7.	 Considere os mapas “Índia: tensões fronteiriças (2020)”
                                                                          e “Índia: territórios contestados (2018)” para fazer o
3.	 Que observações podem ser estabelecidas entre essa                    que se pede.
    proposta e a atual regionalização brasileira oficial do IBGE?         a)	Cite exemplos de duas tensões fronteiriças atuais da Índia.
                                                                              Se necessário, pesquise para obter mais informações.
4.	 Cite exemplos das disparidades regionais no território                b)	Explique a localização dos mísseis balísticos represen-
    nacional evidenciadas na regionalização do país em                        tados no mapa.
    “quatro brasis”.
                                                                          RETOMAR
 DOC. 3
                                                                      8.	 Responda às questões-chave do início do capítulo.
5.	 Na tirinha, Susanita expõe a Mafalda seu entendimen-                  a)	O que são conflitos?
    to sobre as causas da desigualdade. Com base nesse                    b)	Quais países compõem o Sul Global?
    entendimento e nos assuntos tratados no decorrer do                   c)	Que desafios esses países enfrentam?
    capítulo, responda às questões a seguir.
    a)	Você concorda com a afirmação da personagem Susa-
        nita de que “as pessoas são pobres porque querem”?
        Explique.

                                                                                                                                              305
   302   303   304   305   306   307   308   309   310   311   312