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As mudanças da Indústria 4.0 nas relações de trabalho estão presentes
também no campo. No agronegócio, a IoT já é uma realidade em muitas fazendas,
com projetos de produção agrícola ou animal totalmente robotizada, onde até
mesmo os veículos de transporte se locomovem por meio de inteligência artificial,
utilizando o mínimo de mão de obra humana.
Alguns economistas afirmam que a maior parte das transformações ainda está
por vir, porém muitos questionamentos sobre suas consequências já estão em toda
parte. Que impactos elas trarão ao mundo do trabalho diante da crescente onda
de desemprego mundial? Como essas mudanças atuarão diante das desigualdades
socioeconômicas e tecnológicas entre os países? Como ficarão as relações humanas
intermediadas pela tecnologia? Quais funções novas surgirão no mercado de trabalho?
As respostas para algumas dessas questões já estão claras diante das mu-
danças em processo no mundo do trabalho atual e nas relações comerciais e
financeiras intermediadas pelo atendimento via inteligência artificial. Em relação
às novas funções no mercado de trabalho, percebe-se a “fuga de cérebros” dos
países periféricos para os países centrais, pois muitos pesquisadores e cientistas
deixam seus países para se aprimorar em universidades conceituadas em tecno-
logia e informação, atraídos por melhores oportunidades ou por melhores salários
e qualidade de vida. Isso aumenta o grau de dependência tecnológica e científica
de países menos desenvolvidos em relação aos desenvolvidos e corrobora para a
manutenção das desigualdades entre os países.
Veja respostas e orientações • Analise o mapa para responder às questões que seguem.
no Manual do Professor.
UNIVERSIDADES MUNDIAIS E ESTUDANTES ESTRANGEIROS (2009)
Círculo Polar Ártico Meridiano de Greenwich
ALLMAPSNúmero de estudantes
estrangeiros
661.000
200.000
50.000
10.000
Somente os valores
acima de 5.000 são
representados
Trópico de Câncer OCEANO Ranking acadêmico
PACÍFICO
OCEANO OCEANO Rdaasnukniinvgersidades
PACÍFICO ATLÂNTICO
mundiais
Equador 0° (Universidade de
Shanghai)
OCEANO
Trópico de Capricórnio ÍNDICO
N
100 primeiras
OL universidades
S
0 310 km
PARA ASSISTIR 0°
Eu, Daniel Blake Fonte: SCIENCIESPO. Bibliothèque numérique. Universidades mundialesyestudiantes extranjeros, 2009 Disponívelem: https://bibnum.
Direção: Ken Loach sciencespo.fr/s/catalogue/ark:/46513/sc16cvr2?#?cv=&c=&m=&s=&xywh=-506%2C-5%2C1708%2C707.Acesso em: 3 ago. 2024.
País: Reino Unido/França/
Bélgica a) Quais informações o mapa apresenta? Por meio da observação do mapa é possível afirmar
Ano: 2016 que o processo da “fuga de cérebros” não é tão recente?
Duração: 101 min
b) Cite países e regiões que concentravam as 100 primeiras universidades segundo o ranking
O filme conta a história de acadêmico.
Daniel Blake, que, após sofrer
um ataque cardíaco, enfrenta a c) Por que o número de estudantes estrangeiros é maior nessas universidades?
burocracia do Estado britânico d) Com base na análise do mapa, explique a relação entre os países quanto ao ensino de
para ter direito ao afastamento
do trabalho por razões de saúde. melhor qualidade e à dependência tecno-científica entre países centrais e periféricos.
e) Você pensa em fazer um curso superior? No Brasil ou em outro país? Se fosse estudar fora
do Brasil, em que país seria? Explique por quê.
CAPÍTULO 25: QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: A PLURALIDADE NO MUNDO DO TRABALHO 351