Page 353 - PNLD 2026 - GEOGRAFIA
P. 353

As mudanças da Indústria 4.0 nas relações de trabalho estão presentes
                                  também no campo. No agronegócio, a IoT já é uma realidade em muitas fazendas,
                                  com projetos de produção agrícola ou animal totalmente robotizada, onde até
                                  mesmo os veículos de transporte se locomovem por meio de inteligência artificial,
                                  utilizando o mínimo de mão de obra humana.

                                        Alguns economistas afirmam que a maior parte das transformações ainda está
                                  por vir, porém muitos questionamentos sobre suas consequências já estão em toda
                                  parte. Que impactos elas trarão ao mundo do trabalho diante da crescente onda
                                  de desemprego mundial? Como essas mudanças atuarão diante das desigualdades
                                  socioeconômicas e tecnológicas entre os países? Como ficarão as relações humanas
                                  intermediadas pela tecnologia? Quais funções novas surgirão no mercado de trabalho?

                                        As respostas para algumas dessas questões já estão claras diante das mu-
                                  danças em processo no mundo do trabalho atual e nas relações comerciais e
                                  financeiras intermediadas pelo atendimento via inteligência artificial. Em relação
                                  às novas funções no mercado de trabalho, percebe-se a “fuga de cérebros” dos
                                  países periféricos para os países centrais, pois muitos pesquisadores e cientistas
                                  deixam seus países para se aprimorar em universidades conceituadas em tecno-
                                  logia e informação, atraídos por melhores oportunidades ou por melhores salários
                                  e qualidade de vida. Isso aumenta o grau de dependência tecnológica e científica
                                  de países menos desenvolvidos em relação aos desenvolvidos e corrobora para a
                                  manutenção das desigualdades entre os países.

  Veja respostas e orientações    •	 Analise o mapa para responder às questões que seguem.
      no Manual do Professor.
                                  UNIVERSIDADES MUNDIAIS E ESTUDANTES ESTRANGEIROS (2009)
Círculo Polar Ártico                         Meridiano de Greenwich
                                                                                                                                                                                                                                                         ALLMAPSNúmero de estudantes
                                                                                            estrangeiros

                                                                                                                         661.000
                                                                                                                         200.000

                                                                                                                           50.000
                                                                                                                           10.000
                                                                                            Somente os valores
                                                                                            acima de 5.000 são
                                                                                            representados

Trópico de Câncer                                     OCEANO                                Ranking acadêmico
                                                      PACÍFICO
         OCEANO                    OCEANO                                                   Rdaasnukniinvgersidades
         PACÍFICO                 ATLÂNTICO
                                                                                            mundiais

Equador                                                                                     0° (Universidade de
                                                                                                Shanghai)
                                             OCEANO
Trópico de Capricórnio                        ÍNDICO
              N
                                                                                            100 primeiras
      OL                                                                                    universidades
              S

      0 310 km

 PARA ASSISTIR                                             0°

Eu, Daniel Blake                  Fonte: SCIENCIESPO. Bibliothèque numérique. Universidades mundialesyestudiantes extranjeros, 2009 Disponívelem: https://bibnum.
Direção: Ken Loach                        sciencespo.fr/s/catalogue/ark:/46513/sc16cvr2?#?cv=&c=&m=&s=&xywh=-506%2C-5%2C1708%2C707.Acesso em: 3 ago. 2024.
País: Reino Unido/França/
Bélgica                           a)	Quais informações o mapa apresenta? Por meio da observação do mapa é possível afirmar
Ano: 2016                            que o processo da “fuga de cérebros” não é tão recente?
Duração: 101 min
                                  b)	Cite países e regiões que concentravam as 100 primeiras universidades segundo o ranking
O filme conta a história de          acadêmico.
Daniel Blake, que, após sofrer
um ataque cardíaco, enfrenta a    c)	Por que o número de estudantes estrangeiros é maior nessas universidades?
burocracia do Estado britânico    d)	Com base na análise do mapa, explique a relação entre os países quanto ao ensino de
para ter direito ao afastamento
do trabalho por razões de saúde.     melhor qualidade e à dependência tecno-científica entre países centrais e periféricos.
                                  e)	Você pensa em fazer um curso superior? No Brasil ou em outro país? Se fosse estudar fora

                                     do Brasil, em que país seria? Explique por quê.

                                             CAPÍTULO 25: QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: A PLURALIDADE NO MUNDO DO TRABALHO 351
   348   349   350   351   352   353   354   355   356   357   358