Page 52 - PNLD 2026 - GEOGRAFIA
P. 52
Veja respostas e orientações ATIVIDADES
no Manual do Professor.
COMPREENDER
DOC. 1
1. O que a descoberta descrita no texto revela sobre a origem da vida?
2. Considerando o texto, converse com os professores da área de Ciências da Natureza
sobre a origem e a distribuição dos elementos químicos no Universo e sua relação
com as condições ambientais favoráveis ao surgimento da vida no planeta. Registre
as conclusões dessas conversas, destacando o que você aprendeu.
DOC. 2
3. Após a leitura do texto, reveja o esquema “Fronteiras marítimas do Brasil no Atlântico
(CNUDM – 2007)” neste capítulo. Em termos econômicos, qual é a importância atual
da ZEE para o país?
4. Em termos geopolíticos, qual é a vantagem do pleito diplomático brasileiro em au-
mentar a extensão da plataforma continental do país?
5. Considere as informações do texto e da ilustração "As riquezas da Amazônia Azul". Em
termos ambientais, quais devem ser as preocupações do Brasil em iniciar explorações
econômicas em suas novas águas jurisdicionais?
6. Qual é a relevância, para a sociedade brasileira, em ter duas mulheres atuando na
frente de um projeto científico e estratégico com esse porte?
DOC. 3
7. Reflita sobre o texto para responder às seguintes questões.
a) Que explicação o texto apresenta para o alastramento da mancha de óleo em conse-
quência do acidente ambiental? Quais hipóteses podem ser levantadas sobre o agente
causador do acidente?
b) Explique a relação estabelecida entre a lógica das correntes marítimas do Atlântico e
o comércio de escravizados da África para o Brasil.
DOC. 4
8. Leia o texto e observe a imagem para responder às questões.
a) Como você interpreta o conteúdo da representação criada nesse grafite?
b) Por que podemos afirmar que essa imagem é uma expressão da cultura atlântica e
não da cultura africana ou americana?
c) A cidade de Nova Orleans, onde esse grafite foi pintado, está situada no estado da Lui-
siana, nos Estados Unidos. Fundada por colonizadores franceses, a cidade é o berço do
jazz e expressa, em sua população, o encontro de várias culturas. Faça uma pesquisa
sobre essa cidade estadunidense para explicar a presença desse grafite de Keto em
uma de suas ruas. Comunique o resultado da pesquisa para a turma.
RETOMAR
9. Responda às questões-chave do início do capítulo.
a) Qual é a importância do Oceano Atlântico para a cartografia e para a história do Brasil?
b) Qual é a relação entre a rota comercial triangular e a formação de uma cultura atlântica?
50