Page 47 - PNLD 2026 - GEOGRAFIA
P. 47

Terraplanismo: teoria segundo a qual a                      O Atlântico: a comunicação entre dois mundos
Terra é plana, não arredondada.
                                                     “[...] Ao longo do século XVI, o Atlântico constituiu-se como um espaço de comunicação que,
   Veja respostas e orientações                mais do que separar, unia não tanto o ‘velho’ ao ‘novo’ mundo, mas também as duas partes de
       no Manual do Professor.                 um mesmo mundo, o Ocidente cristão. Deste modo, não parece obra do acaso que o Atlântico
                                               ficasse disposto, quase como um eixo, nos mapas-múndi da época. Dito de outro modo, enquanto
                                               nos mapas manuscritos ibéricos cedo é delineado um oceano longitudinal entre a Europa e a
                                               América, que na maior parte das vezes não tem nome ou é apenas chamado genericamente Mar
                                               Oceano (e parece ser um antecedente do Atlântico); nos mapas europeus impressos, não ibéricos,
                                               dava-se-lhe a denominação de Oceano Meridional, um oceano transversal, diferente da seção
                                               situada ao norte do Equador, primeiro chamado Oceano Ocidental e, depois, Mar do Norte.

                                                     [...].”

                                              LOIS, Carla; GARCIA, João Carlos. Do oceano dos clássicos aos mares dos impérios: transformações cartográficas
                                            do Atlântico Sul. Anais do Museu Paulista: História e cultura material. São Paulo, jul./dez. 2009, v. 17, n. 2. Disponível

                                                    em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/cg4kvD8n9FzR8qYkhYfHnBs/?lang=pt#back19. Acesso em: 10 jul. 2024.

                                          	QUESTÕES

                                        •	 Sobre o texto, responda:
                                            a)	Como ocorreu o desenvolvimento da cartografia e as representações do Oceano Atlântico
                                                para além do mundo conhecido pelos europeus até o século XVI?
                                            b)	Por que uma discussão sobre o Oceano Atlântico é pertinente quando se pensa nos pri-
                                                meiros mapas-múndi da Terra?
                                            c)	Extraia do texto exemplos que evidenciam em que medida a cartografia do Atlântico nos
                                                séculos XV e XVI ampliou a visão de mundo dos europeus.

Veja respostas e orientações
   no Manual do Professor.

                                        •	 Leia o texto a seguir e faça o que se pede.

                                        O terraplanista que viajou para ver fenômeno solar e ‘descobriu’
                                        que Terra é redonda: ‘Foi como desilusão amorosa’

                                                   “Em julho do ano passado, o youtuber Leandro Batista, de 36 anos, embarcou em uma
                                            viagem que acreditava que confirmaria uma crença que ele divulgava com afinco em seu canal
                                            e redes sociais, mesmo contrariando o consenso científico: o terraplanismo.

                                                   Mas ele voltou dessa viagem convencido justamente do contrário e com o novo desafio
                                            de persuadir seus seguidores da mesma coisa.

                                                   [...]”

                                                LEMOS, Vinícius. O terraplanista que viajou para ver fenômeno solar e ‘descobriu’ que Terra é redonda: ‘Foi como
                                                      desilusão amorosa’. BBC News Brasil, 8 fev. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/
                                                                                                                                      c4n402278zko. Acesso em: 23 jul. 2024.

                                            a)	Pesquise quem foram os primeiros autores que defenderam o terraplanismo e que argu-
                                                mentos utilizaram para justificar suas concepções sobre o planeta.

                                            b)	Pesquise quais são os atuais seguidores e defensores do terraplanismo e os argumentos
                                                que eles apresentam.

                                            c)	Verifique quais hipóteses e teorias se contrapõem ao terraplanismo.
                                            d)	Considerando o fato de que a ciência não é estática, de que forma os avanços tecnológi-

                                                cos e o desenvolvimento de novas pesquisas podem apoiar ou refutar cientificamente a
                                                hipótese terraplanista?
                                            e)	Debata essas questões com seus colegas de sala.

                                        	↪	 A conquista do Atlântico Sul

                                              O Mar Mediterrâneo já era conhecido e explorado pelos europeus desde a
                                        Antiguidade. Para além dele, em direção ao Atlântico Sul, os navegadores conhe-
                                        ciam apenas o trecho norte da costa ocidental africana. As primeiras tentativas
                                        de viajar pela parte mais a oeste do Atlântico fracassaram, pois eram feitas
                                        frequentemente sem o preparo necessário. Os navegadores europeus pratica-
                                        mente não usavam recursos técnicos para se orientar no mar, sendo guiados,
                                        por exemplo, pelo voo das aves.

                                        CAPÍTULO 4: OCEANO ATLÂNTICO: MAPAS PARA O NOVO MUNDO E A ROTA TRIANGULAR                                                             45
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52