Page 202 - PNLD 2026 - FILOSOFIA
P. 202

Segundo alguns filósofos, as sociedades de-                   quanto à formação do caráter de seus filhos. Visto que
     vem se organizar para dar segurança aos indiví-                     mesmo uma ‘delegação’ psiquicamente interessante das
     duos e preservar a maior parte dos direitos natu-                   crianças só pode ocorrer no âmbito das razões, os indiví-
     rais, com destaque para as liberdades individuais.                  duos em crescimento têm, em princípio, uma chance de
     No texto a seguir, o filósofo e sociólogo alemão                    responder e de se libertar retroativamente. Eles podem
     Jürgen Habermas (1929-) põe em questão uma                          equilibrar a assimetria da dependência infantil de modo
     possibilidade contemporânea decorrente das no-                      retrospectivo e se libertar dos processos de socialização
     vas tecnologias: a programação eugênica. Ela tolhe                  que limitam a liberdade por meio de uma renovação
     ou não a liberdade individual?                                      crítica da gênese. Até mesmo fixações neuróticas podem
                                                                         ser solucionadas analiticamente pela reelaboração da
     Liberdade e eugenia                                                 visão adquirida das coisas.

                “Em sociedades liberais, todo cidadão tem o mes-                É justamente essa chance que não existe no caso de
         mo direito de seguir seus planos de vida individuais ‘da        uma fixação genética, que os pais efetuaram conforme
         melhor maneira possível’. Esse espaço ético de liberdade        suas preferências pessoais. Uma intervenção genética não
         para fazer o melhor de uma vida que pode fracassar              abre o espaço de comunicação para dirigir-se à criança
         também é determinado por capacidades, disposições e             planejada como uma segunda pessoa e incluí-la num
         qualidades condicionadas geneticamente. Com vistas              processo de compreensão. A partir da perspectiva do
         à liberdade ética de levar uma vida própria sob condi-          indivíduo em crescimento, não se pode rever uma de-
         ções orgânicas iniciais não escolhidas por ela mesma,           terminação instrumental como um processo patogênico
         a pessoa programada encontra-se, inicialmente, numa             da socialização por meio da ‘apropriação crítica’. Esta
         situação que não é diferente da pessoa gerada de forma          não permite a um adolescente, que lança um olhar re-
         natural. Contudo, uma programação eugênica de qua-              trospectivo para a intervenção pré-natal, um processo
         lidades e disposições desejáveis suscita considerações          de aprendizagem revisório. O confronto descontente com
         morais sobre o projeto, quando ela instaura a pessoa            a intenção geneticamente fixada de uma terceira pessoa
         em questão num determinado plano de vida, portanto              não tem solução. O programa genético é uma realidade
         quando a restringe especificamente em sua liberdade             muda e, em certo sentido, irreplicável; pois aquele que
         de escolha de uma vida própria. [...]                           está insatisfeito com as intenções geneticamente fixadas
                                                                         não pode, como as pessoas nascidas naturalmente, se
                No caso de uma intenção da qual o indivíduo se           relacionar com suas aptidões (e deficiências) no decorrer
         ‘apropriou’ assim dessa forma, pode não ocorrer um              de uma história de vida cuja apropriação foi refletida e
         efeito de alienação da própria existência psíquico-cor-         cuja continuação foi voluntária, de maneira que reveja
         poral, nem uma limitação correspondente da liberdade            sua autocompreensão e encontre uma resposta produtiva
         ética para se conduzir uma vida ‘própria’. Por outro lado,      para sua situação inicial. De resto, essa situação asse-
         não podemos excluir a possibilidade de casos dissonantes        melha-se à do clone, que é privado de um verdadeiro
         enquanto não pudermos estar seguros de que uma har-             futuro próprio pelo olhar modelador voltado à pessoa e
         monização entre as intenções próprias e as alheias está         à história de vida de um ‘irmão gêmeo’ tardio.
         garantida. Em casos de intenções dissonantes, percebe-se
         que o destino natural e o determinado pela socialização                As intervenções eugênicas de aperfeiçoamento pre-
         distinguem-se num aspecto moralmente relevante. Os              judicam a liberdade ética na medida em que submetem
         processos de socialização somente se dão na ação comu-          a pessoa em questão a intenções fixadas por terceiros,
         nicativa e desenvolvem sua força formadora no âmbito            que ela rejeita, mas que são irreversíveis, impedindo-a
         de processos de compreensão e decisões, que, por parte          de se compreender livremente como autor único de sua
         das pessoas adultas de referência, também se unem a             própria vida. [...]"
         razões internas mesmo quando o ‘espaço das razões’
         ainda não se tiver aberto à criança, num determinado           HABERMAS, Jürgen. O futuro da natureza humana. Trad. Karina Jannini.
         estágio de seu desenvolvimento cognitivo. A estrutura                                             São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 84-88.
         interativa de processos de formação, em que a criança
         sempre assume o papel de uma segunda pessoa, torna          Eugênico: relativo à eugenia, aperfeiçoamento da espécie via seleção genética
         fundamentalmente ‘contestáveis’ as expectativas dos pais    e controle da reprodução.

                                                                     Patogênico: relativo à patogenia, modo de origem ou de evolução de uma doença.

     Veja respostas e orientações  ATIVIDADES
        no Manual do Professor.

         ANALISAR                                                        DEBATER

     1.	 Segundo Habermas, há um conjunto de problemas éti-          2.	 Debata com os colegas a questão da eugenia, levando
         cos que decorreriam da aplicação de um programa de              em consideração os aspectos positivos e os negativos
         eugenia. Aponte quais são esses problemas em relação            de uma política eugênica.
         à liberdade humana.

200
   197   198   199   200   201   202   203   204   205   206   207