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ATIVIDADES UNIDADE 3
COMPREENDER Veja respostas e orientações a) De acordo com o texto, quais são as fontes de nossas ideias?
no Manual do Professor. b) Podemos dizer que o autor defende uma posição em-
1. No trecho a seguir, Descartes reflete sobre a certeza da pirista? Justifique sua resposta.
existência. Leia-o com atenção e responda às questões. 4. Leia um trecho de A paixão segundo G.H., de Clarice
Lispector (1920-1977), e responda às questões.
“Depois, examinando com atenção o que eu era, e vendo
que podia supor que não tinha corpo algum e que não havia “[...] Mas é que também não sei que forma dar ao que
qualquer mundo, ou qualquer lugar onde eu existisse, mas que me aconteceu. E, sem dar uma forma, nada me existe. [...] Só
nem por isso podia supor que não existia; e que, ao contrário, posso compreender o que me acontece [...] que sei do resto?
pelo fato mesmo de eu pensar em duvidar da verdade das outras [...] Quem sabe me aconteceu apenas uma lenta e grande
coisas seguia-se mui evidente e mui certamente que eu existia; dissolução? E que minha luta contra essa desintegração está
ao passo que, se apenas houvesse cessado de pensar, embora sendo esta: a de tentar agora dar-lhe uma fórmula? Uma for-
tudo o mais que alguma vez imaginara fosse verdadeiro, já não ma contorna o caos, uma forma dá construção à substância
teria razão alguma de crer que eu tivesse existido; compreendi amorfa [...] então ela [a substância] não será mais a perdição
por aí que eu era uma substância cuja essência ou natureza con- e a loucura: será a vida humanizada.”
siste apenas no pensar, e que, para ser, não necessita de nenhum
lugar, nem depende de qualquer coisa material. De sorte que LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p. 14.
esse eu, isto é, a alma, pela qual sou o que sou, é inteiramente
distinta do corpo e, mesmo, que é mais fácil conhecer do que ele, a) Relacione a afirmação “Só posso compreender o que me
e, ainda que este nada fosse, ela não deixaria de ser tudo o que é.” acontece” à teoria de Kant a respeito do conhecimento
dos fenômenos e da coisa em si.
DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
p. 46-47. (Coleção Os Pensadores). b) De acordo com o trecho, uma vida não organizada por
determinada forma é desumanizada. É possível relacio-
a) Segundo o texto, por que é possível ter certeza da pró- nar essa ideia à teoria de Kant sobre a importância das
pria existência? intuições a priori da experiência para o conhecimento
humano? Justifique sua resposta.
b) Qual é a consequência dessa teoria para a relação
corpo-alma? Justifique a resposta com trechos do texto. 5. Tendo em conta os estudos realizados sobre a política
e o Estado moderno, leia a citação a seguir e responda
2. Observe a charge e responda às questões a seguir. ao que se pede.
ALEXEI TALIMONOV/CARTONNSTOCK ← Charge “O que une a doutrina dos direitos do homem e o
de Alexei contratualismo é a comum concepção individualista da
Talimonov. sociedade, concepção segundo a qual primeiro existe o in-
divíduo singular com seus interesses e com suas carências,
Fonte: TALIMONOV, Alexei. Freedom. CartoonStock, 27 que tomam a forma de direitos em virtude da assunção
jan 2016. Disponível em: https://www.cartoonstock.com/ de uma hipotética lei da natureza, e depois a sociedade,
cartoon?searchID=CS434464&type=store. Acesso em: 2 set. 2024. e não vice-versa, como sustenta o organicismo em todas
as suas formas, segundo o qual a sociedade é anterior aos
a) Identifique a mensagem da charge. indivíduos ou, conforme a fórmula aristotélica destinada a
ter êxito ao longo dos séculos, o todo é anterior às partes.”.
b) Relacione a charge às teorias de Espinosa e Leibniz a
BOBBIO, Norberto. Liberalismo e democracia. 6. ed.
respeito do livre-arbítrio, indicando suas semelhanças São Paulo: Brasiliense, 2000. p. 15.
ou diferenças. a) Segundo o trecho, em que medida a concepção indivi-
dualista da sociedade está presente nos direitos do ser
3. Leia a citação e responda às questões. humano e no contratualismo? Explique.
“O entendimento não tem, ao que me parece, a mais b) Para você, o que deveria predominar em uma sociedade:
vaga noção de ideias que não receba de uma destas fontes, os direitos individuais ou os coletivos?
objetos externos, que oferecem à mente ideias de quali-
dades sensíveis, cada uma delas diferentes percepções PESQUISAR
produzidas em nós, e a mente, que oferece ao entendi-
mento ideias de suas próprias operações. 6. Em dupla, pesquisem a influência do jusnaturalismo
sobre a Constituição brasileira de 1988. Utilizem sites
[...] não há em nossa mente nada que não entre por confiáveis, de preferência vinculados a instituições de
uma dessas duas vias. Que cada um examine seus próprios ensino públicas ou estudiosos (pesquisadores, especia-
pensamentos, vasculhe todo o seu entendimento e me listas, acadêmicos) dos temas investigados.
diga se as ideias originais que ali encontra são mais que
objetos dos sentidos ou que operações da mente tomadas Após a pesquisa, elaborem um escrito arrazoado e
como objetos de reflexão.” debatam com os demais colegas de classe sobre as
principais ideias investigadas.
LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano.
São Paulo: Martins Fontes, 2012. p. 99.
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