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Positivismo: conceito com distintos ↻ Comte e a ciência social positiva
significados. De acordo com Comte,
consiste em uma filosofia baseada Um pouco mais jovem, porém contemporâneo de Marx, o filósofo francês
na observação dos fatos dados – que Auguste Comte, considerado o pai do positivismo social, tinha uma visão diferente
são reais ou positivos, dos quais se do capitalismo. Para ele, os problemas da sociedade industrial, como a miséria e a
originaria a verdadeira ciência. A filo- exploração do proletariado, não eram estruturais do sistema capitalista, mas passa-
sofia positiva é, para esse pensador, a geiros, e poderiam desaparecer por meio do conhecimento, da educação e do desen-
ciência que estabelece a unidade entre volvimento da riqueza. Comte pregava a necessidade de conhecer profundamente as
todas as ciências. leis da sociedade. A partir delas o homem poderia aperfeiçoar o sistema industrial
que, para ele, representava o ápice do desenvolvimento da história humana.
O positivismo surgiu na Europa, no século XIX, e teve ampla repercussão
filosófica, política e pedagógica em vários países do continente. Posteriormente,
o movimento se expandiu para outras regiões do mundo, incluindo o Brasil, e
influenciou diversos pensadores.
O movimento positivista se desenvolveu no contexto de afirmação da socieda-
de industrial. Em certa medida, a filosofia positiva exaltava, no campo teórico, os
benefícios do capitalismo industrial, que se apoiava, em grande parte, no avanço
da ciência e na aplicação do conhecimento científico à produção industrial. Para os
filósofos positivistas, as mudanças produzidas pelo capitalismo apontavam para
uma melhoria das condições de vida, e a ciência era o principal instrumento de
aperfeiçoamento e de progresso da nova ordem social que se firmava.
↪ Antecedentes teóricos: Saint-Simon e a história
como progresso
Grande parte dos temas que foram objeto de reflexão de Comte já estava
presente na obra do industrial e pensador francês Saint-Simon (1760-1825), que
foi quem inspirou Comte. Suas obras tinham como temas principais a organi-
zação da sociedade, o sistema industrial e a ciência.
A história da humanidade, segundo Saint-Simon, seria uma sucessão de
épocas orgânicas, nas quais o sistema social estaria bem estabelecido, e de
épocas críticas, nas quais o progresso humano questionaria os valores do sis-
tema, e este entraria em crise. De qualquer maneira, a passagem de uma época
a outra traria avanços para o ser humano.
Saint-Simon acreditava estar próxima a época de predomínio de uma fi-
losofia positiva, que seria o fundamento de uma moral, educação, política e
religião novas. A filosofia positiva permitiria compreender mais profundamente
a sociedade, cuja organização deveria se basear nas ciências e na indústria, os
dois pilares de sustentação do progresso. Assim, as perturbações e os conflitos
sociais seriam amenizados ou controlados.
→ Pintura de Theodore GIRAUDON/THE BRIDGEMAN ART LIBRARY/GRUPO KEYSTONE - MUSEU DO LOUVRE, PARIS
Chasseriau que representa
trabalhadores em uma fábrica
na região de Creusot, na França,
1836.
CAPÍTULO 18: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: DA ALIENAÇÃO DO HOMEM AO EMPOBRECIMENTO DA EXISTÊNCIA 227