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No estágio positivo, os cientistas e filósofos perceberiam que o conhe- MATT TROMMER/SHUTTERSTOCK
cimento humano teria limite. Que não seria possível conhecer as causas me-
tafísicas e teológicas dos fenômenos. As investigações teriam o propósito de
descobrir as leis que interligam os fenômenos da natureza. Isso seria feito
sobretudo por meio da observação e da razão humana. O modelo mais claro do
estágio positivo na ciência é a física newtoniana.
Para Comte, os estágios do desenvolvimento humano também correspon-
deriam a formas de organização social e política específicas. O sistema próprio
do estado teológico seria o feudal; o estado metafísico seria caracterizado
pela deterioração das crenças religiosas e pelas revoluções liberais, como a
Revolução Francesa de 1789, que assinala o fim da época anterior. Os processos
revolucionários, necessários para o avanço da humanidade, trouxeram, porém,
desordem, inquietação. O estado positivo estabeleceria uma nova ordem, ba-
seada no desenvolvimento da ciência e da indústria.
Para o filósofo francês, a sociedade industrial (capitalista) seria o último
estágio, no qual o homem atinge sua organização social definitiva.
↪ Uma nova religião
A preocupação com a reforma da humanidade, baseada no desenvolvimento
da ciência e da indústria, em oposição às concepções metafísicas e teológicas,
levou Comte a propor uma nova religião.
Para o filósofo francês, o amor a Deus deveria ser substituído pelo amor à
humanidade. A humanidade seria o Grande Ser, responsável pela unidade dos
indivíduos do passado, do presente e do futuro. Em outras palavras, a humani-
dade seria a tradição contínua da espécie humana.
Para organizar a religião da humanidade, Comte se inspirou no catolicismo
e buscou na filosofia positiva e nas leis científicas os dogmas da nova fé. Assim,
ao sacralizar a humanidade, o filósofo trilhou, em certa medida, o caminho da
metafísica que sua filosofia havia condenado.
Ordem e progresso: o positivismo no Brasil
O positivismo de Comte influenciou fortemente muitos intelectuais e políticos
brasileiros a partir da segunda metade do século XIX, principalmente republicanos,
como Benjamin Constant, Botelho de Magalhães e Raimundo Teixeira Mendes.
Em 1876, em decorrência da influência crescente das concepções
de Comte no país, foi fundada no Rio de Janeiro a Sociedade Positivista
Brasileira, que posteriormente se transformaria na Igreja Positivista Brasileira.
O registro mais importante da influência do positivismo são os dizeres
da bandeira nacional republicana “Ordem e Progresso”, inspirados na ideia
comtiana de que a sociedade positiva deve ter o amor como princípio, a
ordem como base e o progresso como meta.
↑ Detalhe da bandeira oficial do Brasil. Adotada em 1889, sofreu poucas alterações desde então.
CAPÍTULO 18: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: DA ALIENAÇÃO DO HOMEM AO EMPOBRECIMENTO DA EXISTÊNCIA 229