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No estágio positivo, os cientistas e filósofos perceberiam que o conhe-                         MATT TROMMER/SHUTTERSTOCK
    cimento humano teria limite. Que não seria possível conhecer as causas me-
    tafísicas e teológicas dos fenômenos. As investigações teriam o propósito de
    descobrir as leis que interligam os fenômenos da natureza. Isso seria feito
    sobretudo por meio da observação e da razão humana. O modelo mais claro do
    estágio positivo na ciência é a física newtoniana.

           Para Comte, os estágios do desenvolvimento humano também correspon-
    deriam a formas de organização social e política específicas. O sistema próprio
    do estado teológico seria o feudal; o estado metafísico seria caracterizado
    pela deterioração das crenças religiosas e pelas revoluções liberais, como a
    Revolução Francesa de 1789, que assinala o fim da época anterior. Os processos
    revolucionários, necessários para o avanço da humanidade, trouxeram, porém,
    desordem, inquietação. O estado positivo estabeleceria uma nova ordem, ba-
    seada no desenvolvimento da ciência e da indústria.

           Para o filósofo francês, a sociedade industrial (capitalista) seria o último
    estágio, no qual o homem atinge sua organização social definitiva.

   		↪ Uma nova religião

           A preocupação com a reforma da humanidade, baseada no desenvolvimento
    da ciência e da indústria, em oposição às concepções metafísicas e teológicas,
    levou Comte a propor uma nova religião.

           Para o filósofo francês, o amor a Deus deveria ser substituído pelo amor à
    humanidade. A humanidade seria o Grande Ser, responsável pela unidade dos
    indivíduos do passado, do presente e do futuro. Em outras palavras, a humani-
    dade seria a tradição contínua da espécie humana.

           Para organizar a religião da humanidade, Comte se inspirou no catolicismo
    e buscou na filosofia positiva e nas leis científicas os dogmas da nova fé. Assim,
    ao sacralizar a humanidade, o filósofo trilhou, em certa medida, o caminho da
    metafísica que sua filosofia havia condenado.

                           Ordem e progresso: o positivismo no Brasil

             O positivismo de Comte influenciou fortemente muitos intelectuais e políticos
       brasileiros a partir da segunda metade do século XIX, principalmente republicanos,
       como Benjamin Constant, Botelho de Magalhães e Raimundo Teixeira Mendes.

             Em 1876, em decorrência da influência crescente das concepções
       de Comte no país, foi fundada no Rio de Janeiro a Sociedade Positivista
       Brasileira, que posteriormente se transformaria na Igreja Positivista Brasileira.

             O registro mais importante da influência do positivismo são os dizeres
       da bandeira nacional republicana “Ordem e Progresso”, inspirados na ideia
       comtiana de que a sociedade positiva deve ter o amor como princípio, a
       ordem como base e o progresso como meta.

            ↑ Detalhe da bandeira oficial do Brasil. Adotada em 1889, sofreu poucas alterações desde então.

CAPÍTULO 18: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: DA ALIENAÇÃO DO HOMEM AO EMPOBRECIMENTO DA EXISTÊNCIA 229
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