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ATIVIDADES                                                         MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL - EBC                       UNIDADE 6

                                        Veja respostas e orientações                                            [...]
                                                                                                                e bem à vista exibo esta etiqueta
      ANALISAR/ARGUMENTAR no Manual do Professor.                                                               global no corpo
  1.	 Observe a imagem, leia a legenda e responda às questões.                                                  [...]
                                                                                                                Hoje sou costurado, sou tecido,
  ↑ Seca no lago artificial da barragem de Sobradinho mostra ruínas                                             sou gravado de forma universal,
  da cidade inundada durante sua construção, na década de 1970.                                                 [...]
  Município de Casa Nova (BA), 2015.                                                                            que se oferece como signo de outros
                                                                                                                objetos estáticos, tarifados.
      a)	Que impactos ambientais a construção da barragem e                                                     Por me ostentar assim, tão orgulhoso
          do lago artificial de Sobradinho causou no local?                                                     de ser não eu, mas artigo industrial,
                                                                                                                peço que meu nome retifiquem.
      b)	O que você acha que aconteceu com os moradores                                                         [...]
          das cidades que foram inundadas?                                                                      Meu nome novo é coisa.
                                                                                                                Eu sou a coisa, coisamente.”
      c)	Em sua opinião, a construção de uma barragem para a
          geração de energia elétrica justifica o impacto socioam-                                                  ANDRADE, Carlos Drummond de. Eu, etiqueta. In: ANDRADE, Carlos
          biental que causa? Justifique.                                                                                       Drummond. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984. p. 85-87.

  2.	 Leia o trecho do poema a seguir para responder às                                                         a)	O poema sugere a ideia de um processo que anula
      questões.                                                                                                     a identidade. Você se identifica com esse processo?
                                                                                                                    Explique.
  Eu, etiqueta
                                                                                                                b)	Exemplifique, com base em experiências pessoais, os
      “Em minha calça está grudado um nome                                                                          versos: “e fazem de mim homem-anúncio itinerante,/
      que não é meu de batismo ou de cartório,                                                                      escravo da matéria anunciada./”; “Não sou – vê lá –
      um nome... estranho.                                                                                          anúncio contratado./ Eu é que mimosamente pago/
      Meu blusão traz lembrete de bebida                                                                            para anunciar, para vender”.
      que jamais pus na boca, nesta vida.
      Em minha camiseta, a marca de cigarro                                                                     c)	Considerando a ideia principal do poema, que ideia o
      que não fumo, até hoje não fumei.                                                                             verso “meu nome novo é coisa” transmite?
      [...]
      Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,                                                                 3.	 Leia o fragmento de texto a seguir para responder à
      minha gravata e cinto e escova e pente,                                                                   questão.
      meu copo, minha xícara,
      minha toalha de banho e sabonete,                                                                                “[...] se produz na articulação contraditória entre o
      meu isso, meu aquilo,                                                                                     mundial que se anuncia e a especificidade histórica do
      [...]                                                                                                     particular. Deste modo [...] se apresentaria como o ponto de
      são mensagens,                                                                                            articulação entre a mundialidade em constituição e o local
      letras falantes,                                                                                          enquanto especificidade concreta, enquanto momento. [...]”
      gritos visuais,
      [...]                                                                                                     CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH,
      e fazem de mim homem-anúncio itinerante,                                                                                                                                         2007. p. 22
      escravo da matéria anunciada.
      Estou, estou na moda.                                                                                     O fragmento se refere ao conceito geográfico de:
      [...]                                                                                                     a)	paisagem.
      Agora sou anúncio,                                                                                        b)	lugar.
      ora vulgar ora bizarro,                                                                                   c)	território.
      em língua nacional ou em qualquer língua                                                                  d)	região.
      (qualquer, principalmente).                                                                               e)	globalização.
      [...]
      Não sou – vê lá – anúncio contratado.                                                                 4.	 (PUC-Campinas) O novo processo de produção intro-
      Eu é que mimosamente pago                                                                                 duzido com a Revolução Industrial, no século XVIII,
      para anunciar, para vender                                                                                caracterizou-se pela:
                                                                                                                a)	implantação da indústria doméstica rural em substi-
                                                                                                                    tuição às oficinas.
                                                                                                                b)	realização da produção em grandes unidades fabris e
                                                                                                                    intensa divisão do trabalho.
                                                                                                                c)	mecanização da produção agrícola e consequente fi-
                                                                                                                    xação do homem à terra.
                                                                                                                d)	facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que
                                                                                                                    conseguiam financiamento para isso.
                                                                                                                e)	preocupação em aumentar a produção, respeitando-se
                                                                                                                    o limite da força física do trabalhador.

                                                                                                                                                                                                    393
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