Page 236 - PNLD 2026 - FILOSOFIA
P. 236
DIÁLOGO COM SOCIOLOGIA DOC. 2
DOC. 1
A vida determina a consciência O chicote dos dados COURTESY OF PEST CONTROL OFFICE, BANKSY, CONEY ISLAND, 2018
“Totalmente ao contrário do que ocorre na filosofia ↑ The Whip (O chicote), grafite do artista britânico Bansky, pintado
alemã, que desce do céu à terra, aqui se ascende da terra em muro do bairro do Brooklyn, em Nova York (EUA), 2018.
ao céu. [...] A moral, a religião, a metafísica e qualquer
outra ideologia, assim como as formas de consciência
que a elas correspondem, perdem toda a aparência de
autonomia. Não têm história, nem desenvolvimento; mas
os homens, ao desenvolverem sua produção material e seu
intercâmbio material, transformam também, com esta
sua realidade, seu pensar e os produtos de seu pensar.
Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que
determina a consciência. Na primeira maneira de consi-
derar as coisas, parte-se da consciência como do próprio
indivíduo vivo; na segunda, que é a que corresponde à vida
real, parte-se dos próprios indivíduos reais e vivos, e se
considera a consciência unicamente como a consciência
destes indivíduos que têm uma atividade prática.”
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 3. ed. São Paulo:
Livraria Editora Ciências Humanas, 1982. p. 37-38.
DOC. 3
Totalização do tempo de trabalho
“O imperativo neoliberal do desempenho transforma o tempo em tempo de trabalho. Ele totaliza o tempo de trabalho. A pausa é
apenas uma fase do tempo de trabalho. Hoje não temos nenhum outro tempo senão o tempo de trabalho. Assim, o trazemos não apenas
para as (nossas) férias, mas também para o (nosso) sono. Por isso dormimos inquietos hoje. Os sujeitos de desempenho esgotados
adormecem do mesmo modo com que uma perna adormece. Também o relaxamento não é mais do que uma modalidade do trabalho
na medida em que ele serve para a regeneração da força de trabalho. A recuperação não é o outro do trabalho, mas sim o seu produto.
Também o assim chamado desaceleramento não pode gerar um outro tempo. Ele é, igualmente, uma consequência, um reflexo do
tempo de trabalho acelerado. Ele apenas diminui a velocidade do tempo de trabalho, em vez de transformá-lo em um outro tempo. [...]
Na época das máquinas, o trabalho, simplesmente por causa da imobilidade das máquinas, era delimitável em relação ao
não trabalho. O local de trabalho, ao qual era preciso se dirigir por conta própria, se deixava separar claramente dos espaços de
não trabalho. Hoje essa delimitação é completamente suprimida em algumas profissões. O aparato digital torna o próprio tra-
balho móvel. Todos carregam o trabalho consigo como um depósito de trabalho. Assim não podemos mais escapar do trabalho.”
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2019. p. 64-65.
Veja respostas e orientações ATIVIDADES
no Manual do Professor.
COMPREENDER DOC. 3
DOC. 1 4. Que relação podemos estabelecer entre a sociedade digital
e a transformação do tempo em tempo de trabalho?
1. Explique a frase: “Não é a consciência que determina a
vida, mas a vida que determina a consciência”. 5. Reflita e escreva a respeito da influência do tempo de
trabalho contemporâneo em sua vida. De que forma
2. Qual é sua opinião sobre essa frase? Por exemplo, a sua existência é afetada por ele?
religião e a moral são autônomas ou são determinadas
pelo modo de existência de uma sociedade? RETOMAR
6. Responda às questões-chave do início deste capítulo.
DOC. 2
a) O que é mais-valia?
3. Estabeleça relações entre o grafite do artista Bansky e b) O que é e como se dá o processo de alienação do
a precarização do trabalho.
trabalhador?
c) Qual é a relação entre trabalho e vida no mundo atual?
234