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PARA ASSISTIR                    ser humano está condenado a ser livre”. Essa afirmação parece contraditória,
                                  uma vez que o conceito de obrigação se opõe ao de liberdade. No entanto, a
Gosto de cereja                   liberdade aqui é vista como algo inerente ao ser humano, por sua característica
Direção: Abbas Kiarostami         de “vir a ser”, que se completa durante sua existência.
País: França/Irã
Ano: 1997                                    “A escolha é possível num sentido, mas o que não é possível é não escolher. Posso sempre
Duração: 99 min                       escolher, mas devo saber que, se eu não escolher, escolho ainda. Isto, embora parecendo estri-
                                      tamente formal, tem uma importância muito grande, para limitar a fantasia e o capricho. Se é
Um dos filmes mais                    verdade que em face de uma situação [...] eu sou obrigado a escolher uma atitude, em que de toda
importantes da década de              maneira eu tenho responsabilidade duma escolha que, ligando-me por um compromisso, liga
1990, claramente influenciado         também a humanidade inteira, ainda que nenhum valor a priori determine a minha escolha,
pela filosofia existencialista,       essa nada tem a ver com o capricho [...].”
traz a história de um homem
que viaja pelas colinas de Teerã                                  SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 17.
em busca de alguém que o
ajude a morrer.                         Então, a liberdade é esse poder que o ser humano tem de se constituir
                                  constantemente e do qual ele não pode fugir; para Sartre, a liberdade e o ser
                                  humano se confundem.

                                  	↪	 Liberdade encarnada

                                        O filósofo francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) tem uma visão dife-
                                  rente da liberdade da consciência defendida por Sartre. Para ele, essa liberda-
                                  de não é absoluta, pois as decisões dos seres humanos são tomadas por uma
                                  consciência que não é apartada do mundo em que vivem.

                                        Porém, se o mundo condiciona nossa liberdade, ele também a possibilita, uma
                                  vez que está em um processo dinâmico de mudança, assim como a própria cons-
                                  ciência do ser humano. Dessa forma, seria impossível distinguir em nossas ações
                                  aquilo que é determinado pela situação e o que é fruto da liberdade individual.

                                        Além disso, a existência humana é compreendida por Merleau-Ponty como
                                  uma existência encarnada. O corpo é algo sensível, um suporte para as vivências
                                  perceptíveis que possibilita o diálogo entre a consciência e as coisas do mundo.

                                        Antes de ser pensada como conceito, a liberdade é vivida na atuação do
                                  ser humano sobre tudo o que o cerca e não pode, portanto, ser abstraída do
                                  mundo, como também não pode ser abstraída do corpo, pois a experiência só
                                  é possível pela existência corpórea e sua intermediação entre as coisas e as
                                  pessoas. A liberdade realiza-se, assim, na emaranhada teia da vivência humana.

                                                                                                                                                                CALVIN & HOBBES, BILL WATTERSON © 1986
                                                                                                                                                                   WATTERSON / DIST. BY ANDREWS MCMEEL SYNDICATION
                                  ↑ Tirinha de Calvin e Haroldo, de Bill Watterson, 1991. Que relação você identifica entre a fala de Haroldo e a
                                  filosofia de Sartre? Você concorda com a fala do personagem?

                                  		↪ Política: campo de manifestação da liberdade

                                        Para a filósofa alemã Hannah Arendt (1906-1975), a tradição filosófica dis-
                                  torceu a ideia de liberdade ao vinculá-la ao foro íntimo de cada indivíduo, algo
                                  interior que não se manifestaria publicamente e, portanto, seria desprovido de
                                  sentido político. De acordo com a concepção tradicional, o ser humano seria livre
                                  porque teria livre-arbítrio; o espaço próprio da liberdade seria o da consciência.

                                        Segundo a filósofa, essa desvinculação entre liberdade e política teria sido uma
                                  consequência da organização de Estados totalitários – como o nazista, o fascista e o

                                                                                                                CAPÍTULO 19: AS NOVAS FORMAS DE PODER E DE CONTROLE 237
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