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AS FILOSOFIAS PÓS-MODERNAS E O FIM
                                  DOS GRANDES RELATOS

                                    O que é identidade?
                                    O que é filosofia pós-moderna?

                                  ↻	Em busca de nossa identidade

                                                                      PETER MASON/STONE/GETTY I AGES

→ Composição digital que mostra   Eu, etiqueta
formas humanas representadas
como um código de barras              “[...] É doce estar na moda,
(2005). A imagem sugere               ainda que a moda
estreita ligação entre consumo e      seja negar minha identidade,
identidade na atualidade.             trocá-la por mil,
                                      açambarcando
    Veja respostas e orientações      todas as marcas registradas,
       no Manual do Professor.        todos os logotipos do mercado.
                                      Com que inocência demito-me
  	QUESTÕES                          de ser
                                      eu que antes era e me sabia
1.	 Segundo os versos de              tão diverso de outros, tão
    Drummond, o que é ne-             mim mesmo
    gar a própria identidade          ser pensante, sentinte e solidário
    ou “demitir-se” de ser o          com outros seres diversos e onisciente
    que era?                          de sua humana, invencível condição.
                                      ...
2.	 Em sua opinião, afirmamos         Já não me convém o título de homem
    ou não nossa identidade           Meu nome novo é coisa. Eu sou a coisa, coisamente.”
    ao consumir algo porque
    está na moda? Justifique.                         ANDRADE, Carlos Drummond de. “Eu, etiqueta”. In: Corpo. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 1985. p. 85-87.

3.	 O que é identidade?                 Quem somos? O que queremos ser? Não é fácil responder a essas questões
                                  na sociedade da informação rápida, do consumo frenético e das numerosas pos-
                                  sibilidades que surgem e desaparecem a cada dia. O poema do mineiro Carlos
                                  Drummond de Andrade chama atenção para a perda de identidade no império
                                  das mercadorias, das marcas e dos logotipos, como se o ser humano se coisi-
                                  ficasse, isto é, se tornasse uma coisa como qualquer outra. Nossa identidade
                                  está perdida entre os milhões de consumidores que frequentam os shopping
                                  centers? Será que a soma de nossas escolhas diante de tantas possibilidades
                                  presentes na sociedade contemporânea nos faz únicos, afirmando nossa iden-
                                  tidade? Afinal, o que é ter uma identidade?

                                  CAPÍTULO 25:  AS FILOSOFIAS PÓS-MODERNAS E O FIM DOS GRANDES RELATOS 303
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