Page 308 - PNLD 2026 - FILOSOFIA
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Pois bem, segundo Lyotard, esses grandes re-                                                                                                                                 AP PHOTO/IMAGEPLUS
latos perderam o vigor e caíram em descrédito na
sociedade atual, pois não só falharam em relação                                          ↑ Máquinas em uma linha de produção de automóvel em Wolfsburg,
às suas promessas, como também não conseguiram                                            Alemanha. Foto de 2016. Na sociedade contemporânea, o saber
legitimar ou estabelecer relação com a nova situa-                                        informatizado é um instrumento a serviço do aumento da produtividade
ção surgida em decorrência do desenvolvimento da                                          e da competitividade das empresas.
economia capitalista e do saber científico – o perío-
do pós-industrial ou capitalismo tardio.                                                             “[...] o que está em questão não é a verdade, mas o de-
                                                                                              sempenho [...]. O Estado e/ou a empresa abandona o relato
Os pequenos relatos                                                                           de legitimação idealista ou humanista para justificar a nova
                                                                                              disputa: no discurso dos financiadores de hoje, a única dispu-
      Com o fim dos grandes relatos justificadores                                            ta confiável é o poder. Não se compram cientistas, técnicos e
das regras e legitimadores da verdade e da moral,                                             aparelhos para saber a verdade, mas para aumentar o poder.”
restaram, segundo Lyotard, muitos pequenos rela-
tos, o que Wittgenstein chamou de jogos de lingua-                                            LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 14. ed. Rio de Janeiro:
gem. Não há um grande jogo (grande narrativa) que                                                                                                      José Olympio, 2011. p. 83.
legitime e subordine todos os demais ou estabeleça
um consenso totalizante. Existem apenas leituras,                                               O saber científico-tecnológico-informacional
interpretações diversas, jogos variados de lingua-                                        não visa à descoberta de uma verdade ou ao pra-
gem que se autorregulam e que podem surgir com                                            zer, mas está voltado para a eficácia e a melhoria
a mesma facilidade com que desaparecem.                                                   do desempenho dos processos produtivos por meio
                                                                                          do desenvolvimento de técnicas que aumentem a
           “Esta ‘atomização’ do social em flexíveis redes de jogos                       produtividade.
    de linguagem pode parecer bem afastada de uma realidade
    moderna que se representa antes bloqueada pela artrose                                      O saber informatizado é cada vez mais impor-
    burocrática.”                                                                         tante nos processos de produção, pois se consti-
                                                                                          tui na peça-chave na acirrada disputa científica e
     LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna 14. ed. Rio de Janeiro:               tecnológica que mobiliza Estados e empresas em
                                                              José Olympio, 2011. p. 31.  todo o mundo. Isso significa que o saber técnico-
                                                                                          -científico, além de ser uma mercadoria valiosa, está
      Aos grandes relatos correspondia a ideia ilu-                                       relacionado diretamente ao poder. A competição po-
sória de uma unidade histórica e social. O mundo                                          lítica, industrial, comercial e militar pelo domínio
pós-moderno, em contrapartida, é multifacetado e                                          desse conhecimento é uma das características da
fragmentário, sempre sujeito a inovações (novos jo-                                       sociedade contemporânea.
gos) e renovações. Essas características trazem um
conjunto de problemas, como a instabilidade, que se                                       Artrose burocrática: alusão à doença inflamatória que afeta as articulações causan­
manifesta de diversas formas. No entanto, segundo                                         do limitações funcionais e, em estágio avançado, podendo levar à incapacidade
o filósofo, isso não deveria provocar nostalgia dos                                       física. Assim, nesse contexto, a “artrose burocrática” provoca limitações, inflexi-
grandes relatos modernos, que não correspondiam                                           bilidade e, consequentemente, impede as mudanças.
à realidade e criavam um falso consenso de unidade
e bem-aventurança.                                                                        Atomização: divisão em unidades muito pequenas.

      Alguns críticos dos grandes relatos afirmam                                         		↪ Derrida e a desconstrução do
que os discursos universalizantes eram disfarces                                              logocentrismo
para encobrir uma visão de humanidade branca,
heterossexual e europeia. Assim, o fim das grandes                                              O argelino-francês Jacques Derrida (1930-2004)
narrativas e a valorização dos pequenos relatos fa-                                       é conhecido como o filósofo da desconstrução.
voreceram as políticas multiculturalistas e o respei-                                     Seguindo a trilha iniciada por Friedrich Nietzsche,
to às etnias, às minorias, à diversidade sexual etc.,                                     ele empreendeu uma profunda crítica ao que cha-
possibilitando novos olhares para a diferença. Em                                         mou de logocentrismo ocidental. Para o filósofo, o
outras palavras, esses críticos afirmam que os jo-                                        pensamento teria como centro o logos, entendido,
gos linguísticos, considerados independentes e sem                                        sobretudo, como razão. A história do Ocidente seria
hierarquia, estimulam a coexistência de múltiplas
formas de viver e ver o mundo.

O saber na sociedade informatizada

      Outra contribuição importante de Lyotard para
a compreensão da condição pós-moderna foi sua
reflexão sobre o saber contemporâneo, mais espe-
cificamente o científico. Ao ser informatizado, isto é,
conformado em linguagem computacional, o saber
foi profundamente alterado.

306 UNIDADE 5: O MUNDO EM CONFLITO
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