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Para que a democracia funcione de maneira justa e eficaz, é essencial em sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo, o sociólogo
que os três poderes estejam sempre em equilíbrio. Cada um tem suas analisa em detalhes como valores culturais e religiosos influenciam a
funções específicas, mas se controlam mutuamente, para que nenhum relação entre trabalho e economia.
deles adquira poder excessivo.
Weber argumenta que a ética protestante, com sua ênfase na disciplina,
Como dissemos, o Executivo pode sugerir novas leis e vetar algumas no individualismo e no trabalho árduo, ajudou a moldar o espírito capita-
aprovadas pelo Legislativo. Este, por sua vez, deve fiscalizar o Executivo lista. Ele vê o trabalho não apenas como um meio de sobrevivência, mas
para garantir que ele não abuse de seu poder. O Judiciário verifica se as também como uma forma de expressão cultural e moral.
leis e ações dos outros poderes estão de acordo com a Constituição, e
pode anular decisões e ações que sejam ilegais ou injustas. Esse sistema Esse pensador também destacou a burocratização e racionalização das
de controle mútuo ajuda a manter o equilíbrio e a justiça, garantindo sociedades modernas, que transformam os trabalhadores em peças de
que todos os poderes ajam de acordo com as regras e protejam os uma grande máquina impessoal, resultando em alienação e perda de
direitos dos cidadãos. autonomia. Chamou essa estrutura de “jaula de ferro”, que desumaniza
os trabalhadores ao reduzir seu papel à simples execução de funções
Esse sistema de “pesos e contrapesos” entre os três poderes atua como repetitivas e controladas por sistemas burocráticos.
uma rede de segurança que protege a liberdade e os direitos dos ci-
dadãos. Com esse equilíbrio, o governo pode funcionar de forma mais Nos dias de hoje, a precarização do trabalho se manifesta em novas
eficaz e responsável, assegurando que as decisões tomadas represen- formas, como o trabalho temporário, a economia gig e a automação.
tem verdadeiramente as necessidades e os interesses da população de Filósofos contemporâneos, como o estadunidense Michael Hardt e o
maneira justa. O sistema funciona, assim, como uma peça-chave para italiano Antonio Negri, discutem como o capitalismo globalizado inten-
garantir a justiça e a equidade na administração pública, promovendo sifica essas condições.
um governo representativo que respeite os direitos de todos. Como
afirmou o filósofo francês Montesquieu, “para que não se possa abusar Hardt e Negri exploram a ideia de “trabalho imaterial”, isto é, aquele
do poder, é preciso que o poder limite o poder”. que não se limita às fábricas, mas se estende para a criação de valor
intelectual e emocional. Eles argumentam que a precarização moderna
PODCAST 3 está profundamente ligada à globalização e ao aumento da flexibilidade
do trabalho, que muitas vezes resulta em maior vulnerabilidade para
TEMA: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO os trabalhadores.
Abordaremos nesse podcast o fenômeno da precarização do trabalho
com base em algumas reflexões críticas e filosóficas, investigando como Para compreender a precarização do trabalho sob uma perspectiva mais
alguns pensadores, ao longo da história, compreenderam e criticaram ampla, recorremos à filósofa alemã Hannah Arendt, que, em sua obra
as condições laborais adversas. Vamos começar entendendo o que sig- A condição humana, explora a diferença entre trabalho, obra e ação.
nifica a precarização do trabalho e como ela se manifesta na sociedade
contemporânea. Arendt distingue o trabalho, que é a atividade necessária para a sobre-
vivência, da obra, que é a criação de algo duradouro, e da ação, que se
A precarização do trabalho é caracterizada essencialmente por inse- refere à capacidade humana de iniciar algo novo e de interagir politica-
gurança no emprego, baixos salários, falta de benefícios e instabilidade mente. No mundo contemporâneo, o trabalho tornou-se cada vez mais
das condições trabalhistas. Para compreender melhor essas questões, dominado pela precariedade, reduzindo os seres humanos à condição
vamos recorrer às análises filosóficas que nos ajudam a entender o de trabalhadores temporários e descartáveis, desprovidos do tempo e
impacto desse fenômeno em nossas vidas. das condições para realizar obras significativas ou agir politicamente.
Para muitos, o filósofo e sociólogo alemão Karl Marx é um dos pensado- Ainda segundo a filósofa, essa desumanização do trabalho ameaça o
res mais relevantes quando se trata da análise do trabalho e da explo- potencial criativo e a capacidade dos indivíduos de se engajarem como
ração. Em suas obras, especialmente em O capital, Marx examina como cidadãos plenos na sociedade. A precarização, então, não afeta apenas
o sistema capitalista cria e perpetua a precariedade dos trabalhadores. o sustento dos trabalhadores, mas também seu lugar no mundo público
e sua realização pessoal.
Ele argumenta que a exploração dos trabalhadores é uma característica
intrínseca ao capitalismo. Descreve como os capitalistas se apropriam Nos dias de hoje, é crucial refletir sobre o que podemos fazer para
da mais valia – nome atribuído à diferença entre o valor produzido enfrentar a precarização do trabalho. A filosofia nos oferece uma lente
pelo trabalhador e o salário pago a ele –, e dela retiram seu lucro. Tal crítica para entender essas questões, mas também nos desafia a buscar
processo resulta em desigualdade econômica e social, sobrepondo-se soluções que promovam a dignidade e a justiça no mundo do trabalho.
ao bem-estar dos trabalhadores.
Seja por meio de reformas políticas, movimentos sociais ou mudan-
Max Weber, também alemão, abordou o tema sob uma perspectiva dife- ças culturais, a luta contra a precarização do trabalho é uma jornada
rente. Ele não tratou especificamente da precarização do trabalho, mas, contínua. Que possamos, inspirados também pela reflexão filosófica,
encontrar caminhos para um futuro mais justo e equitativo para todos.
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