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ATIVIDADES UNIDADE 6
ANALISAR Veja respostas e orientações
no Manual do Professor.
1. Leia os textos e responda às questões propostas.
“Na verdade, a maioria das pessoas acredita que a tecnologia é uma amiga leal. Há duas razões para isso. Primeiro, a
tecnologia é uma amiga. Torna a vida mais fácil, mais limpa e mais longa. Pode alguém pedir mais de um amigo? Segundo, por
causa de seu relacionamento longo, íntimo é inevitável com a cultura, a tecnologia não convida a um exame rigoroso de suas
próprias consequências. [...] Mas, é claro, há o lado nebulosos desse amigo. Suas dádivas têm um pesado custo. Exposto nos
termos mais dramáticos, pode-se fazer a acusação de que o crescimento descontrolado da tecnologia destrói as fontes vitais de
nossa humanidade. [...] Em suma, a tecnologia tanto é amiga como inimiga.”
POSTMAN, Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994. p. 12.
“Dissolvendo as antigas fronteiras, o mundo virtual da comunicação conquista novas terras: junta-se às deslocações e,
frequentemente, substitui-as. As páginas do antigo atlas de geografia prolongam-se em redes que fazem troça das costas, das
alfândegas, dos obstáculos, naturais e históricos, de que mapas, fiéis, desenhavam outrora a complexidade; a passagem das
mensagens ultrapassa as rotas das peregrinações. Tal como as ciências e as técnicas que, atualmente, se dedicam mais ao pos-
sível do que à realidade, também os nossos transportes, os nossos encontros e os nossos habitats se tornam frequentemente
mais virtuais do que reais. Poderemos nos habitar em semelhantes virtualidades”
SERRES, Michel. Atlas. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. p. 12-13.
a) Levando em consideração os estudos nesta unidade e a leitura dos textos, por que a tecnologia pode ser ao mesmo
tempo nossa amiga e inimiga?
b) Quais são novas terras do mundo virtual da comunicação, segundo Serres?
2. Leia o texto de Jürgen Habermas e responda: você concorda com as afirmações feitas? Explique sua resposta.
“De um lado, o ser orgânico que cresceu naturalmente se funde com o ser produzido de forma técnica; de outro, a pro-
dutividade do intelecto humano separa-se da subjetividade vivenciada. Pouco importa se nessas especulações se manifestam
ideias malucas ou prognósticos dignos de serem levados a sério, necessidades escatológicas postergadas ou novas variedade
de uma science-fiction-science. Para mim, tudo isso serve apenas como exemplo de uma tecnicização da natureza humana, que
provoca uma alteração da autocompreensão ética da espécie [...].”
HABERMAS, Jürgen. O futuro da natureza humana: a caminho de uma eugenia liberal? 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. p. 58-59.
3. Observe a imagem a seguir, do artista performático cipriota Stelarc, e a relacione ao pensamento transumanista sobre
a limitação do corpo.
REPRODUÇÃO/CORTESIA DO ARTISTA Cipriota: originário do Chipre.
↑ Brazos múltiples, performance de Stelarc.
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