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“A humanidade incômoda”: arte e                                   a abraçar a vida através da arte quando os assombrava
resistência em tempos infernais                                   a morte pode inspirar em nós a resistência, a revolta, a
                                                                  rebeldia da imaginação, não importa os tempos que nos
      No texto a seguir, o filósofo argentino Eduardo             calhe viver. Essa paixão fala do que significa não baixar a
Pellejero (1974) destaca a função da arte como                    cabeça nem sequer no cadafalso. E eu não consigo imagi-
instrumento de resistência à opressão e ao em-                    nar uma expressão mais engajada da arte, na verdade não
brutecimento do indivíduo e como expressão que                    consigo. A arte exige de nós um engajamento total (com
dá sentido à existência.                                          o real), mas não há engajamento sem paixão – é disso
                                                                  que falam todas essas histórias. Perante o horror, esses
           “[...] o que pode significar a liberdade em condições  artistas continuaram a fazer o seu trabalho, a cultivar a
    de opressão, em estado de guerra, na clandestinidade? O       imagem e a palavra, a fazer da vida algo pelo qual vale a
    que é da soberania da arte quando é obrigada a recolher-se    pena lutar – enquanto os homens se matavam entre si.
    nos porões e nos sótãos? [...]                                Sobrepondo-se ao medo, respondendo ao terror por vias
                                                                  travessas, pintaram, escreveram, pensaram. Contra a vio-
           De Myriam Lévy só restou uma rainha de espadas,        lência levantaram testemunho, aos discursos opuseram
    torturada, aberta ao meio, esvaindo-se em sangue, mas         metáforas. Na sua total inutilidade, na sua persistência
    também, inesperadamente, florescendo. O que era ain-          pueril, na sua heroica desesperança, travaram uma guerra
    da capaz de florescer no coração desgarrado de Myriam         à guerra. [...]
    Lévy? Desenhada com carvão sobre um pedaço de papel,
    a sua rainha ainda fala da vida no campo onde haveria                Desprovidos de qualquer poder, os artistas nunca
    de encontrar a morte. Esse testemunho espantoso e co-         deixam de exercer uma certa potência, nem nas situações
    movedor, que dá conta da fragilidade e da contingência        mais desfavoráveis. Como Juan Gris, como Picasso, como
    da existência, não quer ser visto como um monumento,          Bonard e Matisse, muitos artistas continuaram a pintar
    mas apenas como uma imagem, como um reflexo do                durante a guerra – a pintar as mesmas coisas de sempre.
    devir da nossa consciência. Logo, se trata menos de um        O mundo não fazia sentido para eles sem a pintura. Como
    rasto que de um sinal – a nós, resta-nos decifrá-lo. Com      poderia o mundo renascer das cinzas se desistissem dessa,
    os materiais que estavam ao seu alcance, muitos outros        a sua paixão? [...]
    homens e mulheres tentaram conjurar a escuridão no
    meio do desastre. E mesmo quando grande parte dessas                 Ao contrário dos seus colegas, Roger Bissière deixou
    obras tivessem por objeto a morte – como O triunfo, de        de pintar no começo da guerra e, recolhido no interior do
    Felix Nussbaum, também morto em Auschwitz –, falam            país, se dedicou ao trabalho da terra, no qual encontrou
    de uma vida intensa, que não admitia ser apagada sem          a força para resistir. [...] Numa carta dirigida ao seu filho,
    resistência.                                                  quase já no final da guerra, escreveu: ‘Nas suas horas de
                                                                  solidão, faça como eu, filho, pense na pintura, pense em
           [...] É possível deslocar a luta para o terreno das    quadros que gostaria de pintar, acumule em você o desejo
    imagens e das palavras? Pode ser a arte, como afirmara        de criar algo. Isso por si só enche a vida e, apesar de todas
    Picasso, “um instrumento de guerra contra o inimigo”?         as misérias, dá um sentido à existência, que sem a pintura
    Em 1914, a arte e o pensamento alimentavam a guerra           seria desesperadamente vazia’.”
    (Bergson, Cendrars, Apollinaire e Faure numa trincheira,
    Kandinsky, Marc e Mann na outra). Em 1939, lhe oferecem          PELLEJERO, Eduardo. “A humanidade incômoda”: arte e resistência
    a única resistência que parece possível. Não há lições a          em tempos infernais. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do
    extrair do que aconteceu nos campos – do horror se segue       Pará (IHGP), Belém, v. 4, n. 2, p. 213-224, jul./dez. 2017. Disponível em:
    qualquer coisa. Mas a paixão daqueles que continuaram            https://ihgp.net.br/revistaojs/index.php/revihgp/article/view/169/137.

                                                                                                                        Acesso em: 18 set. 2024.

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    ANALISAR                                                          CRIAR UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICA

1.	 Myriam Lévy viveu na França ocupada pelos nazistas.           4.	 Os sentimentos transmitidos pela arte, bem como a
    Em 1941, ela desenhou Uma carta de jogo de tarô em                mensagem que ela comunica em contextos dramáticos
    um campo de concentração, onde morreu. Releia a                   como guerras e revoluções, podem variar de acordo
    descrição da imagem feita pelo autor e procure recriá-            com a condição social e a posição política do artista.
    -la com base no que você imaginou, considerando as                Forme um grupo com três colegas e escolham uma das
    informações que tem sobre a obra e a história pessoal             revoluções estudadas nesta unidade para criar duas
    de Myriam Lévy.                                                   produções artísticas. Escolham a técnica e a linguagem
                                                                      que desejarem: desenho, quadrinhos, fotografia, vídeo,
2.	 Uma das questões propostas pela estética é a da fun-              colagem, escultura em argila etc. Procurem expressar
    ção da arte. Que funções da arte o autor destaca em               diferentes pontos de vista e percepções do mesmo
    seu texto?                                                        acontecimento histórico.

3.	 Com base no que você estudou nesta unidade, aponte
    outras funções que a arte pode ter.

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