Page 350 - PNLD 2026 - FILOSOFIA
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Nos textos, nem sempre, ou na maioria das vezes,
os argumentos estão claramente enunciados. O esforço,
para quem pretende ter clareza do que está sendo dito,
é separar o argumento do conjunto do texto, evidenciar
as premissas (explícitas e implícitas) e a conclusão, para
posteriormente analisá-lo.
EXERCITAR A ARGUMENTAÇÃO
1. Ordene o argumento no texto a seguir, para deixá-lo mais claro.
"— O problema é este: se os nossos folhetos deixarem agora
de ser propagados na fábrica, esses policiais tirarão conclusões
deste fato e servir-se-ão disso contra Paulo e contra os camaradas
de prisão.
— Como pode ser isso? — exclamou a mãe, inquieta.
— É muito simples — respondeu suavemente Igor. — Por
vezes, também os policiais fazem argumentos justos. Pense nisso:
havia Paulo, havia folhetos e brochuras; deixa de haver Paulo, deixa
de haver folhetos e brochuras. Conclusão: era ele que os distribuía,
não é verdade? Aí chegados, os policiais vão começar a interrogá-lo
a fundo; eles gostam disso, de meter os dentes em alguém até que
não fique senão poeira. (Extraído do livro A mãe, de Gorki."
NAHRA, Cinara; WEBER, Ivan Hingo. Através da lógica. 3. ed. Petrópolis: Vozes,
1997. p. 116-117.
2. Elabore um contra-argumento em relação ao trecho citado.
348 UNIDADE 6: UM MUNDO PLURAL