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Tecnocrata: estadista ou alto funcio-  Repensando a relação entre o ser humano e a natureza
 nário que busca soluções técnicas
 e racionais para os problemas, sem           Diante dessa difícil situação, é preciso repensar nossa relação com a na-
 considerar o aspecto humano.           tureza. Será que uma nova maneira de pensar sobre a natureza pode mudar
                                        essa situação? O que pode ser feito?
      PARA ASSISTIR
                                              Estabelecer novo entendimento da natureza e de nossa relação com ela
     O que é ação climática? A          é o pressuposto de uma mudança. As reflexões filosóficas podem nos ajudar
     ativista brasileira Paloma         a fazer isso. Temos de repensar a natureza, refletir sobre as relações que
     Costa explica                      estabelecemos com ela e sobre nossas ações. Devemos pensar sobre o que
     Produtora: ONU Brasil              queremos, o que devemos fazer e como pretendemos viver.
     Disponível em: https://
     youtu.be/Eih-TW7Fl7o.                    No início da década de 1970, alguns pensadores começaram a refletir de
     Acesso em: 25 ago. 2024.           maneira mais intensa sobre as questões ecológicas. Deram tal importância à
     Duração: 2 min 56                  preocupação com a relação entre o ser humano e a natureza que passaram a
                                        utilizar termos como “ecosofia” e “ecofilosofia” para designar um novo campo
     O vídeo trata de ações que         de estudo ou de preocupação. O pensamento filosófico voltou-se novamente
     podem melhorar a médio             para a natureza, mas também para a atuação do ser humano. Preocupações
     e longo prazo os padrões           relacionadas a esses temas, como vimos, estavam na origem da filosofia.
     de temperatura e clima,            No entanto, grande parte das complexas questões que atingem as socieda-
     favorecendo a restauração          des contemporâneas não era problematizada no mundo grego pré-socrático.
     de sistemas naturais               Diante da situação atual do planeta, o papa Francisco publicou, em 2015, uma
     e colaborando com a                encíclica denominada Laudato Si, também conhecida como “Encíclica Verde”,
     preservação de vida na Terra.      alertando para a terrível degradação do ambiente natural e humano. Nela, o
                                        religioso afirmou: “A Terra, nossa casa, parece transformar-se cada vez mais
A Carta Encíclica Laudato Si, do Santo  num imenso depósito de lixo”.
Padre Francisco, está disponível no
link: https://www.vatican.va/content/         De acordo com o filósofo e psicanalista francês Félix Guattari (1930-1992),
francesco/pt/encyclicals/documents/     as reflexões contemporâneas não podem se restringir à contemplação da
papa-francesco_20150524_enciclica-      natureza nem dissociar o meio ambiente da realidade social – constituída de
laudato-si.html. Acesso em: 25 ago.     complexas relações culturais, econômicas e políticas – sem levar em conta a
2024.                                   mentalidade do indivíduo contemporâneo. Para Guattari, uma mudança pro-
                                        funda e efetiva da nossa sociedade depende de uma visão e de ações mais
                                        amplas – políticas e éticas – que abarquem três tipos de ecologia: a do meio
                                        ambiente, a das relações sociais e a da subjetividade, esferas que devem estar
                                        articuladas para esclarecer a situação da realidade natural e humana em sua
                                        totalidade.

                                                   “É evidente que uma responsabilidade e uma gestão mais coletiva se impõem para orientar
                                            as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas. Não podemos nos deixar guiar
                                            cegamente pelos tecnocratas dos aparelhos de Estado para controlar as evoluções e conjurar
                                            os riscos nesses domínios, regidos no essencial pelos princípios da economia de lucro. Certa-
                                            mente seria absurdo querer voltar atrás para tentar reconstituir as antigas maneiras de viver.
                                            Jamais o trabalho humano ou o habitat voltarão a ser o que eram há poucas décadas, depois
                                            das revoluções informáticas, robóticas, depois do desenvolvimento do gênio genético e depois
                                            da mundialização do conjunto dos mercados. A aceleração das velocidades de transporte e de
                                            comunicação, a interdependência dos centros urbanos [...] constituem igualmente um estado
                                            de fato irreversível que conviria antes de tudo reorientar.”

                                                                                            GUATTARI, Félix. As três ecologias. 11. ed. Campinas: Papirus, 2001. p. 23-24.

                                              A ciência e a técnica devem ser reorientadas para finalidades mais humanas,
                                        segundo Guattari. Os seres humanos não devem ser guiados cegamente por
                                        tecnocratas orientados por interesses da sociedade capitalista. Claro está que
                                        se trata de uma reorientação de acordo com a qual se leva em conta a situação
                                        econômica, cultural e política contemporânea, e não a volta ao passado, no
                                        qual as conquistas humanas, como as revoluções da informática, da robótica
                                        e da genética, entre outras transformações recentes, com seus benefícios e
                                        malefícios, não existiam.

                                              No mesmo campo de preocupação, mas com formulações distintas, o filó-
                                        sofo norueguês Arne Naess (1912-2009) criou o conceito de ecologia profunda.
                                        Ele criticou a visão sobre a natureza predominante no mundo e propôs mudan-
                                        ças de ordem política, social e econômica para a existência harmoniosa entre
                                        os seres vivos, ideias expostas no Manifesto da ecologia profunda:

40 UNIDADE 1: O MUNDO EM EXPANSÃO
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