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Intrínseco: no contexto, o que tem “1. O bem-estar e o florescimento da vida humana e não humana sobre a Terra são valores
valor e importância por si mesmo, em si mesmos. Esses valores são independentes da utilidade do mundo não humano para os
independentemente de sua relação fins do ser humano.
com as outras coisas.
2. A riqueza e a diversidade das formas de vida contribuem para a realização desses valores
Tangível: material; palpável. e também são, em consequência, valores em si mesmos.
3. Os humanos não têm o direito de reduzir essa riqueza e essa diversidade, salvo para
satisfazer as necessidades vitais.
4. O florescimento da vida e da cultura humanas é compatível com uma redução subs-
tancial da população humana. O florescimento da vida não humana requer esse abaixamento.
5. A intervenção humana no mundo não humano é atualmente excessiva. E a situação
vai degradando rapidamente.
6. No plano das estruturas econômicas, tecnológicas e ideológicas, temos de mudar nossas
orientações políticas de forma drástica. A situação resultante será profundamente diferente
da atual.
7. A mudança ideológica consiste principalmente em valorizar a qualidade da vida (de
viver em situações de valor intrínseco), mais que em tratar sem cessar de conseguir um nível
de vida mais elevado. Terá de se produzir uma tomada de consciência profunda da diferença
que há entre o crescimento material e o crescimento pessoal, independente do acúmulo de
bens tangíveis.
8. Os que assinam os pontos que acabam de ser enunciados têm a obrigação direta ou
indireta de agir para que se produzam essas mudanças, necessárias para a sobrevivência de
todas as demais espécies do planeta, incluindo a do ser humano.”
NAESS, Arne; SESSIONS, George. Manifesto da ecologia profunda. Disponível em: http://archivosagenda.org/pt/
manifesto-da-ecologia-profunda. Acesso em: 11 jan. 2016.
Nesse manifesto, a vida em geral na Terra e sua diversidade são compreen-
didas como bens em si, cujo valor está desatrelado da utilidade que podem ter
para o ser humano. No entanto, para que a vida terrestre com sua diversidade
seja preservada, o ser humano tem de mudar drasticamente sua orientação
econômica, tecnológica e ideológica. Isso significa que a humanidade deve rever
sua organização econômica e sua forma de consumo, reorientar a utilização da
tecnologia, além de repensar a maneira como entende a natureza e se relaciona
com ela.
ZOLTRON./ACERVO DO ARTISTA
↑ Grafite do artista Zoltron. Foto de 2014. Em suas obras, Zoltron procura desenvolver
uma arte urbana em estreita conexão com a natureza, propondo a retomada do espaço
dos elementos naturais nos grandes centros, o que seria condição para uma relação mais
saudável entre os moradores da cidade e o meio ambiente.
CAPÍTULO 3: A DESCOBERTA DA NATUREZA: OS PRÉ-SOCRÁTICOS 41