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Ascese: conjunto de preceitos severos O mesmo aconteceu na evangelização dos povos germânicos. Elementos
que visam atingir o aperfeiçoamento essenciais da cultura militarista e guerreira germânica, como a violência e a
espiritual e agradar a Deus. Esses pre- força, foram ressignificados na cultura cristã, passando a representar o valor
ceitos incluem a renúncia aos prazeres heroico e combativo dos mártires e a identificar a abnegação dos monges e
carnais, a reclusão, a disciplina no tra- monjas dos mosteiros como exemplos de soldados de Deus.
balho, o desprendimento em relação
aos bens materiais e as orações. O principal meio de cristianização adotado pela Igreja era a conversão de
reis e chefes guerreiros. A aliança da Igreja com as autoridades germânicas foi
Ordem beneditina: fundada por Bento essencial na conversão do conjunto da população. Nessa obra de evangelização,
de Núrcia (480-547), a primeira or- os mosteiros cumpriram um papel decisivo, como veremos a seguir.
dem religiosa católica e de clausura
monástica. Os mosteiros na Idade Média
Ressignificar: atribuir um novo signifi- A cristianização da Europa foi um processo lento e marcado por fortes
cado a algo ou a alguém. resistências. Povos que haviam sido cristianizados retornaram aos ritos pagãos
em vários momentos, como os tchecos, os lituanos e os suecos. Revoltas cam-
Veja respostas e orientações ponesas contra a nova fé eclodiram na Polônia, que depois disso retomou o
no Manual do Professor. paganismo. Apenas no final do século XIII, com o uso da força, da conversão de
reis e por meio de uniões dinásticas, a cristandade havia triunfado na Europa.
QUESTÕES
O grande desafio da Igreja foi a evangelização do meio rural, local onde as
1. Que relação é possível tradições têm longa duração e, por isso, os ritos pagãos demoraram a ceder
estabelecer entre a re- à nova fé. Nesse trabalho de conversão do campo, o mérito maior coube aos
sistência de povos pagãos mosteiros. Com suas oficinas, conservatórios de técnicas artesanais e artísticas,
à aceitação da nova fé e bibliotecas de estudo e celas de repouso e reflexão espiritual, o mosteiro foi o
a recusa dos estaduni- grande centro da civilização medieval até por volta do século XI.
denses a adotar o sistema
internacional de medidas, O mosteiro de Montecassino, na Itália, construído em 529 para ser a pri-
que você estudou no meira casa da ordem beneditina, tornou-se um modelo de vida monástica na
capítulo 1? Europa medieval. O exemplo beneditino foi depois seguido por outras ordens
monásticas. As regras no mosteiro combinavam atividades econômicas, redação
2. Considerando o que você e produção de iluminuras para os manuscritos, ascese espiritual e trabalho mis-
estudou sobre o tempo sionário de irradiação da fé cristã. As regras incluíam ainda abrigo aos viajantes,
dos cristãos, qual seria auxílio aos pobres e necessitados, a pobreza e o ensino.
o sentido da vida de pri-
vações e isolamento nos A partir do século V, os mosteiros se espalharam pela Irlanda e de lá se
mosteiros medievais? disseminaram pela Inglaterra, Escócia, França, Alemanha e Bélgica.
Foi também no interior dos mosteiros que pensadores cristãos procuraram
salvar obras importantes da Antiguidade clássica, como textos de Aristóteles, de
medicina, astronomia, retórica e do direito romano. Nas bibliotecas, os monges
executaram ainda uma das tarefas mais preciosas da Europa medieval: a cópia
de manuscritos antigos.
MRUGAS PHOTOGRAPHY/SHUTTERSTOCK.
↗ O antigo Mosteiro de
Montecassino foi destruído
várias vezes ao longo da história.
A última foi em 1944, durante
a Segunda Guerra Mundial,
destruído pelas forças aliadas.
Na foto, vista da atual Abadia de
Montecassino, situada no alto do
Monte Cassino, na Itália.
CAPÍTULO 7: A EUROPA, A ÁFRICA E O ISLÃ ENTRE OS SÉCULOS VII E XV 85