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Idílico: bucólico, puro. ↻ A construção de uma identidade nacional:
o que significa ser brasileiro
Muitos países que foram colônias europeias precisaram, após suas inde-
pendências, construir uma identidade própria, capaz de diferenciá-los de suas
antigas metrópoles e de criar os vínculos necessários para o estabelecimento
de uma nova nação. Cada país elegeu seus símbolos, heróis, valores e narrativas
que contribuíram diretamente para a construção de sua identidade nacional.
No Brasil, isso não foi diferente. Com a proclamação da independência, em
1822, o país precisava garantir não só a separação política e econômica em relação a
Portugal, mas também construir uma identidade capaz de criar uma representação
da unidade nacional em um território extenso e marcado por grandes diferenças
regionais e étnicas. Logo, a construção de uma identidade nacional figurava, antes
de mais nada, como uma estratégia política para legitimar o Estado brasileiro.
Entre os vários esforços destinados à construção do Brasil enquanto
Estado-nação, destaca-se a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
(IHGB), em 1839. O IHGB foi um importante agente na produção e na organi-
zação da narrativa nacional. Entre os materiais que produziu e os estudos que
patrocinou, ele acabou disseminando a noção de que a especificidade do Brasil
enquanto nação devia-se à sua história marcada pela relação entre brancos,
indígenas e negros. Esse entendimento e esse discurso seriam, por muito tempo,
a principal base interpretativa de nossa identidade nacional.
↪ Literatura, romantismo e a identidade nacional no
Brasil
As artes são importantes mecanismos na configuração das identidades
nacionais, pois, por meio da música, das artes plásticas e da literatura, por
exemplo, as nações criam narrativas sobre si e sobre suas histórias, que serão
difundidas e transmitidas entre as gerações.
No Brasil, a literatura romântica teve um papel de destaque no processo
de composição da identidade nacional brasileira. Entre seus principais autores,
destaca-se José de Alencar (1829-1877). Em suas obras, a natureza brasileira
ganha um caráter idílico e exuberante, sendo um importante elemento na cons-
trução de suas narrativas. Foi com base nela que o autor criou o pano de fundo
de O Guarani, uma de suas principais obras, publicada em 1857.
MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES, RIO DE JANEIRO
→ O romantismo contribuiu para
a construção de uma narrativa
capaz de assimilar e incorporar os
indígenas na história da nação. Na
imagem, a tela Primeira missa no
Brasil, de Victor Meirelles (1832-
1903), pintada em 1861, que pode
ser considerada uma expressão
dessa escola artística.
CAPÍTULO 5: O QUE É SER BRASILEIRO? 61