Page 68 - PNLD 2026 - SOCIOLOGIA
P. 68

1.	 Em um grupo de até três integrantes, pesquisem pelo menos três canais ou vídeos de
                                        brasileiros contando sobre suas experiências no exterior e sobre as diferenças culturais
                                        que perceberam. Formem um grupo nas redes sociais ou em aplicativos de trocas de
                                        mensagens, para decidir quais serão os melhores canais ou vídeos para essa atividade.
                                        Antes de tomarem a decisão final, consultem o professor, para terem certeza de que o
                                        vídeo escolhido será adequado para a atividade.

                                        Depois, descrevam:
                                        a)	quem são essas pessoas (qual o gênero, a raça, a idade etc.);
                                        b)	de que lugar do Brasil elas são;
                                        c)	em que país elas passaram a viver;
                                        d)	o que relatam sobre o que é ser brasileiro vivendo no exterior.

                                    2.	 O que vocês conseguiram concluir sobre o que é a experiência de ser brasileiro para essas
                                        pessoas? Preparem uma apresentação com vídeos, imagens e textos com as conclusões
                                        a que vocês chegaram e a exponham para a turma.

Veja respostas e orientações
   no Manual do Professor.

                                    Você sabe com quem está falando?

                                               “É difícil estabelecer com precisão as origens do ‘você sabe com quem está falando?’ no
                                        país, mas [...] a atitude de invocar a posição social para impedir uma interpelação ou um ques-
                                        tionamento é um traço vivíssimo na sociedade brasileira. [...]

                                               Para o antropólogo Roberto DaMatta, [...] o hábito está relacionado a uma questão de
                                        papéis sociais e seus limites. Afinal, na prática, as regras valem igualmente para todos? ‘Tem
                                        tudo a ver com uma sociedade que jamais discutiu privilégio e limite de privilégio. Privilégio
                                        é exatamente a liberdade de poder fazer tudo’, disse [...].

                                               Outra referência na análise do desenvolvimento e da formação brasileira, a historiadora
                                        Lilia Schwarcz diz que o ‘você sabe com quem está falando’ germinou num ambiente em que
                                        historicamente poucos mandavam e muitos obedeciam.

                                               O sistema colonial e o esquema de capitanias hereditárias, o regime escravocrata que
                                        perdurou por mais tempo aqui do que em outros países, o coronelismo e o nepotismo político
                                        que confunde as esferas do público e do privado deram condições para a carteirada reinar. ‘Se
                                        nós juntarmos todos esses elementos, chegamos ao verdadeiro ritual social do ‘você sabe com
                                        quem está falando?’ no Brasil. Um ritual autoritário, de subordinação, porque aquele que emite
                                        a pergunta está naturalizando a sua autoridade e, ao mesmo tempo, também a inferioridade
                                        daquele que recebe essa resposta’.

                                               [...]
                                               DaMatta e Schwarcz, de forma comedida, observam possibilidades de mudança de uma
                                        prática tão enraizada – agora que o registro em vídeo permite um escrutínio maior desse tipo
                                        de ato.
                                               ‘Antigamente a pessoa que era confrontada por essa pergunta – que já embute uma res-
                                        posta – tinha como reação o silêncio ou a passividade. O fato de nós podermos gravar esse tipo
                                        de manifestação nada cidadã, nada republicana, é um passo à frente. Ou seja, dessa maneira
                                        passamos a questioná-la’, afirma a historiadora [...].
                                               Para DaMatta, ‘toda a tecnologia de transparência é irmã gêmea de uma sociedade na
                                        qual a igualdade de todos perante a lei é o seu valor principal. Claro que isso não é algo como
                                        a lei da gravidade, mas ela revela a vigência e a força desse ritual de desigualdade e desquali-
                                        ficação social’”.

                                              SUZUKI, Shin. Por que o ‘você sabe com quem está falando?’ marca tanto o Brasil? Antropólogo e historiadora
                                            comentam casos recentes. G1, Rio de Janeiro, 20 jul. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/

                                                    noticia/2020/07/20/por-que-o-voce-sabe-com-quem-esta-falando-marca-tanto-o-brasil-antropologo-e-
                                                                                            historiadora-comentam-casos-recentes.ghtml. Acesso em: 22 jul. 2024.

                                    1.	 Segundo o texto, qual é o significado do “você sabe com quem está falando?” na socie-

                                        dade brasileira?

                                    2.	 Por que o “você sabe com quem está falando?” pode ser visto como um entrave ao

                                        exercício da democracia?

                                    3.	 Você concorda com a ideia de que a gravação e a exibição de vídeos que mostram casos

                                        de abuso de autoridade ou de discriminação são uma boa forma de combater essas

                                        práticas? Justifique sua resposta.

66 UNIDADE 2: O MUNDO EM MOVIMENTO
   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73