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Veja respostas e orientações  		↪ Brasil, o país das misturas                                                     MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES, RIO DE JANEIRO, RJ/
       no Manual do Professor.                                                                                           DIREITO REPRODUÇÃO GENTILMENTE CEDIDO POR JOÃO CANDIDO PORTINARI
                                        As cisões observadas nos meios intelectuais e artísticos do Brasil no de-
  	QUESTÃO                       correr dos anos 1920 revelavam as dificuldades para a configuração e o esta-
                                  belecimento de uma identidade nacional. No campo político, as teorias raciais
•	 Observe as obras dos           dominavam os debates, interpretando o contato e a miscigenação como símbolo
    pintores brasileiros Vic-     do atraso e da degeneração da sociedade brasileira. DOC. 1
    tor Meirelles e Candido
    Portinari reproduzidas              No entanto, ao longo da década de 1930, com o declínio dessas teorias e
    neste capítulo. A primeira    o desenvolvimento de obras como Casa-grande e senzala (1933), de Gilberto
    se insere no contexto do      Freyre, emergia no discurso nacional a imagem do mestiço como símbolo das
    romantismo, do século         nossas particularidades e da nossa capacidade de conviver harmonicamente
    XIX, e a segunda, no do       com as diferenças. Se, anteriormente, o mestiço figurava como a imagem do
    movimento modernista,         atraso e como um entrave à modernização do Brasil, a partir dos anos 1930,
    do século XX. Com base        ele será alçado a símbolo nacional, celebrado como a representação de nossa
    nos elementos presentes       riqueza cultural, de nossa maneira de viver e de nossa tolerância.
    nas pinturas, indique uma
    proposta do romantismo              Assim, a identidade nacional, agora ressignificada e vinculada à mistura, ao
    e outra do modernismo         sincretismo e à assimilação de diversas culturas, fez do Brasil um referencial
    que explicitem a forma        positivo de democracia e do brasileiro um povo admirável. Aos poucos, a con-
    de cada um representar        cepção de que somos um país das misturas vai sendo difundida e naturalizada
    a composição étnica do        no discurso dos mais distintos grupos sociais.
    povo brasileiro.
                                  ↑ Café, pintura de Candido Portinari, 1935.

                                        O governo de Getúlio Vargas teve um papel muito importante no processo
                                  de difusão da mistura étnica e do mestiço como símbolos da identidade brasilei-
                                  ra. Principalmente durante o Estado Novo (1937-1945), houve uma preocupação
                                  constante em criar uma aproximação entre os discursos oficiais e a cultura po-
                                  pular. Políticos, intelectuais e artistas se engajaram nesse processo, e os meios
                                  de comunicação de massa, como o rádio e o cinema, muito populares nesse
                                  período, exerceram papel de destaque na divulgação desses ideais. Os progra-
                                  mas de rádio, as estrelas do cinema, a literatura, a música e as artes plásticas
                                  passaram a contar com o patrocínio do Estado Novo e a valorizar elementos
                                  nacionais, como o samba, por exemplo.

                                        O fim do Estado Novo não representou uma mudança na forma como a
                                  identidade era pensada e significada no país. O entendimento de que a misci-
                                  genação do povo brasileiro era a prova de que uma democracia racial era pos-
                                  sível ganhava cada vez mais destaque e se consolidava como parte da narrativa
                                  nacional.

                                  CAPÍTULO 5: O QUE É SER BRASILEIRO?                                                 63
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