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O ser humano é um ser prático, ao produzir                                                 A práxis não se reduz à prática utilitária e ime-
para sua subsistência. Mas sua produção não é in-                                          diata do nosso dia a dia, mas compreende a ação
dividual nem imutável. Os indivíduos realizam suas                                         humana social, a alteração que essa ação provoca
ações em sociedade e é por meio das relações so-                                           na realidade, o autoproduzir-se humano como fru-
ciais que estabelecem sentido para suas atividades.                                        to de sua intervenção na realidade e a consciência
Esses sentidos mudam no tempo de acordo com a                                              histórica desse processo.
organização material da sociedade e os valores de
cada época.                                                                                A práxis e a liberdade humana

CHRISTIE'S IMAGES/BRIDGEMAN IMAGES/KEYSTONE BRASIL/COLEÇÃO PARTICULAR
                                                                                                                                                                   BROOKE ANDERSON

↑ Juanito tomando banho entre as latas, 1974, personagem criado pelo                       ↑ A ideia de unidade dos povos latino-americanos na luta pela
pintor argentino Antonio Berni para denunciar as mazelas criadas pelo                      emancipação sempre esteve presente na reflexão das filosofias da
colonialismo e pela sociedade industrial. A arte, para Berni, era uma                      libertação. Na imagem, mural em Caracas, Venezuela. Foto de 2006.
ferramenta para transformar o mundo.
                                                                                                 A práxis, então, é um modo de ser especifica-
      A práxis compreende a intervenção social do                                          mente humano. Segundo o filósofo tcheco Karel
ser humano no mundo, que altera e transforma a                                             Kosik (1926-2003), a práxis revela o segredo do
realidade. Por sua vez, a transformação da realidade                                       homem: ele é um ser “ontocriativo”. Essa expres-
modifica o ser humano. Essa relação entre atividade,                                       são indica que o ser humano se autocria, transfor-
transformação da realidade e constituição humana,                                          mando a natureza e criando a realidade cultural.
característica de nosso modo de ser, foi muito des-                                        É essa característica da existência humana que
tacada pelo marxismo. O filósofo e escritor espa-                                          funda a sua liberdade. O homem tem liberdade
nhol Adolfo Sánchez Vázquez (1915-2011) tem uma                                            de criticar e mudar a realidade e de se constituir
formulação esclarecedora a esse respeito.                                                  como quiser. Por isso, tem responsabilidade pelo
                                                                                           que se torna.
           “[...] o homem só tem essência como ser social, só a
    tem igualmente como ser que produz; mas, por sua vez, esse                                        “A práxis é tanto objetivação do homem e domínio da
    processo de transformação da realidade objetiva no decorrer                                natureza quanto realização da liberdade humana.”
    do qual ele se produz a si mesmo é um processo que se de‑
    senvolve no tempo, o que impede fixar o homem – como ser                                                       KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 4. ed. Rio de Janeiro:
    social e prático – numa forma determinada de sua atividade                                                                                           Paz e Terra, 1976. p. 205.
    prática. Desse modo, a essência humana residiria na natureza
    social, prática (produtora) e histórica do homem. O homem                                    Para desfrutar plenamente da liberdade, no
    é um ser que produz socialmente, e que nesse processo se                               entanto, o indivíduo deve, antes de tudo, com-
    produz a si mesmo. Esse autoproduzir-se – como processo                                preender a realidade como um fazer social e his-
    no tempo – faz dele um ser histórico.”                                                 tórico, passível de transformação, desnaturalizan-
                                                                                           do sua condição.
          SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro:
                                                               Paz e Terra, 1977. p. 423.

CAPÍTULO 10: A FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA LATINA                                                                                                       113
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