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Simulacro: falsificação, imitação, cópia  		↪ Fábrica de desejos e consumo obsessivo
ou reprodução imperfeita.
                                                Um aspecto característico da sociedade pós-moderna é o consumo obses-
                                          sivo. O ato de comprar deixou de ser apenas um elemento de sobrevivência para
                                          tornar-se central na vida de muitas pessoas. Por meio da mídia e da publicidade,
                                          o indivíduo é estimulado de maneira contínua a desejar coisas. Muitas necessi-
                                          dades são criadas apenas para alimentar o ciclo do consumo.

                                                Consumir tornou-se para muitos um estilo de vida, uma espécie de passa-
                                          porte para a felicidade. No texto a seguir, Zygmunt Bauman trata dessa relação
                                          entre consumo e felicidade.

                                                     “E por fim, num mundo em que uma novidade tentadora corre atrás da outra a uma velo-
                                              cidade de tirar o fôlego, num mundo de incessantes novos começos, viajar esperançoso parece
                                              mais seguro e muito mais encantador do que a perspectiva da chegada: a alegria está toda nas
                                              compras [...]. E como as lojas da internet permanecem abertas o tempo todo, pode-se esticar à
                                              vontade o tempo de satisfação não contaminada por qualquer preocupação com frustrações
                                              futuras. Uma escapada para fazer compras não precisa ser uma excursão muito planejada – pode
                                              ser fragmentada numa série de agradáveis momentos de excitação, profusamente borrifados
                                              sobre todas as outras atividades existenciais, acrescentando cores brilhantes aos recantos mais
                                              sombrios ou monótonos.”

                                                BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
                                                                                                                                                                          2008. p. 28.

                                                Muitos indivíduos, seduzidos pelo poder da propaganda e pela relação de prazer
                                          que estabelecem com o ato de comprar, tornam-se consumidores compulsivos,
                                          ou seja, para eles o consumo transforma-se em um vício ou mesmo em um modo
                                          de vida.

    Veja respostas e orientações          	↪	 O afastamento da realidade: império da imagem
       no Manual do Professor.
                                                “A paisagem é tão linda que parece um cartão-postal!” Essa frase, de certa for-
  	QUESTÃO                               ma ingênua, apresenta uma das características da pós-modernidade: a preferência
                                          pela imagem ao próprio objeto. No caso, o cartão-postal é o modelo da paisagem,
•	 A hiper-realidade, a es-               e não o contrário. Prefere-se a reprodução técnica, o simulacro, à realidade.
    petacularização e o culto
    à imagem são aspectos                       Essa preferência pela representação explica a eficiência das imagens da
    presentes nas redes so-               propaganda, que são interessantes porque intensificam a realidade por meio de
    ciais? Justifique.                    cores, formas e contextos atrativos, criando uma hiper-realidade.

                                                A mesma coisa acontece com as imagens glamorosas das telenovelas ou
                                          com a descrição de uma partida de futebol feita por um radialista, que, muitas
                                          vezes, com a força das palavras e a entonação da narrativa, faz o jogo parecer
                                          mais atraente ou emocionante do que é. Isso também ocorre quando se publicam,
                                          em uma revista, fotos de uma modelo alteradas por um programa de edição de
                                          imagens. Em todos esses casos, cria-se uma realidade “superior” à realidade.

                                                     “O ambiente pós-moderno significa basicamente isso: entre nós e o mundo estão os meios
                                              tecnológicos de comunicação, ou seja, de simulação. Eles não nos informam sobre o mundo;
                                              eles o refazem à sua maneira, hiper-realizando o mundo, transformando-o num espetáculo.”

                                                SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 12-13. (Coleção Primeiros Passos).

       → A modelo tcheca Petra                                                                                                                                                          VITTORIO ZUNINO CELOTTO/GETTY IMAGES/AFP
       Nemcová no tapete vermelho do
       Festival de Cinema de Cannes,
       na França. Foto de 2014. A
       modelo posa para os fotógrafos
       enquanto faz uma selfie com seu
       celular. No império da imagem,
       as fotografias reconstroem a
       realidade, transformando-a em
       um espetáculo.

310 UNIDADE 5: O MUNDO EM CONFLITO
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