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Simulacro: falsificação, imitação, cópia ↪ Fábrica de desejos e consumo obsessivo
ou reprodução imperfeita.
Um aspecto característico da sociedade pós-moderna é o consumo obses-
sivo. O ato de comprar deixou de ser apenas um elemento de sobrevivência para
tornar-se central na vida de muitas pessoas. Por meio da mídia e da publicidade,
o indivíduo é estimulado de maneira contínua a desejar coisas. Muitas necessi-
dades são criadas apenas para alimentar o ciclo do consumo.
Consumir tornou-se para muitos um estilo de vida, uma espécie de passa-
porte para a felicidade. No texto a seguir, Zygmunt Bauman trata dessa relação
entre consumo e felicidade.
“E por fim, num mundo em que uma novidade tentadora corre atrás da outra a uma velo-
cidade de tirar o fôlego, num mundo de incessantes novos começos, viajar esperançoso parece
mais seguro e muito mais encantador do que a perspectiva da chegada: a alegria está toda nas
compras [...]. E como as lojas da internet permanecem abertas o tempo todo, pode-se esticar à
vontade o tempo de satisfação não contaminada por qualquer preocupação com frustrações
futuras. Uma escapada para fazer compras não precisa ser uma excursão muito planejada – pode
ser fragmentada numa série de agradáveis momentos de excitação, profusamente borrifados
sobre todas as outras atividades existenciais, acrescentando cores brilhantes aos recantos mais
sombrios ou monótonos.”
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,
2008. p. 28.
Muitos indivíduos, seduzidos pelo poder da propaganda e pela relação de prazer
que estabelecem com o ato de comprar, tornam-se consumidores compulsivos,
ou seja, para eles o consumo transforma-se em um vício ou mesmo em um modo
de vida.
Veja respostas e orientações ↪ O afastamento da realidade: império da imagem
no Manual do Professor.
“A paisagem é tão linda que parece um cartão-postal!” Essa frase, de certa for-
QUESTÃO ma ingênua, apresenta uma das características da pós-modernidade: a preferência
pela imagem ao próprio objeto. No caso, o cartão-postal é o modelo da paisagem,
• A hiper-realidade, a es- e não o contrário. Prefere-se a reprodução técnica, o simulacro, à realidade.
petacularização e o culto
à imagem são aspectos Essa preferência pela representação explica a eficiência das imagens da
presentes nas redes so- propaganda, que são interessantes porque intensificam a realidade por meio de
ciais? Justifique. cores, formas e contextos atrativos, criando uma hiper-realidade.
A mesma coisa acontece com as imagens glamorosas das telenovelas ou
com a descrição de uma partida de futebol feita por um radialista, que, muitas
vezes, com a força das palavras e a entonação da narrativa, faz o jogo parecer
mais atraente ou emocionante do que é. Isso também ocorre quando se publicam,
em uma revista, fotos de uma modelo alteradas por um programa de edição de
imagens. Em todos esses casos, cria-se uma realidade “superior” à realidade.
“O ambiente pós-moderno significa basicamente isso: entre nós e o mundo estão os meios
tecnológicos de comunicação, ou seja, de simulação. Eles não nos informam sobre o mundo;
eles o refazem à sua maneira, hiper-realizando o mundo, transformando-o num espetáculo.”
SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é pós-moderno. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 12-13. (Coleção Primeiros Passos).
→ A modelo tcheca Petra VITTORIO ZUNINO CELOTTO/GETTY IMAGES/AFP
Nemcová no tapete vermelho do
Festival de Cinema de Cannes,
na França. Foto de 2014. A
modelo posa para os fotógrafos
enquanto faz uma selfie com seu
celular. No império da imagem,
as fotografias reconstroem a
realidade, transformando-a em
um espetáculo.
310 UNIDADE 5: O MUNDO EM CONFLITO