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Pastiche: na arte pós-moderna, o ter-   THE BRIDMAN IMAGES/FOTOARENA  ↻	O mundo pós-moderno
mo designa uma manifestação artísti-
ca em que os originais são apropriados                                      As reflexões de Lyotard, Derrida, Deleuze e Lipovetsky puseram em evidência o
e recriados em um novo contexto, que                                  fim do período moderno, marcado pelos grandes relatos, pelas explicações totali-
traduz o caráter multifacetado da so-                                 zantes e pela busca de um sentido ou de um centro que abarcasse toda a realidade.
ciedade contemporânea.                                                Na sociedade pós-moderna, não proliferam as grandes narrativas e predominam as
Polissêmico: aquilo que tem vários                                    visões fragmentárias, pontuais, cujos sentidos estão sujeitos a constante mudança
significados.                                                         e ressignificação. Nesse contexto, os conceitos assumem caráter polissêmico.

↑ Fontes da pop art 7 (2009),                                               Essa mudança não é entendida como uma perda, mas como um olhar mais
serigrafia de Peter Blake.                                            acurado sobre a realidade encoberta pelos sistemas metafísicos. Esse novo
                                                                      olhar sobre a realidade tornou-se mais evidente a partir dos anos 1950, quando
                                                                      a sociedade capitalista passou por um conjunto de mudanças na economia, nas
                                                                      ciências e na cultura.

                                                                            Essas transformações, identificadas com a fase pós-industrial do sistema
                                                                      capitalista, afetaram profundamente o modo de vida das pessoas, modificando
                                                                      sua percepção em relação ao mundo e à própria existência. Como vimos no
                                                                      capítulo anterior, o ideário iluminista, ou, mais amplamente, o ideário moderno,
                                                                      que havia prometido libertar a civilização ocidental da miséria e da barbárie,
                                                                      mostrava suas fissuras com os principais acontecimentos do século XX, como
                                                                      as duas guerras mundiais e a ascensão do nazismo, do fascismo e do stalinismo.

                                                                            Aos poucos, a expressão pós-moderno passou a ser utilizada para indicar
                                                                      essa fase de desencanto com o projeto moderno, processo iniciado pelos filó-
                                                                      sofos do final do século XIX – Friedrich Nietzsche, Sören Kierkegaard e Arthur
                                                                      Schopenhauer – e continuado pelos filósofos da Escola de Frankfurt no início do
                                                                      século XX, como Theodor Adorno e Max Horkheimer. Ao mesmo tempo, essa des-
                                                                      crença no projeto moderno sugeria a possibilidade de um renascimento cultural
                                                                      com base em novos suportes tecnológicos de produção e divulgação da cultura.

                                                                            Algumas das principais características do pós-modernismo estavam presen-
                                                                      tes no período moderno. A partir do pós-guerra, no entanto, elas foram inten-
                                                                      sificadas ou radicalizadas. Por essa razão, pode-se dizer que o pós-moderno é,
                                                                      ao mesmo tempo, uma continuidade da modernidade e uma ruptura com esse
                                                                      período. São características da mentalidade pós-moderna a intervenção da
                                                                      tecnologia no cotidiano, o individualismo, o consumismo e a importância dada
                                                                      à imagem em detrimento da palavra e do pensamento.

                                                                                                     A pop art e o espírito da época

                                                                              A obra Fontes da pop art 7, do artista britânico Peter Blake, é representativa
                                                                        da pop art, movimento artístico iniciado na década de 1950 na Grã-Bretanha e nos
                                                                        Estados Unidos com o desenvolvimento das técnicas eletrônicas de reprodução.
                                                                        No final dessa década, Blake começou a produzir colagens com pinturas, fotos
                                                                        de personalidades do cinema e da música, cartões-postais, rótulos e logotipos de
                                                                        produtos e outros símbolos do cotidiano e da sociedade de consumo.

                                                                              Nessa obra, são reproduzidas imagens de Marilyn Monroe e de James
                                                                        Dean, ícones do cinema estadunidense, do cantor Elvis Presley, considerado
                                                                        o “rei do rock”, do personagem Mickey Mouse, criado por Walt Disney, da
                                                                        Mona Lisa, obra de Leonardo da Vinci, símbolo do Renascimento italiano,
                                                                        bem como fragmentos de marcas de produtos industriais.

                                                                              Fragmentação e mistura, convivência entre técnicas e estilos artísticos
                                                                        diferentes, aproximação entre arte erudita e arte popular, predominância
                                                                        dos ideais de consumo e de massificação midiática, ironia e questiona-
                                                                        mento dos valores da arte e dos países desenvolvidos, paródia e pastiche
                                                                        são algumas das características da pop art.

                                                                              A pop art é uma das expressões artísticas do pós-modernismo, corrente
                                                                        de pensamento contemporânea que teve início na fase pós-industrial do
                                                                        capitalismo e que influencia a moda, o cinema, a música, a literatura e outros
                                                                        aspectos da vida cultural.

                                                                      CAPÍTULO 25: AS FILOSOFIAS PÓS-MODERNAS E O FIM DOS GRANDES RELATOS 309
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