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A ARTE E A UTOPIA DA EMANCIPAÇÃO
HUMANA
O que é arte?
Por que ela é importante?
Qual é sua relação com a utopia e a transformação do ser humano e
da sociedade?
↻ Uma estética contestadora
Instalação: modalidade de produção PROJETO HÉLIO OITICICA
artística que pressupõe uma mo-
dificação do espaço e a interação do
público com a obra, produzindo de-
terminadas experiências sensoriais ou
provocando novas percepções sobre
os objetos.
↑ Bandeira-poema, do artista brasileiro Hélio Oiticica, foi levada a público em 1968, em um momento
de endurecimento da ditadura civil-militar no Brasil. A obra foi uma provocação e se tornou símbolo do
enfrentamento dos valores autoritários e da violência do regime.
Em plena ditadura civil-militar, o artista brasileiro Hélio Oiticica (1937-
1980) criou a obra Bandeira-poema (1968). O que o artista queria dizer?
Como é possível ser marginal e herói ao mesmo tempo? Essa ambiguidade
proposital entre um herói que é bandido ou um bandido que é herói era uma
espécie de denúncia da opressão social e de sugestão de escapar dela pela
margem. Quer dizer, era uma bandeira contra os valores cultuados pela socie-
dade e mantidos pela ordem – uma espécie de desobediência, de subversão
da ordem estabelecida.
A transformação social e de comportamento manifestava-se nas obras
de Oiticica, cuja produção era inovadora, experimental e sempre aberta à vida
e à sociedade. Uma de suas obras, a instalação Tropicália (1967), formada por
plantas, pássaros vivos, uma televisão ligada e um labirinto entre cabines que
lembravam a arquitetura de favelas, deu nome a uma canção do compositor
Caetano Veloso e ao Tropicalismo, movimento que influenciou a música popu-
lar brasileira e a cultura nacional, questionando padrões e comportamentos.
CAPÍTULO 28: A ARTE E A UTOPIA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA 341