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A ARTE E A UTOPIA DA EMANCIPAÇÃO
                                       HUMANA

                                       O que é arte?

                                       Por que ela é importante?

                                       Qual é sua relação com a utopia e a transformação do ser humano e
                                       da sociedade?

                                       ↻	Uma estética contestadora

Instalação: modalidade de produção                                                                        PROJETO HÉLIO OITICICA
artística que pressupõe uma mo­-
d­ificação do espaço e a interação do
público com a obra, produzindo de-
terminadas experiências sensoriais ou
provocando novas percepções sobre
os objetos.

                                       ↑ Bandeira-poema, do artista brasileiro Hélio Oiticica, foi levada a público em 1968, em um momento
                                       de endurecimento da ditadura civil-militar no Brasil. A obra foi uma provocação e se tornou símbolo do
                                       enfrentamento dos valores autoritários e da violência do regime.

                                             Em plena ditadura civil-militar, o artista brasileiro Hélio Oiticica (1937-
                                       1980) criou a obra Bandeira-poema (1968). O que o artista queria dizer?
                                       Como é possível ser marginal e herói ao mesmo tempo? Essa ambiguidade
                                       proposital entre um herói que é bandido ou um bandido que é herói era uma
                                       espécie de denúncia da opressão social e de sugestão de escapar dela pela
                                       margem. Quer dizer, era uma bandeira contra os valores cultuados pela socie-
                                       dade e mantidos pela ordem – uma espécie de desobediência, de subversão
                                       da ordem estabelecida.

                                             A transformação social e de comportamento manifestava-se nas obras
                                       de Oiticica, cuja produção era inovadora, experimental e sempre aberta à vida
                                       e à sociedade. Uma de suas obras, a instalação Tropicália (1967), formada por
                                       plantas, pássaros vivos, uma televisão ligada e um labirinto entre cabines que
                                       lembravam a arquitetura de favelas, deu nome a uma canção do compositor
                                       Caetano Veloso e ao Tropicalismo, movimento que influenciou a música popu-
                                       lar brasileira e a cultura nacional, questionando padrões e comportamentos.

                                                                                                                    CAPÍTULO 28:  A ARTE E A UTOPIA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA 341
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