Page 348 - PNLD 2026 - FILOSOFIA
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↑ Formas únicas de continuidadeG. CIGOLINI/DEA/AGB PHOTO LIBRARY/                                                                                                                                                                                                                                                                                                        		↪ As utopias positivas e negativas
no espaço (1913), esculturaKEYSTONE BRASIL - MUSEO DEL NOVECENTO, MILÃO
do futurista italiano Umberto                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  SHARON WILDIE/SHUTTERSTOCK      As vanguardas artísticas, cada uma a seu modo, estavam impregnadas pela
Boccioni, feita em gesso, com                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            noção de utopia, de mudança, de transformação da realidade.
versões em bronze posteriores
à sua morte. A forma do corpo                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       “São diferentes desenhos de utopia que revelam, contudo, a mesma confiança dos artistas
e o movimento insinuados                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     de vanguarda do início do século no poder da arte de transformar a realidade, de contribuir para
pelo artista parecem remeter a                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               a mudança da consciência e impulso dos homens e mulheres, que poderiam mudar o mundo.”
um hibridismo entre máquina
e homem que caminha                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             FABBRINI, Ricardo N. O fim das vanguardas: da modernidade à pós-modernidade. In: IV Seminário Música Ciência
determinado para a frente, em                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Tecnologia: Fronteiras e Rupturas. Disponível em: https://smct.eca.usp.br/SMCT4/SMCT4-4.pdf.
direção ao futuro.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Acesso em: 18 set. 2024.

     PARA ASSISTIR                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Como afirma o filósofo brasileiro Ricardo Fabbrini, é possível entrever a
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         formação de duas linhagens dessas vanguardas guiadas pela utopia ao longo
    A arte depois das                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    do século XX: as vanguardas afirmativas, compromissadas com o capitalismo
    vanguardas: utopia e                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 industrial, como o futurismo e a escola de Bauhaus, que exaltavam a vida mo-
    heterotopia com Ricardo                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              derna, a tecnologia ou o culto à máquina e às novas invenções; e as vanguardas
    Nascimento Fabbrini                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  negativas, líricas ou pulsionais, que se opuseram à racionalidade técnica e à
    Realização: SESC São Paulo                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           arte acadêmica, como o dadaísmo. Quer dizer, para uns, a emancipação do ser
    Duração: 40 min 40 s                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 humano viria por meio do desenvolvimento do sistema e do aprofundamento
    Disponível em: https://                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              das inserções técnica e científica; para outros, ela seria resultado da superação
    www.youtube.com/watch?-                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              da lógica maquinista e racionalista.
    v=mIqKM6LMF5k. Acesso
    em: 18 set. 2024.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          No entanto, para alguns pensadores, como o filósofo espanhol Eduardo
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Subirats (1947) a identificação predominante com os valores da racionalização
    Vídeo no qual o filósofo                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             técnico-científica e do progresso econômico pelas vanguardas históricas a partir
    Ricardo Fabrini trata da relação                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     do cubismo fez sucumbirem os valores emancipatórios da arte de vanguarda,
    entre arte e utopia.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 colaborando para seu definhamento.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    “[...] a utopia social e cultural das vanguardas, de signo revolucionário e emancipador,
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             carregava implícitos os momentos de sua integração a um processo regressivo de colonização
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             tecnológica da vida, e racionalização coercitiva da sociedade e da cultura.”

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                SUBIRATS, Eduardo. Da vanguarda ao pós-moderno. 4. ed. São Paulo: Nobel, 1991. p. 2.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Teriam sido, então, as postulações internas das próprias vanguardas e o
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         desenvolvimento da sociedade industrial-tecnológica as principais causas do
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         fim das artes de vanguarda. DOC. 1 Esse tipo de formulação pode ser mais bem
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         elucidado com o auxílio de pensadores da Escola de Frankfurt, que denunciaram
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         a subordinação da arte à lógica capitalista. Retomemos, então, algumas ideias
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         em torno do conceito “indústria cultural”, estudado no capítulo 24.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               Indústria cultural é a expressão utilizada pelos filósofos alemães Theodor
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), entre outros, para designar
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         a cultura de massa desenvolvida pelo sistema capitalista e que tinha como
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         propósito reforçar social e ideologicamente esse sistema. A arte, segundo esses
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         pensadores, teria se tornado mera mercadoria, um produto de consumo para
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         milhões de pessoas. Nesse processo, a obra de arte passou a ser reproduzida
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         em série, perdendo sua originalidade DOC. 2 e deixando de lado seu papel crítico e
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         transformador, apresentando-se apenas como divertimento.

 PARA NAVEGAR                         ↑ Copos de souvenirs impressos com retratos de mulheres pintados por Gustav Klimt. Viena, Áustria, 2018.
                                      A possibilidade de reprodução de uma obra de arte por meio dos recursos técnicos da sociedade industrial
Instituto Inhotim                     retirou dela sua transcendência e a reduziu à condição de mercadoria.

Disponível em: https://
artsandculture.google.com/
partner/inhotim?hl=pt-br.
Acesso em: 17 set. 2024.

Exposição virtual do Instituto
Inhotim, em que é possível
observar a grande variedade
de propostas artísticas
contemporâneas e conhecer
obras que foram marco da
resistência cultural e política,
como as obras de Cildo
Meireles.

346 UNIDADE 6: UM MUNDO PLURAL
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