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↑ Formas únicas de continuidadeG. CIGOLINI/DEA/AGB PHOTO LIBRARY/ ↪ As utopias positivas e negativas
no espaço (1913), esculturaKEYSTONE BRASIL - MUSEO DEL NOVECENTO, MILÃO
do futurista italiano Umberto SHARON WILDIE/SHUTTERSTOCK As vanguardas artísticas, cada uma a seu modo, estavam impregnadas pela
Boccioni, feita em gesso, com noção de utopia, de mudança, de transformação da realidade.
versões em bronze posteriores
à sua morte. A forma do corpo “São diferentes desenhos de utopia que revelam, contudo, a mesma confiança dos artistas
e o movimento insinuados de vanguarda do início do século no poder da arte de transformar a realidade, de contribuir para
pelo artista parecem remeter a a mudança da consciência e impulso dos homens e mulheres, que poderiam mudar o mundo.”
um hibridismo entre máquina
e homem que caminha FABBRINI, Ricardo N. O fim das vanguardas: da modernidade à pós-modernidade. In: IV Seminário Música Ciência
determinado para a frente, em Tecnologia: Fronteiras e Rupturas. Disponível em: https://smct.eca.usp.br/SMCT4/SMCT4-4.pdf.
direção ao futuro. Acesso em: 18 set. 2024.
PARA ASSISTIR Como afirma o filósofo brasileiro Ricardo Fabbrini, é possível entrever a
formação de duas linhagens dessas vanguardas guiadas pela utopia ao longo
A arte depois das do século XX: as vanguardas afirmativas, compromissadas com o capitalismo
vanguardas: utopia e industrial, como o futurismo e a escola de Bauhaus, que exaltavam a vida mo-
heterotopia com Ricardo derna, a tecnologia ou o culto à máquina e às novas invenções; e as vanguardas
Nascimento Fabbrini negativas, líricas ou pulsionais, que se opuseram à racionalidade técnica e à
Realização: SESC São Paulo arte acadêmica, como o dadaísmo. Quer dizer, para uns, a emancipação do ser
Duração: 40 min 40 s humano viria por meio do desenvolvimento do sistema e do aprofundamento
Disponível em: https:// das inserções técnica e científica; para outros, ela seria resultado da superação
www.youtube.com/watch?- da lógica maquinista e racionalista.
v=mIqKM6LMF5k. Acesso
em: 18 set. 2024. No entanto, para alguns pensadores, como o filósofo espanhol Eduardo
Subirats (1947) a identificação predominante com os valores da racionalização
Vídeo no qual o filósofo técnico-científica e do progresso econômico pelas vanguardas históricas a partir
Ricardo Fabrini trata da relação do cubismo fez sucumbirem os valores emancipatórios da arte de vanguarda,
entre arte e utopia. colaborando para seu definhamento.
“[...] a utopia social e cultural das vanguardas, de signo revolucionário e emancipador,
carregava implícitos os momentos de sua integração a um processo regressivo de colonização
tecnológica da vida, e racionalização coercitiva da sociedade e da cultura.”
SUBIRATS, Eduardo. Da vanguarda ao pós-moderno. 4. ed. São Paulo: Nobel, 1991. p. 2.
Teriam sido, então, as postulações internas das próprias vanguardas e o
desenvolvimento da sociedade industrial-tecnológica as principais causas do
fim das artes de vanguarda. DOC. 1 Esse tipo de formulação pode ser mais bem
elucidado com o auxílio de pensadores da Escola de Frankfurt, que denunciaram
a subordinação da arte à lógica capitalista. Retomemos, então, algumas ideias
em torno do conceito “indústria cultural”, estudado no capítulo 24.
Indústria cultural é a expressão utilizada pelos filósofos alemães Theodor
Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), entre outros, para designar
a cultura de massa desenvolvida pelo sistema capitalista e que tinha como
propósito reforçar social e ideologicamente esse sistema. A arte, segundo esses
pensadores, teria se tornado mera mercadoria, um produto de consumo para
milhões de pessoas. Nesse processo, a obra de arte passou a ser reproduzida
em série, perdendo sua originalidade DOC. 2 e deixando de lado seu papel crítico e
transformador, apresentando-se apenas como divertimento.
PARA NAVEGAR ↑ Copos de souvenirs impressos com retratos de mulheres pintados por Gustav Klimt. Viena, Áustria, 2018.
A possibilidade de reprodução de uma obra de arte por meio dos recursos técnicos da sociedade industrial
Instituto Inhotim retirou dela sua transcendência e a reduziu à condição de mercadoria.
Disponível em: https://
artsandculture.google.com/
partner/inhotim?hl=pt-br.
Acesso em: 17 set. 2024.
Exposição virtual do Instituto
Inhotim, em que é possível
observar a grande variedade
de propostas artísticas
contemporâneas e conhecer
obras que foram marco da
resistência cultural e política,
como as obras de Cildo
Meireles.
346 UNIDADE 6: UM MUNDO PLURAL