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↻	 As vanguardas artísticas e a produção de utopias

                                      Entre o fim do século XIX e a década de 1970, eclodiram as vanguardas artísticas
                                europeias, que caracterizaram a arte moderna, influenciando a pintura, literatura,
                                teatro, escultura, música, cinema, arquitetura, entre outras manifestações artísti-
                                cas. A compreensão dessas vanguardas é um pressuposto para entendermos a arte
                                contemporânea.

                                      O início do ciclo moderno na arte está assentado na Revolução Industrial,
                                no consequente aparecimento da tecnologia industrial e no desenvolvimento
                                de determinada forma de capitalismo que trouxeram consigo um conjunto de
                                mudanças na estrutura do fazer artístico e na finalidade da arte.

                                      O iluminismo, que ofereceu o suporte teórico para as grandes revoluções
                                políticas dos séculos XVIII e XIX, como a Revolução Americana (1776), a Revolução
                                Francesa (1789) e os movimentos de independência das colônias na América (sé-
                                culo XIX), também esteve na base das transformações operadas nas artes, que
                                inauguraram a arte moderna. Em oposição ao barroco-rococó, estilo associado à
                                nobreza e caracterizado pelos excessos ornamentais e pela afetação, o neoclas-
                                sicismo exaltou a racionalidade e a objetividade no campo artístico. Resgatando
                                os padrões greco-romanos, a arte neoclássica afirmou a supremacia da técnica
                                sobre o gênio criativo e o planejamento sobre a inspiração.

                                      Contemporâneo ao neoclassicismo, o romantismo se desenvolveu como
                                uma libertação das amarras do rigor técnico imposto pelo classicismo e da ra-
                                cionalização da obra de arte. Valorizando a emoção e o sentimento, os artistas
                                românticos produziram obras com forte apelo dramático, nas quais a subjeti-
                                vidade foi colocada em primeiro plano.

                                      Pode-se considerar, no entanto, que as vanguardas artísticas modernas
                                propriamente ditas tiveram início com o impressionismo, no fim do século XIX,
                                seguido de inúmeros outros “ismos”, como o futurismo, o expressionismo, o
                                cubismo, o dadaísmo e o surrealismo, entre outros.

                                      O que caracterizava os artistas vanguardistas? Eles acreditavam, sobretudo, na
                                autonomia e no poder transformador da arte. A arte não precisava seguir os valores
                                metafísicos, ideais ou morais do passado. Ao contrário, a arte de vanguarda estava
                                voltada ao novo e ao futuro, voltada a desenhar uma utopia de emancipação humana.

                                      A defesa da autonomia da arte, então, não significava o afastamento da vida. Ao
                                contrário, o artista vanguardista buscava misturar ou conjugar a arte com a vida. Seu
                                desejo e sua utopia eram estetizar a vida, transformando o mundo por meio da arte.

→ Um bar no Folies-Bergère                                                                                              ÉDOUARD MANET - THE COURTAULD INSTITUTE OF ART, LONDRES
(1882), obra impressionista de
Édouard Manet, representa uma
cena do café-concerto Folies
Bergère, de Paris. O estado
de desânimo ou tristeza da
garçonete contrasta com o
ambiente despojado e festivo
retratado. Trata-se
de uma cena urbana. Os
impressionistas, assim como os
outros vanguardistas, buscavam
misturar a arte e a vida.

                                CAPÍTULO 28: A ARTE E A UTOPIA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA 345
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