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↻ 5. Apresentação e encaminhamento das unidades e dos capítulos
Unidade 1 – O mundo em expansão representação e de organização da realidade. O capítulo apresenta
uma abordagem geral que antecede a reflexão sobre uma forma
A abertura busca sensibilizar o aluno para os temas que se- específica de organização ou de entendimento da realidade, a fi-
rão abordados na unidade a partir da preocupação humana sobre losofia, que será abordada inicialmente no capítulo seguinte. Ao
a origem do universo, presente nos primeiros mitos conhecidos dedicar-se ao pensamento humano e a representação simbólica
e nas teorias científicas contemporâneas. É importante explorar (mito, ciência, arte e religião), o capítulo dialoga com a história, a
esse aspecto. Pode-se trazer para os alunos um mito de criação do geografia, a sociologia, a antropologia, a linguística, além de va-
mundo de algum povo originário americano, por exemplo, um relato ler-se de vários exemplos da Artes Visuais como recurso didático
tupinambá ou um mito grego, presente na Teogonia de Hesíodo ou e como objeto de estudo.
nos poemas épicos de Homero (Ilíada e Odisseia). Como contra-
ponto, dentro do mesmo âmbito de preocupação, pode-se expor OBJETIVOS DO CAPÍTULO:
em seus traços básicos a teoria do Big-Bang.
Reconhecer a capacidade de pensamento simbólico como característica univer-
Essa preocupação com a origem do universo, então, faz parte sal dos seres humanos. (EM13CHS502)
do imaginário de toda a humanidade e, como não poderia deixar
de ser, está presente na Grécia antiga e na origem da filosofia Relacionar a capacidade de simbolização e as experiências humanas com o
ocidental, que tem a natureza como núcleo reflexivo. A abertura, tempo e com o espaço. (EM13CHS101)
então, é uma oportunidade de estabelecer relações entre a inda-
gação sobre a origem do mundo e a origem da filosofia e os outros Conceituar as linguagens como sistemas de signos e reconhecer sua diversi-
temas que serão tratados na unidade 1. Essas relações são apro- dade. (EM13CHS103)
fundadas nos três primeiros capítulos, para depois dar lugar, nos
capítulos seguintes, à virada antropológica, às visões dos sofistas e Identificar a espacialidade e a temporalidade humanas e a diversida-
de Sócrates que têm o ser humano como foco central de reflexão. de de possibilidades culturais de organização da realidade e do mundo
(EM13CHS104)
As questões da abertura também devem ser exploradas oral-
mente. A primeira instiga o aluno a refletir sobre o meio ambiente Compreender o mito, a religião, a ciência e a arte como sistemas simbólicos
atual e a nossa relação com a natureza, que continua a ser objeto de que procuram abarcar o conjunto da realidade. (EM13CHS103)
maravilhamento e, ao mesmo tempo, agora, de degradação – assunto
que é tratado em diversas partes do livro. Trata-se, então, de uma Desenvolver e defender atitudes de respeito à diversidade de manifestações
atualização reflexiva. Pensar a origem do mundo, pensar a natureza, culturais criadas pela humanidade. (EM13CHS503)
mesmo que sob outras óticas, é atualizar a preocupação dos primór-
dios do ser humano, e, em especial, da origem da filosofia ocidental. SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO
O capítulo introduz temas densos, que serão novidade
A segunda questão, “O que é a filosofia?”, é apenas uma
primeira tomada diagnóstica do pensamento dos alunos sobre a para a maioria dos alunos, se não todos. Para facilitar o traba-
filosofia, que, espera-se, seja modificado e enriquecido no trans- lho em classe, sugerimos combinar previamente com os alunos
curso da obra. momentos específicos para a leitura dos textos referentes aos
subtítulos indicados (seja durante as aulas, seja como tarefa
SUGESTÕES DE LEITURA PARA O PROFESSOR de casa). Orientar os alunos a fazer anotações, identificando as
ideias centrais, os principais conceitos apresentados e as possí-
Livros veis dúvidas referentes a cada parte do texto. Em seguida, essas
A criação do mundo e outras belas histórias indígenas anotações podem ser compartilhadas em classe, com a mediação
Coletânea de histórias sagradas, mitos e reflexões da sabedoria do professor em aulas dialogadas. Sugerimos organizar o trabalho
indígena. em quatro momentos:
Organizadores: Emerson Guarani e Benedito Preezia
Ilustrador: Gilberto Tomé • Ser humano: animal simbólico (p. 12-13). Para facilitar a com-
Ano: 2011 preensão dos conceitos de signo, representação e universo
Editora: Formato simbólico, o professor pode solicitar aos alunos que exa-
minem exemplos simples de signos e depois realizem o
Teogonia: a origem dos deuses trabalho de análise da pintura rupestre, indicando como
Escrita por volta do século VIII a.C., Teogonia é uma obra essencial o mundo humano se expressa nela.
da mitologia grega. É uma narrativa sobre a origem dos deuses.
Autor: Hesíodo • As linguagens e o ordenamento do mundo (p. 14-16). O
Ano: 2011 item aborda o mito, a ciência, a arte e a religião como
Editora: Iluminuras formas de organização da realidade. Para isso, parte da
definição de linguagem, como forma de articulação de
SUGESTÃO DE VÍDEO PARA O PROFESSOR E O ALUNO vários signos com determinada lógica. As várias formas de
linguagem criadas pela humanidade consistem, portanto,
Vídeo em formas de ordenamento do mundo e da realidade.
A Teoria do Big Bang (Documentário) E, “O mundo dramático dos mitos”, para a compreensão
Documentário que esclarece de maneira pedagógica a teoria do Big do universo dos mitos, pode-se aproveitar o repertório
Bang. que os alunos trazem da escolaridade anterior e pedir a
https://www.youtube.com/watch?v=5sdzeNnHgjM eles que reconheçam os pontos comuns com a definição
Acesso em: 14 set. 2024 trazida pelo capítulo: trata-se de narrativas tradicionais,
que procuram explicar o mundo, a realidade e a existência
CAPÍTULO 1. Formas de organização da realidade: mito, humana. Comumente são narrativas que se reportam às
ciência, arte e religião origens do mundo, dos seres humanos e da própria cultura.
Os mitos não podem, portanto, ser interpretados como
O capítulo é dedicado àquela que seja talvez uma das mais meras fantasias.
notáveis características dos seres humanos: sua capacidade de
pensamento simbólico, que lhe permite descolar-se da realidade • A ciência e a regularidade dos fenômenos (p. 16-17). Os
imediata e operar exclusivamente no abstrato. Essa característica alunos chegam ao Ensino Médio com alguma familiaridade
está na base dos sistemas de linguagem e de todas as formas de com o conhecimento científico e não terão dificuldade
em identificar o conceito de ciência exposto no texto. O
desafio deste caso é reconhecer a ciência como linguagem,
com regras próprias, que utiliza um sistema de signos mais
abstrato. As questões dessa seção propõem, num primeiro
momento, aos alunos que discutam essa perspectiva, uti-
lizando como exemplo as ideias de Galileu Galilei, sobre a
matemática como linguagem privilegiada da ciência.
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