Page 382 - PNLD 2026 - FILOSOFIA
P. 382

↻	5. Apresentação e encaminhamento das unidades e dos capítulos

Unidade 1 – O mundo em expansão                                           representação e de organização da realidade. O capítulo apresenta
                                                                          uma abordagem geral que antecede a reflexão sobre uma forma
        A abertura busca sensibilizar o aluno para os temas que se-       específica de organização ou de entendimento da realidade, a fi-
rão abordados na unidade a partir da preocupação humana sobre             losofia, que será abordada inicialmente no capítulo seguinte. Ao
a origem do universo, presente nos primeiros mitos conhecidos             dedicar-se ao pensamento humano e a representação simbólica
e nas teorias científicas contemporâneas. É importante explorar           (mito, ciência, arte e religião), o capítulo dialoga com a história, a
esse aspecto. Pode-se trazer para os alunos um mito de criação do         geografia, a sociologia, a antropologia, a linguística, além de va-
mundo de algum povo originário americano, por exemplo, um relato          ler-se de vários exemplos da Artes Visuais como recurso didático
tupinambá ou um mito grego, presente na Teogonia de Hesíodo ou            e como objeto de estudo.
nos poemas épicos de Homero (Ilíada e Odisseia). Como contra-
ponto, dentro do mesmo âmbito de preocupação, pode-se expor                OBJETIVOS DO CAPÍTULO:
em seus traços básicos a teoria do Big-Bang.
                                                                           Reconhecer a capacidade de pensamento simbólico como característica univer-
        Essa preocupação com a origem do universo, então, faz parte        sal dos seres humanos. (EM13CHS502)
do imaginário de toda a humanidade e, como não poderia deixar
de ser, está presente na Grécia antiga e na origem da filosofia            Relacionar a capacidade de simbolização e as experiências humanas com o
ocidental, que tem a natureza como núcleo reflexivo. A abertura,           tempo e com o espaço. (EM13CHS101)
então, é uma oportunidade de estabelecer relações entre a inda-
gação sobre a origem do mundo e a origem da filosofia e os outros          Conceituar as linguagens como sistemas de signos e reconhecer sua diversi-
temas que serão tratados na unidade 1. Essas relações são apro-            dade. (EM13CHS103)
fundadas nos três primeiros capítulos, para depois dar lugar, nos
capítulos seguintes, à virada antropológica, às visões dos sofistas e      Identificar a espacialidade e a temporalidade humanas e a diversida-
de Sócrates que têm o ser humano como foco central de reflexão.            de de possibilidades culturais de organização da realidade e do mundo
                                                                           (EM13CHS104)
        As questões da abertura também devem ser exploradas oral-
mente. A primeira instiga o aluno a refletir sobre o meio ambiente         Compreender o mito, a religião, a ciência e a arte como sistemas simbólicos
atual e a nossa relação com a natureza, que continua a ser objeto de       que procuram abarcar o conjunto da realidade. (EM13CHS103)
maravilhamento e, ao mesmo tempo, agora, de degradação – assunto
que é tratado em diversas partes do livro. Trata-se, então, de uma         Desenvolver e defender atitudes de respeito à diversidade de manifestações
atualização reflexiva. Pensar a origem do mundo, pensar a natureza,        culturais criadas pela humanidade. (EM13CHS503)
mesmo que sob outras óticas, é atualizar a preocupação dos primór-
dios do ser humano, e, em especial, da origem da filosofia ocidental.     SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO
                                                                                  O capítulo introduz temas densos, que serão novidade
        A segunda questão, “O que é a filosofia?”, é apenas uma
primeira tomada diagnóstica do pensamento dos alunos sobre a              para a maioria dos alunos, se não todos. Para facilitar o traba-
filosofia, que, espera-se, seja modificado e enriquecido no trans-        lho em classe, sugerimos combinar previamente com os alunos
curso da obra.                                                            momentos específicos para a leitura dos textos referentes aos
                                                                          subtítulos indicados (seja durante as aulas, seja como tarefa
 SUGESTÕES DE LEITURA PARA O PROFESSOR                                    de casa). Orientar os alunos a fazer anotações, identificando as
                                                                          ideias centrais, os principais conceitos apresentados e as possí-
    Livros                                                                veis dúvidas referentes a cada parte do texto. Em seguida, essas
    A criação do mundo e outras belas histórias indígenas                 anotações podem ser compartilhadas em classe, com a mediação
    Coletânea de histórias sagradas, mitos e reflexões da sabedoria       do professor em aulas dialogadas. Sugerimos organizar o trabalho
    indígena.                                                             em quatro momentos:
    Organizadores: Emerson Guarani e Benedito Preezia
    Ilustrador: Gilberto Tomé                                                 •	 Ser humano: animal simbólico (p. 12-13). Para facilitar a com-
    Ano: 2011                                                                     preensão dos conceitos de signo, representação e universo
    Editora: Formato                                                              simbólico, o professor pode solicitar aos alunos que exa-
                                                                                  minem exemplos simples de signos e depois realizem o
    Teogonia: a origem dos deuses                                                 trabalho de análise da pintura rupestre, indicando como
    Escrita por volta do século VIII a.C., Teogonia é uma obra essencial          o mundo humano se expressa nela.
    da mitologia grega. É uma narrativa sobre a origem dos deuses.
    Autor: Hesíodo                                                            •	 As linguagens e o ordenamento do mundo (p. 14-16). O
    Ano: 2011                                                                     item aborda o mito, a ciência, a arte e a religião como
    Editora: Iluminuras                                                           formas de organização da realidade. Para isso, parte da
                                                                                  definição de linguagem, como forma de articulação de
 SUGESTÃO DE VÍDEO PARA O PROFESSOR E O ALUNO                                     vários signos com determinada lógica. As várias formas de
                                                                                  linguagem criadas pela humanidade consistem, portanto,
    Vídeo                                                                         em formas de ordenamento do mundo e da realidade.
    A Teoria do Big Bang (Documentário)                                           E, “O mundo dramático dos mitos”, para a compreensão
    Documentário que esclarece de maneira pedagógica a teoria do Big              do universo dos mitos, pode-se aproveitar o repertório
    Bang.                                                                         que os alunos trazem da escolaridade anterior e pedir a
    https://www.youtube.com/watch?v=5sdzeNnHgjM                                   eles que reconheçam os pontos comuns com a definição
    Acesso em: 14 set. 2024                                                       trazida pelo capítulo: trata-se de narrativas tradicionais,
                                                                                  que procuram explicar o mundo, a realidade e a existência
CAPÍTULO 1. Formas de organização da realidade: mito,                             humana. Comumente são narrativas que se reportam às
ciência, arte e religião                                                          origens do mundo, dos seres humanos e da própria cultura.
                                                                                  Os mitos não podem, portanto, ser interpretados como
        O capítulo é dedicado àquela que seja talvez uma das mais                 meras fantasias.
notáveis características dos seres humanos: sua capacidade de
pensamento simbólico, que lhe permite descolar-se da realidade                •	 A ciência e a regularidade dos fenômenos (p. 16-17). Os
imediata e operar exclusivamente no abstrato. Essa característica                 alunos chegam ao Ensino Médio com alguma familiaridade
está na base dos sistemas de linguagem e de todas as formas de                    com o conhecimento científico e não terão dificuldade
                                                                                  em identificar o conceito de ciência exposto no texto. O
                                                                                  desafio deste caso é reconhecer a ciência como linguagem,
                                                                                  com regras próprias, que utiliza um sistema de signos mais
                                                                                  abstrato. As questões dessa seção propõem, num primeiro
                                                                                  momento, aos alunos que discutam essa perspectiva, uti-
                                                                                  lizando como exemplo as ideias de Galileu Galilei, sobre a
                                                                                  matemática como linguagem privilegiada da ciência.

380 MANUAL DO PROFESSOR
   377   378   379   380   381   382   383   384   385   386   387