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Depois da abertura e uma detida exploração do tema abor-                  mais participativa, mas é parte inerente da vida em socie-
dado, a escravidão no Brasil e a luta pela liberdade, que pode sen-               dade. Qualquer forma de poder, portanto, é um ato político.
sibilizar o aluno para o estudo do capítulo, porque, afinal, trata-se             Destacar que, mesmo quando pensamos que não estamos
da nossa história, que tem repercussões até hoje, o estudo pode                   envolvidos com a política, estamos abrindo mão do nosso
ser organizado nos seguintes momentos:                                            direito de participação e entregando nosso poder de decisão
                                                                                  para outras pessoas.
    •	 A relação indissociável entre liberdade, política e poder
        (p. 236). A tirinha de Henfil permite uma primeira aproximação     DE OLHO NO PRESENTE (P. 240)
        dos alunos com o tema do capítulo, que se refere à relação                Nessa seção, os alunos deverão empregar o conceito de bio-
        intrínseca entre liberdade, poder e política. Após a leitura
        prévia do texto, sugerimos discutir com os alunos em quais        política no contexto da pandemia do coronavírus, a partir de um
        situações um governo pode ser contrário aos direitos naturais     trecho de artigo publicado na imprensa espanhola. No contexto
        à vida, à liberdade e à propriedade, segundo John Locke.          brasileiro, outros pontos importantes sobre biopolítica podem ser
                                                                          levantados pelos alunos, como: o negacionismo; a defesa do uso
    •	 O ser humano está condenado a ser livre (p. 236). Professor,       de medicações sem eficácia comprovada por estudos científicos;
        destaque para os alunos que, se para John Locke o ser hu-         a precária situação de muitos hospitais públicos; o colapso do
        mano nasce livre, para Jean-Paul Sartre não há nada que           serviço funerário em algumas localidades, como Manaus.
        seja inato no ser humano, nem mesmo, a liberdade. O exis-
        tencialismo é retomado para orientar o aluno na reflexão de        LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (P. 245)
        que o homem nasce potencialmente livre, pois tem o poder                  Um fragmento da obra de Foucault é o ponto de partida para
        de se constituir constantemente, projetando sua consciência
        em direção as coisas e atuando sobre o mundo. Além disso,         aprofundar a análise sobre o poder (Doc. 1). Após interpretar esse
        ele estabelece um contraponto ao essencialismo platônico.         texto, os alunos fazem um exercício de aplicação de conceitos e
        Para Platão, a essência precede a existência, ou seja, há em      estabelecem relações com suas experiências cotidianas. A imagem
        todas as coisas algo que as define, uma essência. Para os         presente na seção (Doc. 2) oferece suporte para a reflexão sobre
        existencialistas, a existência é anterior à essência.             a sociedade de controle e o posicionamento dos alunos a respeito
                                                                          do tema. Orientá-los para uma observação cuidadosa da imagem,
    •	 Liberdade encarnada (p. 237). Para Merleau-Ponty, a liberda-       notando que o rosto da figura humana é iluminado pela luz do
        de não deve ser tratada como algo absoluto, mas ela acon-         smartphone, enquanto a maior parte de seu corpo permanece na
        tece, é possibilitada e limitada, por um corpo no mundo. Já       penumbra. Um trecho da obra de Morozov (Doc. 3) discute as pos-
        Hannah Arendt compreende a política como o campo de               sibilidades e os impactos da inteligência artificial na vida individual
        manifestação da liberdade (p. 237). A questão da liberdade        e coletiva da humanidade.
        individual na contemporaneidade também é problematizada
        por esses filósofos. Professor, ao final da abordagem desse        APRENDER A ARGUMENTAR (P. 244)
        trecho do texto didático, convide os alunos a estabelecer                 A seção discute a falácia do equívoco, um tipo de falácia em
        comparações entre as noções de liberdade sob a ótica de
        Sartre, Merleau-Ponty e Arendt.                                   que o argumento apresentado se serve de expressões ambíguas
                                                                          ou mesmo imprecisas, gerando confusão e falsas conclusões. Nos
    •	 O biopoder e a sociedade de controle (p. 240). Segundo             exemplos apontados, os alunos poderão distinguir com facilidade
        Foucault, o biopoder é o processo político no qual o Estado,      o uso da mesma palavra, com sentidos diferentes, nas premissas
        além de ter o poder para reprimir e destruir a vida, passa        e na conclusão. Como complementação, propor que os alunos
        também a desenvolver, otimizar e ordenar a vida dos cidadãos.     reescrevam as frases A1, A2 e A3, de maneira a eliminar os equí-
        Está presente em quase todas as áreas da vida contemporâ-         vocos e as conclusões incorretas.
        nea, desde a saúde pública, com medicações e práticas vol-
        tadas para normalizar comportamentos, até a construção das         LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (P. 245)
        cidades. O biopoder e a sociedade de controle possibilitam                Um fragmento da obra de Foucault é o ponto de partida para
        a administração dos corpos dos indivíduos com a finalidade
        de adequá-los aos meios de produção e aos interesses do           aprofundar a análise sobre o poder (Doc. 1). Após interpretar esse
        Estado.                                                           texto, os alunos fazem um exercício de aplicação de conceitos e
                                                                          estabelecem relações com suas experiências cotidianas. A imagem
    •	 Necropolítica (p. 241) e Psicopolítica (p. 243). Sobre o tre-      presente na seção (Doc. 2) oferece suporte para a reflexão sobre
        cho em que são destacadas algumas ideias de Mbembe, é             a sociedade de controle e o posicionamento dos alunos a respeito
        importante esclarecer aos alunos que a lógica neoliberal foi      do tema. Orientá-los para uma observação cuidadosa da imagem,
        historicamente imposta como “lógica do sacrifício” da necro-      notando que o rosto da figura humana é iluminado pela luz do
        política, que opera com a ideia de que alguns indivíduos va-      smartphone, enquanto a maior parte de seu corpo permanece na
        lem mais do que outros. Mbembe entende que tais políticas         penumbra. Um trecho da obra de Morozov (Doc. 3) discute as pos-
        necroliberais possuem um aparato que torna uma vida mais          sibilidades e os impactos da inteligência artificial na vida individual
        valiosa do que outra, segundo critérios contrários a qualquer     e coletiva da humanidade.
        noção de direito individual, aos ideais existencialistas e à
        política entendida por Arendt como um espaço livre para o          LEITURA PARA O PROFESSOR
        debate. As questões da solicitam a opinião do aluno sobre
        o texto de Safatle e a identificação dos possíveis alvos do           ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo:
        necropoder na sociedade brasileira. Já nos escritos do sul-           Perspectiva, 2005.
        -coreano Byung-Chul Han, vivemos em um mundo dominado                 Apresenta as principais ideias da filósofa e de suas contribuições para a com-
        pela internet. Nesse cenário, os indivíduos acabaram presos           preensão dos fenômenos políticos que marcaram o século XX.
        em uma sociedade onde a propriedade privada do big data
        (grande volume de dados) e seu uso não apenas se sobre-               FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: WMF
        põem aos ideais de liberdade e igualdade como conduzem                Martins Fontes, 2010.
        os indivíduos para determinados padrões comportamentais               Originária do curso ministrado pelo autor em 1976, a obra é de suma rele-
        (psicopolítica). Para Han, a era digital distancia os indivíduos      vância para a compreensão das formas de poder. A partir da conceituação
        de lutas coletivas, pois nela é mais importante ser consu-            de poder disciplinar e biopoder, o filósofo analisa a estreita relação desses
        midor do que ser cidadão.                                             elementos com o Estado.

    •	 A política está morrendo? (p. 243). O bielorrusso Evgeny               MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de
        Morozov afirma que a época dos algoritmos esvaziou a polí-            exceção, política da morte. São Paulo: N-1 edições, 2018.
        tica e estabeleceu novas relações de poder. Para Morozov, a           Ensaio em que o autor reflete sobre as origens, consequências e desdobramen-
        atual sociedade vive em um permanente paradoxo ao com-                tos das formas de poder e submissão, bem como seus impactos sobre a deci-
        binar um “sistema econômico capitalista (o governo implícito          são de quem vive e quem morre nas sociedades contemporâneas.
        de poucos) com um sistema político democrático (o governo
        explícito de muitos)”. No entanto, ressaltar para os alunos           SARTRE, Jean Paul; FERREIRA, Vergílio. O existencialismo é um
        que a política nunca morre. Ela pode se tornar menos ou               humanismo. Lisboa: Presença, s.d.
                                                                              A obra é decorrente de uma conferência proferida pelo autor em que ele rebate
                                                                              e reflete sobre as principais críticas e objeções direcionadas ao existencialismo.

                                                                          MANUAL DO PROFESSOR 425
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