Page 423 - PNLD 2026 - FILOSOFIA
P. 423
comportamento do microcosmo é distinto do comportamento do aperfeiçoado por Galileu, a luneta, ajudou-o a esclarecer um con-
macrocosmo. Nesse aspecto, são utilizados dois argumentos: o junto de falsas afirmações sobre o universo; por exemplo, de que
fato de o elétron se comportar como partícula (matéria) e como a Lua e o Sol são perfeitos e não apresentam irregularidades, nem
onda, o que se contrapõe aos princípios da identidade e da não alterações, quando a Lua tem elevações e depredações, e o Sol,
contradição, e a impossibilidade de determinar ao mesmo tem- manchas que indicam alterações. A revelação desses fatos propiciou
po com precisão a posição e a velocidade do elétron, o que fez um argumento importante contra à teoria aristotélica e a favor de
Heisenberg formular o princípio da incerteza. Permanece aberta uma nova visão de mundo. Da mesma maneira, com a evolução
a necessidade de uma teoria geral que explique o conjunto das tecnocientífica atual, foi criado o telescópio espacial James Webb,
dimensões do micro e do macrocosmo. que está nos permitindo conhecer novas facetas do Universo.
Na última parte do capítulo, são abordadas reflexões da fi- QUESTÃO (P. 208)
losofia da ciência, em especial o critério de demarcação científica Trata-se de uma atividade reflexiva sobre o reducionismo
no pensamento de Popper, Kuhn e Feyerabend.
provocado pelo emprego absoluto da linguagem matemática para
APRENDER A ARGUMENTAR (P. 220) compreender o mundo e, em especial, o ser humano. Esse fenô-
Nesta seção apresentamos as falácias de composição e de meno foi verificado em alguns pensadores nos séculos modernos
e contemporâneos, que buscaram leis precisas e inalteráveis nas
divisão. Características dos argumentos que embaralham as partes ciências humanas. Busca-se com essa atividade estimular a refle-
e o todo. Recomendamos a mediação atenta do professor durante xão, por um lado, sobre a importância da matemática; por outro,
o estudo dessas falácias, que podem gerar dúvidas. O exercício 1 sobre seus limites no conhecimento da realidade.
demanda a distinção entre esses dois tipos de falácias, e o exercí-
cio 2 propõe um desafio divertido: a análise de uma charada, que APRENDER A ARGUMENTAR (P. 220)
pode ser objeto de debates entre os alunos. Como complementa- 1) A3 – A propriedade da parte (as peças) é atribuída ao todo (o
ção do trabalho, propor aos alunos que reescrevam as frases do avião). No entanto, é possível que as peças de um avião sejam
exercício 1, elaborando argumentos corretos. leves e o avião seja pesado, pois seu peso é produto da soma
de todas as peças. Trata-se de uma falácia de composição.
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (P. 221) A4 – A propriedade do todo (empresa vitoriosa) é atribuída
Nesta seção, utilizando-se de um texto de Patrícia Fara, Uma à parte (um trabalhador vitorioso). Entretanto, o fato de
uma empresa ser vitoriosa não é prova de que determinado
breve história da ciência, estimula-se a reflexão sobre os critérios trabalhador dessa empresa também o seja. Uma empresa
de classificação científica, sua relatividade e importância. Patrícia pode ser vitoriosa e ter em seus quadros trabalhadores não
evoca uma paródia irônica escrita por Borges, que “brinca” com a vitoriosos. Trata-se de uma falácia de divisão.
ambiguidade e o subjetivismo das classificações.
A5 – É uma falácia de composição. É plenamente possível,
LEITURA PARA O PROFESSOR E ALUNO e já aconteceu inúmeras vezes, um time estar recheado de
craques e, no entanto, não funcionar bem. Para um time (o
BRAGA, Marco; GUERRA, Andreia; REIS, José Claudio. Breve história todo) ter um bom desempenho é necessário mais do que ter
da ciência moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2003-2005. v. 1 a 5. bons jogadores (as partes), uma vez que o todo não é apenas
Formada por cinco pequenos volumes, a coleção trata do conhecimento cientí- a soma das partes. Além do nível técnico dos jogadores há
fico, da Idade Média até a contemporaneidade. outros fatores que interferem no desempenho do time, como o
relacionamento entre os jogadores, o treinamento, o condicio-
GLEISER, Marcelo. A dança do Universo: dos mitos de criação ao Big namento físico, a estabilidade emocional, o esquema tático etc.
Bang. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Com uma escrita clara e objetiva, aborda a história da física e da astronomia A6 – Trata-se de uma falácia de divisão. A propriedade do todo
e busca traçar comparações entre as visões cosmogônicas atuais e os antigos (família) é atribuída à parte (Clélia). O fato de uma família ter o
mitos da criação. costume de economizar dinheiro não significa que todos os seus
membros sejam econômicos. Uma família pode ter o costume
RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE de economizar e um de seus membros não ser econômico.
QUESTÕES (P. 201) A7 – A propriedade da parte (José) é atribuída ao todo (cons-
1) A questão visa sensibilizar os estudantes, contextualizando- trutora). Trata-se de uma falácia de composição, já que o fato
-os na sociedade tecnológica. Espera-se que eles percebam de um engenheiro incompetente trabalhar em uma constru-
que sua relação com a tecnologia é imanente à sua vida, tora não significa que toda a construtora seja incompetente.
pois, em nossa sociedade, os modos de ser e as maneiras É possível que uma construtora competente tenha em seu
de agir estão embebecidos de produtos tecnológicos. Toda quadro de funcionários um engenheiro incompetente.
a nossa existência está estruturada pela criação e o uso 2) A pergunta da charada é baseada em uma confusão entre
desses produtos. A vivência na sociedade contemporânea é as partes e o todo. Quando se pergunta por que os coelhos
impossível sem eles. brancos comem mais do que os castanhos, dá-se o sentido
2) Essa questão busca estimular os estudantes a reflexões de que cada coelho branco (parte) come mais do que cada
sobre a sociedade tecnológica. Há inúmeras possibilidades coelho castanho (parte). Na resposta, o mistério é decifra-
reflexivas, como a degradação da natureza a partir da inter- do: é no conjunto (todo) que os coelhos brancos comem
venção do ser humano; a precarização do trabalho; a mas- mais do que os castanhos, porque são em maior número.
sificação das ações e o controle por meio das redes sociais; Individualmente os coelhos brancos e os castanhos comem
a disseminação das fake news por meios virtuais; os limites mais ou menos a mesma quantidade; ou seja, há implícita a
necessários à engenharia genética; etc. falácia da divisão, atribuindo-se a cada parte (cada coelho
branco) a propriedade do todo (comer mais).
QUESTÃO (P. 202)
Essa atividade busca resgatar o conhecimento prévio dos REFLETIR (P. 220)
Na tirinha de Gonsales, há uma clara ironia, pois a enge-
estudantes de como a ciência moderna e a contemporânea fo-
ram estabelecidas, compreensão que será ampliada ao longo do nharia genética pode agora criar animais que anteriormente eram
estudo deste capítulo. Mesmo que tenham uma visão genérica parte das narrativas míticas dos gregos antigos, como o centauro,
ou superficial sobre ciência, eles podem destacar a observação, meio homem, meio cavalo. Porém, ao transformar a fantasia em
o experimento, a objetividade, a universalidade ou qualquer outro realidade, a ciência desmistifica e banaliza a relação que o ser
procedimento. Trata-se do início de suas reflexões sobre o assunto. humano possui com o mundo. Um centauro ou uma sereia são
interessantes justamente porque são mágicos, pois fazem parte da
DE OLHO NO PRESENTE (P. 207) imaginação, das histórias, da ficção, da poesia. Quando são apre-
Aqui se tem uma oportunidade de os estudantes refletirem sentadas como uma realidade, essas entidades podem ser consi-
deradas aberrações. A ciência como um todo deve ser ponderada
sobre o conhecimento científico. Não é um conhecimento estático de forma ética, e os cientistas devem pensar nas consequências
e definitivo, mas muda no tempo e no espaço. Na maioria das vezes, de seus trabalhos e descobertas científicas, pois nem todas as
aperfeiçoando-se. As descobertas científicas e as criações tecnoló-
gicas vão possibilitando um entendimento mais profundo da reali-
dade, da sociedade, do mundo e do universo. Assim, o instrumento
MANUAL DO PROFESSOR 421