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DOC. 1 animais, tem o dom da palavra; a voz é o sinal da dor e
do prazer, e é por isso que ela foi também concedida aos
O trecho a seguir faz parte de uma das prin- outros animais. Estes chegam a experimentar sensações de
cipais obras de Aristóteles, A política, que trata dor e de prazer, e a se fazer compreender uns aos outros.
da importância da vida na pólis para a realização A palavra, porém, tem por fim fazer compreender o que
plena do ser humano. é útil ou prejudicial, e, em consequência, o que é justo ou
injusto. O que distingue o homem de um modo específico
A cidade faz parte das coisas da é que ele sabe discernir o bem do mal, o justo do injusto,
e assim todos os sentimentos da mesma ordem cuja co‑
natureza municação constitui precisamente a família do Estado.
“A sociedade constituída por diversos pequenos Na ordem da natureza, o Estado se coloca antes
povoados forma uma cidade completa, com todos os da família e antes de cada indivíduo, pois que o todo
meios de se abastecer por si, e tendo atingido, por assim deve, forçosamente, ser colocado antes da parte. Erguei
dizer, o fim que se propôs. Nascida principalmente da o todo; dele não ficará mais nem pé nem mão, a não ser
necessidade de viver, ela subsiste para uma vida feliz. no nome, como se poderá dizer, por exemplo, uma mão
Eis por que toda a cidade se integra na natureza, pois foi separada do corpo não mais será mão além do nome.
a própria natureza que formou as primeiras sociedades: Todas as coisas se definem pelas funções; e desde o
ora a natureza era o fim dessas sociedades; e a natureza momento em que elas percam os seus característicos,
é o verdadeiro fim de todas as coisas. Dizemos, pois, já não se poderá dizer que sejam as mesmas; apenas
dos diferentes seres, que eles se acham integrados na ficam compreendidas sob a mesma denominação. Evi‑
natureza quando tenham atingido todo o desenvolvi‑ dentemente o Estado está na ordem da natureza e antes
mento que lhes é peculiar, por exemplo, o ser humano, do indivíduo; porque, se cada indivíduo isolado não se
o cavalo, a família. Além disso, o fim para o qual cada basta a si mesmo, assim também se dará com as partes
ser foi criado é de cada um bastar-se a si mesmo; ora em relação ao todo. Ora, aquele que não pode viver
a condição de se bastar a si próprio é o ideal de todo em sociedade, ou que de nada precisa por bastar-se a
indivíduo, e o que de melhor pode existir para ele. si próprio, não faz parte do Estado; é um bruto ou um
deus. A natureza compele assim todos os homens a se
É evidente, pois, que a cidade faz parte das coisas associarem. Àquele que primeiro estabeleceu isso se
da natureza, que o homem é naturalmente um animal deve maior bem; porque se o homem, tendo atingido a
político, destinado a viver em sociedade, e que aquele sua perfeição, é o mais excelente de todos os animais,
que, por instinto, e não porque qualquer circunstância o também é o pior quando vive isolado, sem leis e sem
inibe, deixa de fazer parte de uma cidade, é um ser vil ou justiça. Terrível calamidade é a injustiça que tem armas
superior ao homem. Tal indivíduo merece, como disse na mão. As armas que a natureza dá ao homem são a
Homero, a censura cruel de ser um sem família, sem leis, prudência e a virtude. Sem virtude, ele é o mais ímpio
sem lar. Porque ele é ávido de combates, e, como as aves e o mais feroz de todos os seres vivos; nada mais sabe,
de rapina, incapaz de se submeter a qualquer obediência. por sua vergonha, que amar e comer. A justiça é a base
da sociedade.
Claramente se compreende a razão de ser o homem
um animal sociável em grau mais elevado que as abelhas Chama-se julgamento a aplicação do que é justo.”
e todos os outros animais que vivem reunidos. A natureza,
dizemos, nada faz em vão. O homem só, entre todos os ARISTÓTELES. A política. 2. ed. Bauru: Edipro, 2009. p. 15-17.
Veja respostas e orientações ATIVIDADES
no Manual do Professor.
COMPREENDER antes do indivíduo e da família? Você concorda com essa
1. Segundo Aristóteles, qual é a finalidade da cidade? Por teoria? Debata o assunto com alguns colegas e, em se-
guida, escreva suas conclusões em um breve parágrafo.
que esse fim é natural?
2. De acordo com o texto, o que distingue o ser humano RETOMAR
4. Responda às questões-chave do início do capítulo
dos outros animais que vivem em sociedade?
a) O que é conhecimento científico para Aristóteles?
ANALISAR b) O que é ética e política para esse pensador?
3. Por que, para Aristóteles, a cidade ou o Estado colocam-se
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