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↪ Causa eficiente e causa final ANDRE DIB/PULSAR IMAGENS
A causa material e a causa formal explicam a ← Artesã esculpindo KARIM JAAFAR/AL/WATAN DOHA/AFP
composição dos seres ou das substâncias. Mas os uma peça de barro, no
seres da natureza têm uma origem, desenvolvem-se Vale do Jequitinhonha
e corrompem-se (envelhecem, morrem, desapare- (MG). Foto de 2015.
cem), mudam de lugar, transformam-se com o tem-
po, aumentam, diminuem. Enfim, as coisas mudam ↪ O ato e a potência
ou se movimentam: têm um devir, ou seja, um vir
a ser. Como isso é possível? As causas material e Há mais dois conceitos na metafísica aristotéli-
formal explicam a constituição dos seres, mas não ca que são importantes para entender o movimento
a mudança. Qual é a causa ou o princípio do movi- das coisas sensíveis: o de ato e o de potência.
mento? Quais são as causas desse devir?
Ato é aquilo que existe, a coisa atualizada, o ser
“3. Ademais, causa significa o princípio primeiro da completo, determinado, realizado e presente. Potência
mudança ou do repouso; por exemplo, quem tomou uma é aquilo que pode vir a existir, que tem capacidade
decisão é causa, o pai é causa do filho e, em geral, quem faz virtual de assumir determinada atualização, é o ser
é a causa do que é feito e o que é capaz de produzir mudança possível, incompleto e ainda indeterminado. Assim, a
é causa do que sofre mudança. madeira em ato é uma mesa em potência. A mesa já
fabricada está em ato, pois é objeto concretizado. Os
4. Além disso, a causa significa o fim, quer dizer, o tijolos, a areia e o cimento em ato são uma casa em
propósito da coisa: por exemplo, o propósito de caminhar potência. E assim por diante.
é a saúde. De fato, por que motivo se caminha? Responde‑
mos: para ser saudável. E dizendo isso consideramos ter Dessa maneira, por meio da relação entre ato e
dado a causa do caminhar. E o mesmo vale para todas as potência, Aristóteles explica o movimento na nature-
coisas que são movidas por outro e são intermediárias entre za, mostrando que este não é ilusório, mas acontece
o motor e o fim; por exemplo, o emagrecimento, a purgação, pela atualização da potência. Assim, um ser ou uma
os remédios, os instrumentos médicos são todos causas da substância tem em si determinada potencialidade, e
saúde. Com efeito, todos estão em função do fim e diferem sua transformação obedece à busca de sua realização
entre si enquanto alguns são instrumentos e outras ações.” plena: uma semente tem a potencialidade de uma ár-
vore; um feto tem a potencialidade de um ser humano.
ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2002. p. 191.
Veja respostas e orientações
Na teoria aristotélica, há duas causas que ex-
plicam a mudança: a causa eficiente e a causa QUESTÃO no Manual do Professor.
final. A causa eficiente ou motriz é responsável
pelo surgimento ou geração de algo. Por exemplo, • Relacione os conceitos aristotélicos de potência e ato com
para nascer, um filhote de tigre tem de ser gerado as transformações pelas quais o ser humano passa entre
por um macho e uma fêmea da mesma espécie. a infância, a adolescência e a idade adulta.
A causa eficiente da existência do tigre são seus
genitores. ↑ Paratletas durante o Mundial Paralímpico de Atletismo de 2015, em
Doha, no Qatar. Para que essa prática esportiva se realize, é necessária
A causa final é o objetivo ou o fim para o qual a atualização de potências do corpo, como a resistência física.
se direciona a substância. No caso do filhote de
tigre, a causa final é o tigre plenamente desen-
volvido, com todas as características da espécie
estabelecidas.
Vejamos mais um exemplo, mas examinando
todas as causas. O exemplo é uma escultura de
bronze de Sócrates. A causa material dessa escul-
tura é o bronze, a matéria de que a estátua é feita. A
causa formal é o fato de ter a forma de Sócrates. A
causa eficiente da escultura de Sócrates é o escultor
que a esculpiu, amoldando a matéria à forma. Por
fim, a causa final é a razão ou o objetivo pelo qual
a estátua foi feita: enaltecer Sócrates.
Observe a escultura a seguir. A causa material
dessa obra de arte é o barro. A causa formal é a
representação de uma mulher amamentando um
bebê. A causa eficiente é a artesã. A causa final é
enaltecer a maternidade, ao mesmo tempo que se
promove o sustento da artesã por meio da venda da
peça e se mantém a tradição das cerâmicas produ-
zidas no local.
CAPÍTULO 7: EXISTIRMOS, A QUE SERÁ QUE SE DESTINA: O PENSAMENTO ARISTOTÉLICO 83