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Teorético: relativo a teoria. ↻ A estruturação das ciências
Com base nos conceitos metafísicos de sua filosofia, Aristóteles estruturou EDITORIA DE ARTE
o conhecimento científico. Todas as ciências têm como ação central a busca
das causas, mas, como as substâncias são diferentes, distintas são as causas.
A causa formal de um ser vivo é distinta, por exemplo, da de um navio. Assim,
o conhecimento científico deve ser estruturado de acordo com a natureza de
cada coisa investigada.
Movido por essa compreensão, Aristóteles se propôs a ordenar o conhe-
cimento científico, classificando e hierarquizando todas as ciências. O filóso-
fo realizou, dessa maneira, uma primeira classificação geral do conhecimento
científico em três grandes ramos: as ciências teoréticas ou especulativas, as
ciências práticas e as ciências produtivas.
Ciências teoréticas: tratam da investigação das causas das coisas ou dos
seres que existem independentemente do ser humano. Nesse grupo estão a fí-
sica, hoje conhecida como ciências naturais, a matemática e a filosofia primeira
(ou teologia). São ciências concebidas para entender e explicar a realidade, a
natureza e o mundo, satisfazendo a necessidade humana de conhecimento ou
de saber sem nenhum outro interesse. Buscam, portanto, o saber pelo saber,
independentemente de um fim ou de uma utilidade.
Ciências práticas: são aquelas cujas causas estão no âmbito do ser humano,
ou seja, o ser humano é o agente e a finalidade das ações investigadas por essas
ciências, como a ética e a política. As ciências práticas se ocupam da maneira
como os indivíduos devem agir diante das situações diversas, do mundo e da
sociedade. Tratam das normas, dos valores e dos princípios de nossas ações
e de nossos comportamentos. Essas ciências usam o saber para realizar uma
ação ou com finalidade moral.
Ciências produtivas: como o nome indica, são as que se referem à produção
de coisas, como um móvel, uma casa ou um instrumento musical. Para a pro-
dução desses objetos, é necessário um conjunto de conhecimentos e regras de
ação ou procedimentos metodológicos. Trata-se, então, da utilização do saber
visando à fabricação de algo. Por exemplo, o conhecimento de um engenheiro
naval, necessário para a fabricação de navios, pode ser classificado, com base
na filosofia aristotélica, como científico-produtivo.
Classificação
aristotélica das Ciências
Conhecimento
científico
TEORÉTICO PRÁTICO PRODUTIVO
Conhecimento pelo Conhecimento Conhecimento
que visa à ação que visa à fabricação
conhecimento
ÉTICA ARTE
FILOSOFIA PRIMEIRA POLÍTICA ENGENHARIA
MATEMÁTICA METALURGIA
(entre outras)
CIÊNCIAS NATURAIS
84 UNIDADE 2: O MUNDO EM MOVIMENTO