Page 439 - PNLD 2026 - GEOGRAFIA
P. 439
social da população negra, historicamente oprimida por séculos b) Os estudantes podem mencionar a construção de uma casa,
de escravidão, preconceito e violência. um prédio, uma ponte, a retirada de uma árvore, a remoção de
9) a) Até o século XV, a extensão do Oceano Atlântico era desconhe‑ um morro etc., percebendo que as paisagens são compostas
cida, e mapeá-la foi um dos grandes desafios enfrentados pela por elementos visíveis e a percepção sobre o dinamismo das
cartografia da época. Com os conhecimentos proporcionados paisagens perpassa pela atenção sobre os elementos que a
pelas grandes viagens marítimas (entre os séculos XIV e XVI), compõem.
tornou-se possível a elaboração dos registros cartográficos que
originaram os mapa-múndi atuais. Ou seja, as excursões ultra‑ c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes reconheçam
marinas pelo Atlântico e os conhecimentos delas resultantes que tanto os seres humanos como a natureza modificam os
foram grandes impulsionadores do desenvolvimento da carto‑ lugares, e as paisagens revelam esse processo ao longo do
grafia moderna. Para a história do Brasil, o Atlântico tornou-se o tempo. Comente que tanto a construção de um prédio como
principal meio de comunicação entre o país, a Europa e a África, o movimento de dunas pela ação do vento são evidências
estabelecendo um grande eixo de trocas econômicas e culturais das transformações dos lugares.
entre esses povos.
b) Um dos eixos desse comércio triangular era o tráfico de afri‑ d) Os estudantes devem se reportar à memória para analisar e re‑
canos escravizados, que fornecia mão de obra para as ativi‑ fletir sobre as paisagens, percebendo a interpretação subjetiva
dades econômicas nas terras americanas, especialmente nas do espaço e, por conseguinte, da paisagem. Ele deve verificar
grandes propriedades agrícolas. Dessa forma, o Atlântico foi o também que essa dimensão é permeada pela percepção que
caminho utilizado na construção de uma história de escravidão cada um estabelece com os elementos naturais e culturais
e sofrimento. Por outro lado, em meio à violência do tráfico e da paisagem; o aluno pode citar lembranças da infância e dos
da escravidão, o Atlântico também possibilitou a construção de lugares que frequentou e associá-los a paisagens similares
um mundo de trocas culturais, vínculos afetivos e familiares, e com as quais entra em contato.
novas identidades em terras americanas. Essas trocas, vínculos
e identidades, portanto, deram origem a uma cultura atlântica, e) Os estudantes devem se atentar para o que é a subjetividade da
da qual fazemos parte. interpretação da paisagem, por exemplo, citar o cheiro de frutas,
flores etc. e dar exemplos de sons que o remetem à lembrança
CAPÍTULO 5. A historicidade das paisagens na organização de um lugar e de uma paisagem com os quais conviveu.
espacial do Novo Mundo
LEITURA DE GRÁFICO (PÁGINA 54)
O capítulo 5 aborda a concepção geográfica de paisagem, a) Espera-se que, ao analisar o gráfico, os estudantes percebam
focando em reflexões sobre as paisagens da América Latina em que, após o contato com as doenças trazidas pelos colo‑
comparação com as paisagens da América Anglo-Saxônica. O ca‑ nizadores, a população do povo huron foi reduzida a pouco
pítulo destaca as paisagens distintas e semelhantes que foram mais de 25% do total.
construídas ao longo da colonização das Américas Espanhola e
Portuguesa. b) Espera-se que os estudantes mencionem que o povo huron
não tinha imunidade a essas doenças.
OBJETIVOS DO CAPÍTULO:
c) Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes considerem
• Discutir o conceito de paisagem geográfica na construção do espaço geográfico que, assim como aconteceu com os huron, os indígenas do
americano. Brasil e da América do Sul, em virtude das condições de pre‑
cariedade e vulnerabilidade em que se encontram, podem ser
• Analisar a colonização europeia no continente americano e a fragmentação das mais afetados pela pandemia do novo coronavírus e sofrer uma
Américas durante esse processo. drástica redução de suas populações. Para aprofundar a discus‑
são, oriente os alunos a fazer uma pesquisa sobre esse tema.
• Discutir a organização econômica, social e cultural na construção do espaço
americano. DE OLHO NO PRESENTE (PÁGINA 56)
1) Os estudantes devem observar os elementos visíveis nas
• Identificar e analisar as paisagens da América Latina. fotos para descrever as paisagens. É importante que façam
a distinção entre os elementos que compõem uma paisagem:
• Desenvolver as habilidades EM13CHS101, EM13CHS102, EM13CHS103, embora haja árvores próximas às igrejas (cuja origem pode ser
EM13CHS104, EM13CHS106, EM13CHS201, EM13CHS204, EM13CHS206, natural ou resultado de plantio), os elementos predominantes
EM13CHS401 e EM13CHS503 e EM13CHS601. são sociais (as igrejas). Ambas são de cor branca e possuem
uma única torre, mas não é possível definir a ordem religiosa
SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO de cada uma. Na Catedral de Santa Marta não há uma cruz
Para iniciar os estudos, sugere-se que o professor apresente visível, mas sabemos que se trata de uma igreja católica
devido ao seu estilo arquitetônico (é a construção religiosa
os títulos dos tópicos principais a serem estudados no capítulo 5 mais antiga da cidade de Santa Marta e, possivelmente, da
(A paisagem e a transformação do espaço; A colonização europeia Colômbia). A Igreja de Nossa Senhora do Monte, em Olinda,
e a fragmentação das Américas e Organização econômica, social e é considerada a mais antiga edificação religiosa da cidade.
cultural do espaço americano). Solicite aos estudantes que criem 2) Porque elas são marcas de historicidade comuns nas paisa‑
subtítulos que identifiquem ou sugiram as ideias centrais, principais gens dessas cidades e elementos sociais que evidenciam a
conceitos a serem desenvolvidos e possíveis dúvidas referentes a fé ou religião predominante nesses espaços.
cada título. Registre as observações e, no decorrer dos estudos, ao
iniciar cada tópico, retome esses registros de forma contextualiza‑ PARA ASSISTIR
da, valorizando a participação dos estudantes na antecipação dos Proponha aos estudantes que assistam ao vídeo e reflitam
temas que serão abordados.
sobre a importância de um encontro de mulheres representantes de
Essa retomada dos registros também serve para aprofundar povos originários da América Latina para além do aspecto religioso.
os conhecimentos sobre os temas que despertaram interesse ou
curiosidade durante a criação dos subtítulos, permitindo que sejam QUESTÃO (PÁGINA 57)
ampliados por meio de pesquisas, estudos dirigidos, entre outros. Espera-se que os estudantes concluam que a América hispâ‑
RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE nica é católica e castelhana em virtude dos aspectos culturais trazi‑
dos pelos colonizadores, como a religião católica e a língua originária
QUESTÃO (PÁGINA 52) do “Condado de Castilla”, e é periférica, uma vez que as colônias
a) Os estudantes devem citar as transformações do lugar em espanholas ocuparam a função de produtoras e exportadoras de
que vive a partir da percepção das paisagens; deve associar gêneros agrícolas e de recursos minerais, numa relação subordinada
e comparar as paisagens de um mesmo lugar em diferentes às decisões e interesses da metrópole, centro do processo na divi‑
tempos e se apropriar da observação e da reflexão para evi‑ são internacional do trabalho estabelecida no período mercantilista.
denciar o quanto as paisagens são reveladoras das transfor‑
mações do espaço. LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (PÁGINA 58)
1) Segundo o texto, o eurocentrismo foi imposto não apenas na orga‑
nização colonial do mundo, mas também através da constituição
colonial dos saberes, das linguagens, da memória e do imaginário.
MANUAL DO PROFESSOR 437