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todos e conclua a atividade com a produção de um texto                 b) O autor menciona, em seu texto, a influência das correntes
               coletivo sobre o tema.                                                 marítimas no tráfico de africanos escravizados durante o século
                                                                                      XIX. A dinâmica oceânica e a atuação das correntes na região
        DE OLHO NO PRESENTE (PÁGINA 46)                                               facilitaram a navegação, inclusive dos navios negreiros, cujo
           1)	 A pesquisadora estuda os fenômenos dos ciclones na bacia               trânsito foi registrado em cartas náuticas da época.
               do Atlântico Sul, uma região onde, por muito tempo, se acre‑
               ditou que as condições não permitiam a ocorrência desses               Em cooperação com o professor de História, retome com os
               sistemas. No entanto, eles vêm ocorrendo com certa frequên‑            estudantes a questão da rota triangular que se estabeleceu nas
               cia nas últimas duas décadas, afetando diretamente o Brasil.           trocas comerciais entre Europa, África e América. Você pode
           2)	 Os estudantes devem refletir sobre o seguinte trecho do                ampliar a abordagem desse tema, orientando os estudantes a
               texto: “A importância de modelos com melhores resoluções               refletir, por exemplo, sobre a exploração do território mais a oeste
               encontra-se na diminuição de erros das projeções para ce‑              da costa norte do Brasil, que permitiu aos portugueses comer‑
               nários futuros”, especialmente no que se refere à previsão             cializarem as drogas do sertão através da rota triangular. Por fim,
               das consequências das mudanças climáticas.                             chame a atenção da turma para a importância do conhecimento
                                                                                      e domínio do Atlântico Sul adquiridos pelos portugueses durante
        LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (PÁGINA 50)               as explorações marítimas, que visavam encurtar as viagens
           1)	 Os estudantes devem perceber que as nucleobases que                    entre o Brasil e o continente africano. Discutir essas relações é
               armazenam o DNA e o RNA, essenciais para o código genético             fundamental para que os estudantes ampliem sua capacidade
               da vida na Terra, também estão presentes nos meteoritos que            de análise sobre a dinâmica da natureza e suas implicações
               vêm do espaço.                                                         sociais e históricas, que fundamentam a construção histórica e
           2)	 Possibilite que os estudantes levem as informações do texto            geográfica do espaço brasileiro.
               para uma discussão com professores da área de Ciências da          8)	 a) Há diferentes possibilidades de interpretação desse grafite.
               Natureza, destacando as questões levantadas. Por fim, promova          Como em toda obra de arte, cada observador estabelece um
               a socialização dos registros deles para integrar os conhecimentos      diálogo próprio com o conteúdo que vê, lê ou ouve. Pode-se
               com as Ciências da Natureza, ampliando o entendimento dos              interpretar que os negros rompendo suas algemas enquanto
               temas abordados no capítulo.                                           dançam ou tocam um instrumento de percussão representam
                                                                                      pessoas libertas do jugo da escravidão, escolhendo uma expres‑
           3)	 Ao analisar o esquema, os estudantes devem perceber que a              são artística de matriz africana para celebrar sua libertação. Outra
               camada do pré-sal descoberta pelo Brasil se localiza dentro da         interpretação é que a preservação de tradições culturais africanas
               ZEE (Zona Econômica Exclusiva), o que garante ao país soberania        em terras americanas foi um meio pelo qual os escravizados
               sobre sua exploração econômica.                                        afirmaram sua autonomia e preservaram parte de sua cultura,
                                                                                      mesmo em meio à realidade adversa da escravidão. Nesse caso,
           4)	 Os estudantes devem perceber que, no século XXI, a comple‑             o cativeiro não foi capaz de apagar completamente a identidade
               xidade geopolítica mundial exige que as autoridades nacionais          africana, que sobreviveu e foi ressignificada. Por fim, a cena tam‑
               reconheçam a importância de defender a soberania sobre o mar           bém pode ser vista como uma crítica social contemporânea e um
               para o desenvolvimento do Brasil. Isso implica a necessidade de        chamado aos povos negros ao redor do mundo para promover
               expedições cientificas para fundamentar a diplomacia na defesa         uma “segunda libertação” – dessa vez, contra o preconceito
               da extensão da plataforma continental do país. Em termos estra‑        étnico-racial e em busca de uma verdadeira inclusão social.
               tégicos, as forças militares brasileiras, especialmente a Marinha      b) Os personagens do grafite representam africanos escraviza‑
               do Brasil, devem estar equipadas e preparadas para essa defesa.        dos. No entanto, esses escravizados referidos no grafite viviam
                                                                                      em terras americanas, onde criaram uma cultura que mesclava
           5)	 Os estudantes devem considerar a informação de que a nomen‑            elementos trazidos da África com aqueles desenvolvidos na
               clatura “Amazônia Azul” foi atribuída devido à semelhança com          nova terra, baseados no contato entre colonizadores europeus,
               a Floresta Amazônica, em termos de dimensões, abundância de            povos indígenas e africanos de diferentes partes do continente. O
               recursos naturais e importância ambiental, científica, econômica       aspecto essencial que faz dessa obra uma expressão da cultura
               e estratégica. Eles devem verificar essa dimensão no mapa e            atlântica ou afro-americana é a natureza do grafite. Conforme
               observar a posição estratégica da costa brasileira em relação          mencionado no texto, o grafite contemporâneo surgiu nas comu‑
               aos outros países que trafegam pelas águas do Atlântico. A re‑         nidades negras e pobres de Nova York, no contexto do movimento
               gião da plataforma continental total pleiteada pelo Brasil possui      cultural que deu origem ao hip-hop. Essas expressões não sur‑
               grande potencial de riquezas minerais e biodiversidade, o que          giram na África, mas na América, criadas por descendentes de
               requer sua exploração econômica com projetos ambientais que            africanos escravizados e outras populações pobres. São, portanto,
               visem à conservação e à gestão dos recursos naturais vivos e           manifestações da cultura afro-americana ou atlântica, que se
               não vivos, destacando a relevância da consciência ambiental            desenvolveu nas terras ligadas pelo Atlântico em decorrência do
               que a região exige.                                                    tráfico e da escravidão moderna.

           6)	 Os estudantes devem considerar a relevância da capitã de Mar           c) Espera-se que, por meio da pesquisa, os estudantes reconhe‑
               e Guerra Izabel e da tenente Lorena no projeto, reconhecendo           çam a cidade de Nova Orleans como um dos principais centros da
               a importância feminina no âmbito militar e científico para a so‑       cultura afro-americana. Antes da passagem do furacão Katrina,
               ciedade brasileira. Discuta com os estudantes as questões de           a cidade tinha 70% de sua população formada por afrodescen‑
               gênero no Brasil e a importância do reconhecimento e da inclusão       dentes. O desastre causou milhares de mortes e deixou a cidade
               de mulheres no mercado de trabalho, em diversas áreas, como            quase toda alagada. Milhares de moradores perderam suas casas
               fundamental para a promoção da equidade de gêneros no país.            e foram obrigados a deixar a cidade.
               O conceito de “equidade de gêneros” reconhece que mulheres
               e homens têm necessidades e poderes diferentes, e que essas            A tragédia revelou o contraste socioeconômico entre negros e
               diferenças devem ser identificadas e abordadas para corrigir           brancos na cidade. Os bairros da população negra, localizados nas
               os desequilíbrios entre os gêneros, conforme demonstrado no            áreas mais baixas, foram os mais afetados pelas inundações. Sem
               exemplo do texto.                                                      condições de arcar com os custos de reconstrução, muitos negros
                                                                                      não conseguiram retornar. As empresas que conduziram as obras
           7)	 a) Por meio da leitura do texto de João Fellet, os estudantes          priorizaram os empreendimentos voltados para a elite branca, o
               devem perceber que a explicação sobre a extensão do alas‑              que resultou na mudança do perfil demográfico da cidade, com
               tramento da mancha de óleo deriva do conhecimento sobre a              uma redução de 15% na população negra. A exclusão da popula‑
               ação das correntes marítimas na região. A origem do derrama‑           ção negra do renascimento da cidade, conduzida por uma política
               mento foi determinada considerando a dinâmica de atuação               de gentrificação, tem aumentado a tensão social em uma comu‑
               dessas correntes (“uma distância entre 400 e 1.000 km da costa         nidade que ficou conhecida por sua diversidade étnico-cultural.
               brasileira”). Essas conclusões se basearam em experimentos             A pintura desse grafite em Nova Orleans pode ser interpreta‑
               realizados por um professor e pesquisador de oceanografia de           da como um manifesto em defesa da diversidade cultural que
               uma universidade pública. Em relação à provável origem do óleo         sempre caracterizou a cidade, além de um apelo pela inclusão
               derramado, os estudantes devem usar sua análise do texto para
               levantar as hipóteses, como derramamento por um navio pe‑
               troleiro ou vazamento de plataformas de perfuração petrolífera
               no solo oceânico.

436 MANUAL DO PROFESSOR
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