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todos e conclua a atividade com a produção de um texto b) O autor menciona, em seu texto, a influência das correntes
coletivo sobre o tema. marítimas no tráfico de africanos escravizados durante o século
XIX. A dinâmica oceânica e a atuação das correntes na região
DE OLHO NO PRESENTE (PÁGINA 46) facilitaram a navegação, inclusive dos navios negreiros, cujo
1) A pesquisadora estuda os fenômenos dos ciclones na bacia trânsito foi registrado em cartas náuticas da época.
do Atlântico Sul, uma região onde, por muito tempo, se acre‑
ditou que as condições não permitiam a ocorrência desses Em cooperação com o professor de História, retome com os
sistemas. No entanto, eles vêm ocorrendo com certa frequên‑ estudantes a questão da rota triangular que se estabeleceu nas
cia nas últimas duas décadas, afetando diretamente o Brasil. trocas comerciais entre Europa, África e América. Você pode
2) Os estudantes devem refletir sobre o seguinte trecho do ampliar a abordagem desse tema, orientando os estudantes a
texto: “A importância de modelos com melhores resoluções refletir, por exemplo, sobre a exploração do território mais a oeste
encontra-se na diminuição de erros das projeções para ce‑ da costa norte do Brasil, que permitiu aos portugueses comer‑
nários futuros”, especialmente no que se refere à previsão cializarem as drogas do sertão através da rota triangular. Por fim,
das consequências das mudanças climáticas. chame a atenção da turma para a importância do conhecimento
e domínio do Atlântico Sul adquiridos pelos portugueses durante
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS (PÁGINA 50) as explorações marítimas, que visavam encurtar as viagens
1) Os estudantes devem perceber que as nucleobases que entre o Brasil e o continente africano. Discutir essas relações é
armazenam o DNA e o RNA, essenciais para o código genético fundamental para que os estudantes ampliem sua capacidade
da vida na Terra, também estão presentes nos meteoritos que de análise sobre a dinâmica da natureza e suas implicações
vêm do espaço. sociais e históricas, que fundamentam a construção histórica e
2) Possibilite que os estudantes levem as informações do texto geográfica do espaço brasileiro.
para uma discussão com professores da área de Ciências da 8) a) Há diferentes possibilidades de interpretação desse grafite.
Natureza, destacando as questões levantadas. Por fim, promova Como em toda obra de arte, cada observador estabelece um
a socialização dos registros deles para integrar os conhecimentos diálogo próprio com o conteúdo que vê, lê ou ouve. Pode-se
com as Ciências da Natureza, ampliando o entendimento dos interpretar que os negros rompendo suas algemas enquanto
temas abordados no capítulo. dançam ou tocam um instrumento de percussão representam
pessoas libertas do jugo da escravidão, escolhendo uma expres‑
3) Ao analisar o esquema, os estudantes devem perceber que a são artística de matriz africana para celebrar sua libertação. Outra
camada do pré-sal descoberta pelo Brasil se localiza dentro da interpretação é que a preservação de tradições culturais africanas
ZEE (Zona Econômica Exclusiva), o que garante ao país soberania em terras americanas foi um meio pelo qual os escravizados
sobre sua exploração econômica. afirmaram sua autonomia e preservaram parte de sua cultura,
mesmo em meio à realidade adversa da escravidão. Nesse caso,
4) Os estudantes devem perceber que, no século XXI, a comple‑ o cativeiro não foi capaz de apagar completamente a identidade
xidade geopolítica mundial exige que as autoridades nacionais africana, que sobreviveu e foi ressignificada. Por fim, a cena tam‑
reconheçam a importância de defender a soberania sobre o mar bém pode ser vista como uma crítica social contemporânea e um
para o desenvolvimento do Brasil. Isso implica a necessidade de chamado aos povos negros ao redor do mundo para promover
expedições cientificas para fundamentar a diplomacia na defesa uma “segunda libertação” – dessa vez, contra o preconceito
da extensão da plataforma continental do país. Em termos estra‑ étnico-racial e em busca de uma verdadeira inclusão social.
tégicos, as forças militares brasileiras, especialmente a Marinha b) Os personagens do grafite representam africanos escraviza‑
do Brasil, devem estar equipadas e preparadas para essa defesa. dos. No entanto, esses escravizados referidos no grafite viviam
em terras americanas, onde criaram uma cultura que mesclava
5) Os estudantes devem considerar a informação de que a nomen‑ elementos trazidos da África com aqueles desenvolvidos na
clatura “Amazônia Azul” foi atribuída devido à semelhança com nova terra, baseados no contato entre colonizadores europeus,
a Floresta Amazônica, em termos de dimensões, abundância de povos indígenas e africanos de diferentes partes do continente. O
recursos naturais e importância ambiental, científica, econômica aspecto essencial que faz dessa obra uma expressão da cultura
e estratégica. Eles devem verificar essa dimensão no mapa e atlântica ou afro-americana é a natureza do grafite. Conforme
observar a posição estratégica da costa brasileira em relação mencionado no texto, o grafite contemporâneo surgiu nas comu‑
aos outros países que trafegam pelas águas do Atlântico. A re‑ nidades negras e pobres de Nova York, no contexto do movimento
gião da plataforma continental total pleiteada pelo Brasil possui cultural que deu origem ao hip-hop. Essas expressões não sur‑
grande potencial de riquezas minerais e biodiversidade, o que giram na África, mas na América, criadas por descendentes de
requer sua exploração econômica com projetos ambientais que africanos escravizados e outras populações pobres. São, portanto,
visem à conservação e à gestão dos recursos naturais vivos e manifestações da cultura afro-americana ou atlântica, que se
não vivos, destacando a relevância da consciência ambiental desenvolveu nas terras ligadas pelo Atlântico em decorrência do
que a região exige. tráfico e da escravidão moderna.
6) Os estudantes devem considerar a relevância da capitã de Mar c) Espera-se que, por meio da pesquisa, os estudantes reconhe‑
e Guerra Izabel e da tenente Lorena no projeto, reconhecendo çam a cidade de Nova Orleans como um dos principais centros da
a importância feminina no âmbito militar e científico para a so‑ cultura afro-americana. Antes da passagem do furacão Katrina,
ciedade brasileira. Discuta com os estudantes as questões de a cidade tinha 70% de sua população formada por afrodescen‑
gênero no Brasil e a importância do reconhecimento e da inclusão dentes. O desastre causou milhares de mortes e deixou a cidade
de mulheres no mercado de trabalho, em diversas áreas, como quase toda alagada. Milhares de moradores perderam suas casas
fundamental para a promoção da equidade de gêneros no país. e foram obrigados a deixar a cidade.
O conceito de “equidade de gêneros” reconhece que mulheres
e homens têm necessidades e poderes diferentes, e que essas A tragédia revelou o contraste socioeconômico entre negros e
diferenças devem ser identificadas e abordadas para corrigir brancos na cidade. Os bairros da população negra, localizados nas
os desequilíbrios entre os gêneros, conforme demonstrado no áreas mais baixas, foram os mais afetados pelas inundações. Sem
exemplo do texto. condições de arcar com os custos de reconstrução, muitos negros
não conseguiram retornar. As empresas que conduziram as obras
7) a) Por meio da leitura do texto de João Fellet, os estudantes priorizaram os empreendimentos voltados para a elite branca, o
devem perceber que a explicação sobre a extensão do alas‑ que resultou na mudança do perfil demográfico da cidade, com
tramento da mancha de óleo deriva do conhecimento sobre a uma redução de 15% na população negra. A exclusão da popula‑
ação das correntes marítimas na região. A origem do derrama‑ ção negra do renascimento da cidade, conduzida por uma política
mento foi determinada considerando a dinâmica de atuação de gentrificação, tem aumentado a tensão social em uma comu‑
dessas correntes (“uma distância entre 400 e 1.000 km da costa nidade que ficou conhecida por sua diversidade étnico-cultural.
brasileira”). Essas conclusões se basearam em experimentos A pintura desse grafite em Nova Orleans pode ser interpreta‑
realizados por um professor e pesquisador de oceanografia de da como um manifesto em defesa da diversidade cultural que
uma universidade pública. Em relação à provável origem do óleo sempre caracterizou a cidade, além de um apelo pela inclusão
derramado, os estudantes devem usar sua análise do texto para
levantar as hipóteses, como derramamento por um navio pe‑
troleiro ou vazamento de plataformas de perfuração petrolífera
no solo oceânico.
436 MANUAL DO PROFESSOR