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das fronteiras políticas de cada Estado-membro, além de                     abriu espaço para a possibilidade de um mundo tripolar, marca‑
    compreender que a integração regional passa, portanto, pela                 do pelas áreas de influência dos EUA, da Europa Ocidental e do
    diminuição da soberania dos Estados nacionais, pois teriam                  Japão, algo que logo foi abafado pela preponderância geopolítica
    de abrir mão de interesses próprios em nome de uma unidade                  dos Estados Unidos no mundo e suas decisões unilaterais na
    supranacional.                                                              geopolítica mundial; e que o processo de globalização da eco‑
                                                                                nomia fortaleceu a formação de blocos regionais (UE, USMCA,
4)	 a) Os estudantes devem perceber que os líderes liberais da                  MERCOSUL, APEC), devido à intensificação do processo de
    política do Reino Unido atualmente veem no protecionismo                    integração econômica e da abertura dos mercados mundiais, em
    (rechaçado por eles nas décadas de 1980 e 1990 na defesa                    um contexto condizente com a ideia de um mundo multipolar,
    da formação do bloco econômico da UE) a salvação econô‑                     baseado na economia de mercado.
    mica do Reino Unido diante das regras do bloco. Assim, eles
    podem analisar que a mudança de opinião dos defensores do           CAPÍTULO 19. A globalização e a ascensão da China no
    liberalismo no Reino Unido mostra, claramente, “um sintoma          cenário mundial
    da degradação do pensamento liberal”, uma vez que o livre
    comércio é defendido pelos liberais nas políticas econômicas                Os temas do capítulo 19 encerram as discussões sobre “o
    diante da globalização. Mas, quando se trata do Reino Unido,        mundo em transformação”, propostas para a unidade. Aborda a
    eles tentam proteger a economia do país diante das regras da        expansão do sistema capitalista em escala planetária, com foco
    UE, que taxam o comércio, estabelecem tarifas alfandegárias         para a globalização da economia, problematizando causas e conse‑
    e fiscais em comum etc., o que os liberais definem como “uma        quências. O capítulo também avalia as possibilidades de um mundo
    burocracia ‘globalista’ determinada a suprimir as liberdades        menos excludente nesse processo.
    britânicas”.
    b) Os estudantes devem entender que os grandes Estados                      Por fim, o estudo se volta para a ascensão da China na econo‑
    europeus são relativamente abertos à imigração e que os             mia mundial, com destaque para sua geopolítica atual.
    liberais conservadores prometem “retomar o controle das
    fronteiras, abolindo o livre trânsito de cidadãos europeus e         OBJETIVOS DO CAPÍTULO:
    erguendo uma muralha diante dos fluxos imigratórios”. Assim,
    eles podem concluir que os liberais se apoiam nas recentes          •	 Aprofundar estudos sobre a expansão do capitalismo mundial e o processo da
    ondas populistas de grupos nacionalistas no Reino Unido (e em         globalização econômica.
    outros países da UE), que expressam sua xenofobia. Explique
    aos estudantes que os interesses do movimento que levou a           •	 Aprofundar estudos sobre a ascensão da China no cenário econômico e geopolí‑
    saída do Reino Unido da UE não podem ser reduzidos apenas             tico mundial, analisando as consequências desse processo.
    a uma expressão do conservadorismo, mas evidenciam a
    desilusão do grupo de políticos e pensadores liberais com o         •	 Desenvolver as habilidades EM13CHS101, EM13CHS102, EM13CHS103,
    Estado neoliberal e com as consequências econômicas e so‑             EM13CHS104, EM13CHS106, EM13CHS201, EM13CHS202, EM13CHS203,
    ciais da globalização (medidas contra o protecionismo, fluxos         EM13CHS204, EM13CHS206, EM13CHS303, EM13CHS304, EM13CHS305,
    de imigrantes e refugiados etc.). Explique que a saída do Reino       EM13CHS306, EM13CHS401, EM13CHS404, EM13CHS502, EM13CHS503,
    Unido da UE (Brexit) significa a perda do direito à livre circu‑      EM13CHS504, EM13CHS603, EM13CHS604 e EM13CHS605.
    lação de europeus no Reino Unido e dos britânicos no espaço
    da UE, ou seja, alguns países, como Portugal, perderão suas          SUGESTÕES DE LEITURA:
    fontes de divisa com o turismo de britânicos em seu território;
    países como a Grécia perderão parte das ajudas financeiras              BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de
    do bloco que vinham do Reino Unido etc. Já para os britânicos           Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
    isso significa brecar a entrada de imigrantes e refugiados no           No livro, o autor levanta questões e discute problemas relacionados à globaliza‑
    país, livrar-se da responsabilidade da ajuda econômica dada             ção, como os efeitos da economia, política, estruturas sociais e percepções do
    aos países economicamente mais frágeis da UE etc.                       tempo e espaço.

5)	 O governo chinês pretende direcionar a sua produção para o              JABBOUR, Elias. China hoje: projeto nacional, desenvolvimento e so‑
    consumo do mercado interno, acreditando assim na demanda                cialismo de mercado. São Paulo: Anita Garibaldi; Fundação Maurício
    de consumo interno para aumentar o PIB per capita.                      Grabois; EDUEPB, 2012.
                                                                            O autor, professor universitário e especialista no tema, analisa o que se passa
6)	 Os PIBs chinês e norte-americano vêm aumentando, porém em               no gigante asiático. O livro adota uma abordagem fundamentada nos clássicos
    ritmos diferentes; o ritmo de crescimento chinês é mais rápido          do materialismo histórico, partindo do pressuposto da complexidade inerente à
    que o ritmo de crescimento norte-americano: é essa situação             formação social chinesa, apresenta questões que podem explicar o crescimento
    que aponta para uma provável superação do PIB chinês em                 econômico chinês na atualidade.
    relação ao PIB norte-americano ainda para os próximos anos.
                                                                        SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO
7)	 a) Com relação à primeira questão, os estudantes devem                      Para iniciar os estudos, sugere-se uma sondagem prévia sobre
    citar que a União Soviética se desmantelou por questões
    políticas, econômicas, sociais e culturais e explicar que, em       os conhecimentos dos estudantes em relação ao tema Globalização.
    relação às questões político-econômicas, houve uma cons‑            Para isso, analise e discuta com eles a imagem que abre o capítulo,
    tante burocratização do Estado nos países da Cortina de             que trata dos avanços da internet. Problematize a relação entre os
    Ferro, uma ineficiência administrativa dos serviços públicos e      avanços tecnológicos nos meios de comunicação e transporte e a
    a distribuição de cargos aos membros do partido central em          globalização da economia.
    repartições públicas etc., o que insinuava indícios de corrupção
    e o favorecimento de uma parcela da sociedade; que a Corrida                Em seguida, divida os tópicos de leitura do início do capítulo
    Espacial também levou a União Soviética a gastos excessivos         (até o tópico “Por uma outra globalização”) e organize duplas ou trios
    que não trouxeram, necessariamente, melhoria das condições          de estudantes para a leitura de cada um dos tópicos. A sugestão
    de vida da população; em relação às questões socioculturais,        é que cada dupla ou trio apresente, na sequência, um resumo da
    a forte propaganda do estilo de vida americano e a divulgação       leitura realizada. A leitura individual, em dupla, trio ou grupo requer
    da ideia utópica e generalizada de que o sistema capitalista        organização e planejamento prévios da aula. É interessante que a di‑
    significava o acesso a bens de consumo para todos impactou          visão de duplas ou trios corresponda ao número de partes dos textos
    negativamente na sociedade, gerando aversão à economia              a serem lidas. Cada dupla/trio deve se apropriar de uma parte do
    planificada, descontentamento geral da população e mani‑            texto, organizando a leitura de forma adequada (por exemplo, leitura
    festações que pressionaram a queda da Cortina de Ferro e a          silenciosa individual ou leitura em voz alta por um integrante para
    desestruturação da União Soviética.                                 os demais). Essa organização também envolve a gestão do tempo e
                                                                        do espaço: se a leitura for silenciosa, todos podem ocupar o mesmo
	 b) Os estudantes devem explicar que a bipolaridade da Guerra          espaço; se for em voz alta, os grupos podem se dispersar em dife‑
    Fria cedeu espaço para a hegemonia capitalista mundial, atre‑       rentes espaços da escola. Caso os textos sejam extensos, uma aula
    lada ao mercado financeiro e orientado pelo neoliberalismo e        pode ser dedicada à leitura e à elaboração da síntese, e outra para
    pela globalização. Deve citar, ainda, que o fim da União Soviética  a socialização das leituras.

472 MANUAL DO PROFESSOR
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