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RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE EM13CHS501, EM13CHS502 e EM13CHS503. Essas habilidades en‑
volvem a análise, com os estudantes, de princípios de conduta que
QUESTÕES (PÁGINA 251) contribuem para a formação de sujeitos éticos, que valorizem a
1) Resposta pessoal. Os estudantes devem perceber que o liberdade, a cooperação, a convivência democrática e a solidarie‑
fenômeno da “ocidentalização”, segundo o texto, envolve dade. Além disso, discutem-se situações do cotidiana, valores e
uma abordagem ideológica ligada a valores como a origem do condutas de forma crítica, problematizando e desnaturalizando
capitalismo europeu, suas ideias iluministas, a supremacia da formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação.
religião cristã e a raça branca, entre outros. Trata-se de um Também é importante identificar com os estudantes as diversas
modelo de civilização imposto ao mundo nos últimos séculos. formas de violência, suas principais vítimas, causas sociais, psi‑
A hegemonia atual, por sua vez, é sustentada pelo poder dos cológicas e afetivas, bem como seus significados e usos políticos,
Estados Unidos e seus aliados nesse processo. Assim, os con‑ sociais e culturais.
flitos com o mundo islâmico, por exemplo, estão relacionados
ao choque entre esses valores, que não são universais (vide a Esses objetivos devem estar atrelados a uma reflexão co‑
religião islâmica). Da mesma forma, os conflitos com povos letiva sobre maneiras de combater a violência em suas múltiplas
indígenas dizem respeito à resistência dessas comunidades manifestações, desconstruir discursos de ódio e apologia à ex‑
tradicionais à imposição do modo capitalista de produção clusão social e intolerância à diversidade, e identificar ações que
em seus territórios e territorialidades, como se observa na promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às
luta desses povos pela manutenção de suas terras e modos diferenças e às liberdades individuais.
de vida. Já os conflitos ligados ao etnonacionalismo estão
relacionados a ideias conservadoras sobre a manutenção da Para isso, sugere-se um trabalho interdisciplinar na área de
raça/etnia branca, exemplificados por movimentos naciona‑ Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, sistematizando a dinâmica
listas xenófobos na Europa e nos Estados Unidos, além da a partir da leitura de textos complementares e da elaboração de
intensificação dos conflitos árabe-israeleneses. um painel coletivo. Os textos, previamente selecionados, devem
2) Resposta pessoal. Os estudantes devem compreender que integrar os componentes curriculares da área. Inicialmente, se‑
o conceito de território está associado à ideia de poder. As lecione alguns textos que discutam o tema “conflitos no mun‑
potências atuais estabelecem suas hegemonias territoriais do atual” sob a perspectiva geográfica. Em seguida, converse
por meio da imposição de suas visões de mundo e interesses com os professores de Filosofia, História e Sociologia, apresen‑
geopolíticos em diferentes regiões, o que gera conflitos de te os textos geográficos selecionados e os convide a participar
interesse que podem resultar em invasões, guerras, massa‑ do trabalho. O projeto pode ser interdisciplinar, envolvendo os
cres e disputas territoriais. componentes da área com o tema comum “múltiplas formas de
violências no mundo”. Cada professor deverá selecionar textos
CAPÍTULO 20. A violência e os conflitos no mundo relacionados ao tema a partir da perspectiva de sua disciplina.
Juntos, vocês devem planejar a dinâmica de leitura e discussão
O capítulo 20 inicia com uma discussão sobre a violência dos textos, visando à síntese das discussões e à sistematização
no mundo atual e sua relação com o medo, abordando conflitos das ideias por meio da elaboração do painel coletivo.
socioeconômicos, “poder paralelo”, grupos mafiosos e lutas ideo‑
lógicas revolucionárias, como no caso das Farc. A discussão se Planejem também as possibilidades de divulgação e socia‑
amplia com estudos sobre conflitos mundiais contemporâneos, lização do painel na escola e na comunidade.
incluindo tráfico de drogas, comércio de armas e terrorismo. Em
seguida, o capítulo aprofunda estudos sobre movimentos separa‑ RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE
tistas e questiona a visão generalizada que associa o terrorismo à
causa islâmica, tema que será aprofundado no capítulo posterior. QUESTÕES (PÁGINA 253)
1) Resposta pessoal. A ideia é estimular os estudantes a ma‑
OBJETIVOS DO CAPÍTULO: nifestar como percebem o espaço onde moram.
2) Resposta pessoal.
• Analisar a questão da violência e do medo nas sociedades atuais, relacionando‑
-os aos conflitos do cotidiano e às suas diversas formas de manifestação, tanto 3) Os estudantes podem citar a construção de muros e a insta‑
no âmbito nacional quanto internacional. lação de portões altos, cercas de arame farpado ou elétricas,
grades, sistemas de monitoramento com câmeras, instalação
• Identificar e analisar os conflitos mundiais contemporâneos, com ênfase em de guaritas, controle de entrada e saída e segurança privada;
movimentos separatistas e terrorismo. nas ruas e na porta das escolas, também poderão mencio‑
nar a presença da segurança pública. Leve-os a perceber as
• Desenvolver as habilidades EM13CHS101, EM13CHS102, EM13CHS103, transformações ocorridas nas últimas décadas, no qual a rua,
EM13CHS104, EM13CHS105, EM13CHS106, EM13CHS201, EM13CHS202, na maioria das vezes, deixou de ser um lugar de encontro e
EM13CHS203, EM13CHS204, EM13CHS205, EM13CHS206, EM13CHS303, lazer, em razão da insegurança e do medo, transformando
EM13CHS305, EM13CHS401, EM13CHS501, EM13CHS502, EM13CHS503, as relações sociais e o uso do espaço geográfico.
EM13CHS504, EM13CHS603, EM13CHS604, EM13CHS605 e EM13CHS606.
DE OLHO NO PRESENTE (PÁGINA 259)
SUGESTÃO DE LEITURA: a) O objetivo é alertar os jovens sobre o risco do uso de drogas
ilícitas. A cocaína, por exemplo, por ser uma droga estimu‑
CHOMSKY, Noam. Estados fracassados: o absurdo do poder e o ata‑ lante do sistema nervoso central, causa perda de tecido
que à democracia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. cerebral e danos à inteligência. Também gera tolerância, ou
A obra apresenta um panorama da política econômica americana e da postura seja, exige o uso de doses cada vez maiores. Cerca de 40%
dos Estados Unidos no cenário internacional. O autor denuncia as promessas dos usuários se tornam dependentes. A maconha, por sua
vazias de democracia que acompanham as ações dos EUA, tanto em nível vez, pode causar distúrbios psicológicos, como depressão,
interno quanto externo, e caracteriza o país como um Estado fracassado, ansiedade e até síndrome do pânico. Um jovem adolescente
destacando a ameaça crescente que representa para seus habitantes e para a se torna apático e pode se tornar um adulto imaturo. Já o
população mundial. ecstasy, devido às oscilações que causa e que vão da euforia
à melancolia, pode levar à depressão.
SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO
Sugere-se que os estudos do capítulo 20 comecem por b) Campanhas de conscientização sobre os riscos que as drogas
causam à saúde e à própria vida; ações de saúde pública, para
uma roda de conversa sobre a violência do cotidiano e como essa o acolhimento e tratamento da dependência química; maior
questão é explorada pela mídia sensacionalista, gerando medo e oferta de oportunidades de desenvolvimento socioeconômico,
pânico em muitas pessoas. Questione os estudantes sobre o que principalmente nos países pobres, para diminuir a ação de
entendem por violência e incentive a discussão entre eles sobre grupos de narcotraficantes, entre outras.
as diferentes visões do tema. Faça as intervenções necessárias
para desconstruir possíveis ideias de preconceito, discriminação
ou apologia ao ódio. Nesse momento, é fundamental a mediação
do professor para promover o desenvolvimento das habilidades
476 MANUAL DO PROFESSOR