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RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE                       EM13CHS501, EM13CHS502 e EM13CHS503. Essas habilidades en‑
                                                                                   volvem a análise, com os estudantes, de princípios de conduta que
 QUESTÕES (PÁGINA 251)                                                             contribuem para a formação de sujeitos éticos, que valorizem a
    1)	 Resposta pessoal. Os estudantes devem perceber que o                       liberdade, a cooperação, a convivência democrática e a solidarie‑
        fenômeno da “ocidentalização”, segundo o texto, envolve                    dade. Além disso, discutem-se situações do cotidiana, valores e
        uma abordagem ideológica ligada a valores como a origem do                 condutas de forma crítica, problematizando e desnaturalizando
        capitalismo europeu, suas ideias iluministas, a supremacia da              formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação.
        religião cristã e a raça branca, entre outros. Trata-se de um              Também é importante identificar com os estudantes as diversas
        modelo de civilização imposto ao mundo nos últimos séculos.                formas de violência, suas principais vítimas, causas sociais, psi‑
        A hegemonia atual, por sua vez, é sustentada pelo poder dos                cológicas e afetivas, bem como seus significados e usos políticos,
        Estados Unidos e seus aliados nesse processo. Assim, os con‑               sociais e culturais.
        flitos com o mundo islâmico, por exemplo, estão relacionados
        ao choque entre esses valores, que não são universais (vide a                      Esses objetivos devem estar atrelados a uma reflexão co‑
        religião islâmica). Da mesma forma, os conflitos com povos                 letiva sobre maneiras de combater a violência em suas múltiplas
        indígenas dizem respeito à resistência dessas comunidades                  manifestações, desconstruir discursos de ódio e apologia à ex‑
        tradicionais à imposição do modo capitalista de produção                   clusão social e intolerância à diversidade, e identificar ações que
        em seus territórios e territorialidades, como se observa na                promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às
        luta desses povos pela manutenção de suas terras e modos                   diferenças e às liberdades individuais.
        de vida. Já os conflitos ligados ao etnonacionalismo estão
        relacionados a ideias conservadoras sobre a manutenção da                          Para isso, sugere-se um trabalho interdisciplinar na área de
        raça/etnia branca, exemplificados por movimentos naciona‑                  Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, sistematizando a dinâmica
        listas xenófobos na Europa e nos Estados Unidos, além da                   a partir da leitura de textos complementares e da elaboração de
        intensificação dos conflitos árabe-israeleneses.                           um painel coletivo. Os textos, previamente selecionados, devem
    2)	 Resposta pessoal. Os estudantes devem compreender que                      integrar os componentes curriculares da área. Inicialmente, se‑
        o conceito de território está associado à ideia de poder. As               lecione alguns textos que discutam o tema “conflitos no mun‑
        potências atuais estabelecem suas hegemonias territoriais                  do atual” sob a perspectiva geográfica. Em seguida, converse
        por meio da imposição de suas visões de mundo e interesses                 com os professores de Filosofia, História e Sociologia, apresen‑
        geopolíticos em diferentes regiões, o que gera conflitos de                te os textos geográficos selecionados e os convide a participar
        interesse que podem resultar em invasões, guerras, massa‑                  do trabalho. O projeto pode ser interdisciplinar, envolvendo os
        cres e disputas territoriais.                                              componentes da área com o tema comum “múltiplas formas de
                                                                                   violências no mundo”. Cada professor deverá selecionar textos
CAPÍTULO 20. A violência e os conflitos no mundo                                   relacionados ao tema a partir da perspectiva de sua disciplina.
                                                                                   Juntos, vocês devem planejar a dinâmica de leitura e discussão
        O capítulo 20 inicia com uma discussão sobre a violência                   dos textos, visando à síntese das discussões e à sistematização
no mundo atual e sua relação com o medo, abordando conflitos                       das ideias por meio da elaboração do painel coletivo.
socioeconômicos, “poder paralelo”, grupos mafiosos e lutas ideo‑
lógicas revolucionárias, como no caso das Farc. A discussão se                             Planejem também as possibilidades de divulgação e socia‑
amplia com estudos sobre conflitos mundiais contemporâneos,                        lização do painel na escola e na comunidade.
incluindo tráfico de drogas, comércio de armas e terrorismo. Em
seguida, o capítulo aprofunda estudos sobre movimentos separa‑                     RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DAS ATIVIDADES DO LIVRO DO ESTUDANTE
tistas e questiona a visão generalizada que associa o terrorismo à
causa islâmica, tema que será aprofundado no capítulo posterior.                    QUESTÕES (PÁGINA 253)
                                                                                       1)	 Resposta pessoal. A ideia é estimular os estudantes a ma‑
 OBJETIVOS DO CAPÍTULO:                                                                    nifestar como percebem o espaço onde moram.
                                                                                       2)	 Resposta pessoal.
•	 Analisar a questão da violência e do medo nas sociedades atuais, relacionando‑
  -os aos conflitos do cotidiano e às suas diversas formas de manifestação, tanto      3)	 Os estudantes podem citar a construção de muros e a insta‑
  no âmbito nacional quanto internacional.                                                 lação de portões altos, cercas de arame farpado ou elétricas,
                                                                                           grades, sistemas de monitoramento com câmeras, instalação
•	 Identificar e analisar os conflitos mundiais contemporâneos, com ênfase em              de guaritas, controle de entrada e saída e segurança privada;
  movimentos separatistas e terrorismo.                                                    nas ruas e na porta das escolas, também poderão mencio‑
                                                                                           nar a presença da segurança pública. Leve-os a perceber as
•	 Desenvolver as habilidades EM13CHS101, EM13CHS102, EM13CHS103,                          transformações ocorridas nas últimas décadas, no qual a rua,
  EM13CHS104, EM13CHS105, EM13CHS106, EM13CHS201, EM13CHS202,                              na maioria das vezes, deixou de ser um lugar de encontro e
  EM13CHS203, EM13CHS204, EM13CHS205, EM13CHS206, EM13CHS303,                              lazer, em razão da insegurança e do medo, transformando
  EM13CHS305, EM13CHS401, EM13CHS501, EM13CHS502, EM13CHS503,                              as relações sociais e o uso do espaço geográfico.
  EM13CHS504, EM13CHS603, EM13CHS604, EM13CHS605 e EM13CHS606.
                                                                                    DE OLHO NO PRESENTE (PÁGINA 259)
 SUGESTÃO DE LEITURA:                                                                  a)	 O objetivo é alertar os jovens sobre o risco do uso de drogas
                                                                                           ilícitas. A cocaína, por exemplo, por ser uma droga estimu‑
    CHOMSKY, Noam. Estados fracassados: o absurdo do poder e o ata‑                        lante do sistema nervoso central, causa perda de tecido
    que à democracia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.                               cerebral e danos à inteligência. Também gera tolerância, ou
    A obra apresenta um panorama da política econômica americana e da postura              seja, exige o uso de doses cada vez maiores. Cerca de 40%
    dos Estados Unidos no cenário internacional. O autor denuncia as promessas             dos usuários se tornam dependentes. A maconha, por sua
    vazias de democracia que acompanham as ações dos EUA, tanto em nível                   vez, pode causar distúrbios psicológicos, como depressão,
    interno quanto externo, e caracteriza o país como um Estado fracassado,                ansiedade e até síndrome do pânico. Um jovem adolescente
    destacando a ameaça crescente que representa para seus habitantes e para a             se torna apático e pode se tornar um adulto imaturo. Já o
    população mundial.                                                                     ecstasy, devido às oscilações que causa e que vão da euforia
                                                                                           à melancolia, pode levar à depressão.
SUGESTÕES DE ENCAMINHAMENTO DIDÁTICO
        Sugere-se que os estudos do capítulo 20 comecem por                            b)	 Campanhas de conscientização sobre os riscos que as drogas
                                                                                           causam à saúde e à própria vida; ações de saúde pública, para
uma roda de conversa sobre a violência do cotidiano e como essa                            o acolhimento e tratamento da dependência química; maior
questão é explorada pela mídia sensacionalista, gerando medo e                             oferta de oportunidades de desenvolvimento socioeconômico,
pânico em muitas pessoas. Questione os estudantes sobre o que                              principalmente nos países pobres, para diminuir a ação de
entendem por violência e incentive a discussão entre eles sobre                            grupos de narcotraficantes, entre outras.
as diferentes visões do tema. Faça as intervenções necessárias
para desconstruir possíveis ideias de preconceito, discriminação
ou apologia ao ódio. Nesse momento, é fundamental a mediação
do professor para promover o desenvolvimento das habilidades

476 MANUAL DO PROFESSOR
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