Page 476 - PNLD 2026 - GEOGRAFIA
P. 476

em geopolíticas de expansionismo e anexação de territórios                 gravação. É fundamental que tenham suas funções no grupo
    que têm consumido gastos muito grandes                                     predefinidas para um melhor resultado em campo. Verifique e
                                                                               combine com os estudantes a efetivação das entrevistas em
3)	 a) Resposta pessoal. Sugestões de títulos: “Disputa comer‑                 campo, caso decidam sair em grupos da escola, é fundamental
    cial entre EUA e China”; “EUA vs China no cenário econômico                que a atividade seja feita em consonância com os gestores es‑
    mundial”; “Mãos de potências atuais sobre o lítio mundial”, pois           colares, autorização dos responsáveis e, sobretudo, segurança
    mostra a China e os EUA tentando colocar as mãos nas reservas              dos estudantes. Na etapa de análise das respostas, verifique a
    de lítio mundial. A justificativa dos estudantes ao título dado à          metodologia adequada (tabulação, elaboração de gráficos etc.).
    ilustração deve estar contextualizada com a atual disputa in‑              Discuta com os estudantes os resultados: há disponibilidade
    dustrial, tecnológica, econômica e comercial entre EUA e China,            de produtos “made in China” nos locais e lugares de entrevista,
    após a ascensão chinesa no mercado internacional.                          quem sãos seus consumidores e quais opiniões têm sobre a
    b) O minério de lítio (que contém concentrações significativas             qualidade, preço, praticidade dos produtos. Problematize as
    de lítio) é um metal alcalino macio e prateado conhecido por               respostas: Por que a disponibilidade de produtos de origem
    suas propriedades únicas, como ser o metal mais leve, ter o                chinesa no mercado?; Que facilidades trazem aos consumi‑
    maior potencial eletroquímico e ser altamente reativo com a                dores?; Por que são opções de compra?; Como são produzi‑
    água. O lítio tem aplicações diversas na indústria e ganhou                dos?; De que forma afetam o mercado interno e as indústrias
    destaque com o aumento na produção dos carros elétricos, já                brasileiras?; Os produtos chineses são bem-vindos?, etc. Por
    que é utilizado como matéria-prima para as baterias de longa               fim, retome o texto inicial dessa atividade com os estudantes
    duração desses veículos considerados menos poluentes.                      e os auxilie na elaboração do texto-síntese, contextuando as
                                                                               principais conclusões.
4)	 Resposta: Alternativa E é a correta. Argumentação: As inter‑
    venções norte-americanas em Cuba desde 1898 tiveram fim             APROFUNDAR O CONHECIMENTO (PÁGINA 250)
    em 1902, com a Emenda Platt incorporada à Constituição                 1)	 Ursula Hirschmann foi uma berlinense, de família judia da classe
    Cubana; a emenda atribuía o direito de os EUA intervirem em                média, que teve importantes práticas atividades na Europa pós
    Cuba (1902); em 1903, há a anexação e estabelecimento de                   Primeira Guerra e ascensão de ideais nazifascistas na Europa.
    uma base naval em Guantánamo, na ilha.                                 2)	 a) Juntamente com seu marido, Ernesto Rossi e Altiero Spinelli,
                                                                               escreveu em 1941 o Manifesto de Ventotene - por uma Europa
5)	 Resposta: Alternativa E é a correta. Argumentação: A Orga‑                 livre e unida -, considerado por muitos como o ponto de partida
    nização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança                 do federalismo europeu.
    militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico                 b) Ursula Hirschmann aderiu à organização de juventude do
    Norte, assinado em 4 de abril de 1949, que constitui um                    Partido Social Democrata em 1932, na qual participou contra
    sistema de defesa coletiva através do qual os seus Esta‑                   à ascensão do nazismo (na Alemanha) e, posteriormente, com
    dos-membros concordam com a defesa mútua em resposta                       seu marido, participa ativamente no movimento clandestino
    a um ataque por qualquer entidade externa à organização.                   antifascista na Itália.
    A sede localiza-se na região de Bruxelas, na Bélgica, e os
    Estados Unidos têm liderança nas decisões da Otan. Por‑                    c) Ursula Hirschmann, após o assassinato de seu marido pelos
    tanto, a Colômbia não tem nada a ver com os propósitos da                  fascistas, Ursula foge para a Suíça e participa na organização do
    Otan, a fala do presidente em 2018 se refere a posição de                  primeiro congresso federalista internacional em Paris, em 1945.
    um governo de direita na América Latina, à época, que com              3)	 Oriente os estudantes na atividade. Verifique a possibilidade de
    isso tenta mostrar seu alinhamento ideológico com os EUA.                  fazê-la conjuntamente com professores da área de Linguagens
                                                                               (para que se reforce explicações sobre “textos argumentativos”).
6)	 a) O muro fronteiriço Estados Unidos–México é uma série de                 Os estudantes devem sustentar suas opiniões com argumentos
    muros e cercas ao longo da fronteira entre os dois países, com             sólidos e coerentes. Socialize as produções dos estudantes.
    o objetivo de impedir a entrada de imigrantes nos EUA. Não é               Verifique a possibilidade de divulgá-los por meio dos recursos
    uma barreira de estrutura contígua, mas um agrupamento de                  digitais de comunicação.
    paredes físicas, algumas relativamente curtas, outras partes
    presas entre uma “cerca virtual” que inclui um sistema de sen‑         4)	 Oriente e auxilie os estudantes na atividade. Leia com eles a
    sores e câmeras monitoradas pela Patrulha de Fronteira dos                 Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU no que se
    Estados Unidos. Ao longo do governo do Donald Trump houve a                refere ao direito à vida e à paz. O cartaz é uma opção, mas os
    construção de um muro maior e fortificado em muitos trechos                estudantes podem elaborar banners, a elaboração pode ser
    do muro e a assinatura de ordem executiva de Melhorias na                  digital (consulte o site https://www.canva.com/pt_br/criar/
    Execução de Reforços de Segurança de Fronteiras e Imigração e              cartaz/. Acesso em: 14 ago. 2024). Por fim, socialize os carta‑
    ampliação do muro de fronteira, pois sua política é fortemente             zes dos estudantes e providencie uma exposição na escola.
    baseada em política anti-imigração.                                        Os estudantes podem visitar as demais salas para explicar o
    b) As organizações de integração em blocos regionais já existiam           objetivo da atividade.
    desde a década de 1950, e tinham na cooperação econômica
    seu objetivo central, baixando ou liberando tarifas e agilizando   Indicação de textos para trabalho conjunto com os professores da
    fluxos de bens e serviços entre seus membros. A Comunidade         Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
    Econômica Europeia (CEE), composta em 1957 por seis países,
    por exemplo, foi o embrião daquilo que, a partir de 1993, seria a          Os textos a seguir são indicações para trabalho em conjunto
    União Europeia (UE). O processo de formação do bloco, entre‑       com professores colegas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
    tanto, se intensificou em fins da década de 1990, no caminho       Promova atividades complementares com os estudantes em conjunto
    de uma proposta que apontava para um mundo multipolar.             com os colegas professores da área, de forma a estabelecer cone‑
    A UE, representada no mapa como fronteira aberta se refere         xões de estudos e aprofundar o conhecimento sobre temas/assuntos
    ao espaço supranacional da UE a partir consolidação de uma         abordados também sob a ótica de Filosofia, História e Sociologia, o
    nova fronteira externa ao estabelecer a unificação econômica       que amplia a compreensão de mundo do estudante.
    e monetária e a livre circulação de mercadorias, serviços e
    pessoas da comunidade, conhecido como Espaço Schengen.             Texto 1 (Geografia e Filosofia):

7)	 Oriente a atividade de acordo com a sua turma de estudantes        Passado histórico ou missão divina?
    e realidade local. Discuta com os estudantes a importância da
    entrevista como instrumento científico de pesquisa, coleta de                  “Por que os Estados Unidos são tão ricos e nós não? Essa pergun-
    dados, análise de informações e obtenção e conhecimentos.              ta já provocou muita reflexão. Desde o século XIX a explicação dos
    Para a elaboração do Roteiro de Entrevista, verifique a pos‑           norte-americanos para seu ‘sucesso’ diante dos vizinhos da América
    sibilidade de fazer a atividade com o apoio de professores da          hispânica e portuguesa foi clara: havia um ‘destino manifesto’, uma
    área de Linguagens. Na terceira parte do roteiro, é importante         vocação dada por Deus a eles, um caminho claro de êxito em função
    que as questões contextualizem o foco da pesquisa, por isso            de serem um ‘povo escolhido’.
    os auxilie na proposição de perguntas objetivas e focadas.
    Organize com ele, quem do grupo fará as perguntas, quem                        No Brasil sempre houve desconfiança sobre a ideia de um
    registrará as respostas e quem gravará, caso optem pela                ‘destino manifesto’ [...]. Porém, muito curiosamente, criou-se aqui
                                                                           uma explicação tão fantasiosa como aquela. A riqueza deles e nossas

474 MANUAL DO PROFESSOR
   471   472   473   474   475   476   477   478   479   480   481