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em geopolíticas de expansionismo e anexação de territórios gravação. É fundamental que tenham suas funções no grupo
que têm consumido gastos muito grandes predefinidas para um melhor resultado em campo. Verifique e
combine com os estudantes a efetivação das entrevistas em
3) a) Resposta pessoal. Sugestões de títulos: “Disputa comer‑ campo, caso decidam sair em grupos da escola, é fundamental
cial entre EUA e China”; “EUA vs China no cenário econômico que a atividade seja feita em consonância com os gestores es‑
mundial”; “Mãos de potências atuais sobre o lítio mundial”, pois colares, autorização dos responsáveis e, sobretudo, segurança
mostra a China e os EUA tentando colocar as mãos nas reservas dos estudantes. Na etapa de análise das respostas, verifique a
de lítio mundial. A justificativa dos estudantes ao título dado à metodologia adequada (tabulação, elaboração de gráficos etc.).
ilustração deve estar contextualizada com a atual disputa in‑ Discuta com os estudantes os resultados: há disponibilidade
dustrial, tecnológica, econômica e comercial entre EUA e China, de produtos “made in China” nos locais e lugares de entrevista,
após a ascensão chinesa no mercado internacional. quem sãos seus consumidores e quais opiniões têm sobre a
b) O minério de lítio (que contém concentrações significativas qualidade, preço, praticidade dos produtos. Problematize as
de lítio) é um metal alcalino macio e prateado conhecido por respostas: Por que a disponibilidade de produtos de origem
suas propriedades únicas, como ser o metal mais leve, ter o chinesa no mercado?; Que facilidades trazem aos consumi‑
maior potencial eletroquímico e ser altamente reativo com a dores?; Por que são opções de compra?; Como são produzi‑
água. O lítio tem aplicações diversas na indústria e ganhou dos?; De que forma afetam o mercado interno e as indústrias
destaque com o aumento na produção dos carros elétricos, já brasileiras?; Os produtos chineses são bem-vindos?, etc. Por
que é utilizado como matéria-prima para as baterias de longa fim, retome o texto inicial dessa atividade com os estudantes
duração desses veículos considerados menos poluentes. e os auxilie na elaboração do texto-síntese, contextuando as
principais conclusões.
4) Resposta: Alternativa E é a correta. Argumentação: As inter‑
venções norte-americanas em Cuba desde 1898 tiveram fim APROFUNDAR O CONHECIMENTO (PÁGINA 250)
em 1902, com a Emenda Platt incorporada à Constituição 1) Ursula Hirschmann foi uma berlinense, de família judia da classe
Cubana; a emenda atribuía o direito de os EUA intervirem em média, que teve importantes práticas atividades na Europa pós
Cuba (1902); em 1903, há a anexação e estabelecimento de Primeira Guerra e ascensão de ideais nazifascistas na Europa.
uma base naval em Guantánamo, na ilha. 2) a) Juntamente com seu marido, Ernesto Rossi e Altiero Spinelli,
escreveu em 1941 o Manifesto de Ventotene - por uma Europa
5) Resposta: Alternativa E é a correta. Argumentação: A Orga‑ livre e unida -, considerado por muitos como o ponto de partida
nização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança do federalismo europeu.
militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico b) Ursula Hirschmann aderiu à organização de juventude do
Norte, assinado em 4 de abril de 1949, que constitui um Partido Social Democrata em 1932, na qual participou contra
sistema de defesa coletiva através do qual os seus Esta‑ à ascensão do nazismo (na Alemanha) e, posteriormente, com
dos-membros concordam com a defesa mútua em resposta seu marido, participa ativamente no movimento clandestino
a um ataque por qualquer entidade externa à organização. antifascista na Itália.
A sede localiza-se na região de Bruxelas, na Bélgica, e os
Estados Unidos têm liderança nas decisões da Otan. Por‑ c) Ursula Hirschmann, após o assassinato de seu marido pelos
tanto, a Colômbia não tem nada a ver com os propósitos da fascistas, Ursula foge para a Suíça e participa na organização do
Otan, a fala do presidente em 2018 se refere a posição de primeiro congresso federalista internacional em Paris, em 1945.
um governo de direita na América Latina, à época, que com 3) Oriente os estudantes na atividade. Verifique a possibilidade de
isso tenta mostrar seu alinhamento ideológico com os EUA. fazê-la conjuntamente com professores da área de Linguagens
(para que se reforce explicações sobre “textos argumentativos”).
6) a) O muro fronteiriço Estados Unidos–México é uma série de Os estudantes devem sustentar suas opiniões com argumentos
muros e cercas ao longo da fronteira entre os dois países, com sólidos e coerentes. Socialize as produções dos estudantes.
o objetivo de impedir a entrada de imigrantes nos EUA. Não é Verifique a possibilidade de divulgá-los por meio dos recursos
uma barreira de estrutura contígua, mas um agrupamento de digitais de comunicação.
paredes físicas, algumas relativamente curtas, outras partes
presas entre uma “cerca virtual” que inclui um sistema de sen‑ 4) Oriente e auxilie os estudantes na atividade. Leia com eles a
sores e câmeras monitoradas pela Patrulha de Fronteira dos Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU no que se
Estados Unidos. Ao longo do governo do Donald Trump houve a refere ao direito à vida e à paz. O cartaz é uma opção, mas os
construção de um muro maior e fortificado em muitos trechos estudantes podem elaborar banners, a elaboração pode ser
do muro e a assinatura de ordem executiva de Melhorias na digital (consulte o site https://www.canva.com/pt_br/criar/
Execução de Reforços de Segurança de Fronteiras e Imigração e cartaz/. Acesso em: 14 ago. 2024). Por fim, socialize os carta‑
ampliação do muro de fronteira, pois sua política é fortemente zes dos estudantes e providencie uma exposição na escola.
baseada em política anti-imigração. Os estudantes podem visitar as demais salas para explicar o
b) As organizações de integração em blocos regionais já existiam objetivo da atividade.
desde a década de 1950, e tinham na cooperação econômica
seu objetivo central, baixando ou liberando tarifas e agilizando Indicação de textos para trabalho conjunto com os professores da
fluxos de bens e serviços entre seus membros. A Comunidade Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Econômica Europeia (CEE), composta em 1957 por seis países,
por exemplo, foi o embrião daquilo que, a partir de 1993, seria a Os textos a seguir são indicações para trabalho em conjunto
União Europeia (UE). O processo de formação do bloco, entre‑ com professores colegas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
tanto, se intensificou em fins da década de 1990, no caminho Promova atividades complementares com os estudantes em conjunto
de uma proposta que apontava para um mundo multipolar. com os colegas professores da área, de forma a estabelecer cone‑
A UE, representada no mapa como fronteira aberta se refere xões de estudos e aprofundar o conhecimento sobre temas/assuntos
ao espaço supranacional da UE a partir consolidação de uma abordados também sob a ótica de Filosofia, História e Sociologia, o
nova fronteira externa ao estabelecer a unificação econômica que amplia a compreensão de mundo do estudante.
e monetária e a livre circulação de mercadorias, serviços e
pessoas da comunidade, conhecido como Espaço Schengen. Texto 1 (Geografia e Filosofia):
7) Oriente a atividade de acordo com a sua turma de estudantes Passado histórico ou missão divina?
e realidade local. Discuta com os estudantes a importância da
entrevista como instrumento científico de pesquisa, coleta de “Por que os Estados Unidos são tão ricos e nós não? Essa pergun-
dados, análise de informações e obtenção e conhecimentos. ta já provocou muita reflexão. Desde o século XIX a explicação dos
Para a elaboração do Roteiro de Entrevista, verifique a pos‑ norte-americanos para seu ‘sucesso’ diante dos vizinhos da América
sibilidade de fazer a atividade com o apoio de professores da hispânica e portuguesa foi clara: havia um ‘destino manifesto’, uma
área de Linguagens. Na terceira parte do roteiro, é importante vocação dada por Deus a eles, um caminho claro de êxito em função
que as questões contextualizem o foco da pesquisa, por isso de serem um ‘povo escolhido’.
os auxilie na proposição de perguntas objetivas e focadas.
Organize com ele, quem do grupo fará as perguntas, quem No Brasil sempre houve desconfiança sobre a ideia de um
registrará as respostas e quem gravará, caso optem pela ‘destino manifesto’ [...]. Porém, muito curiosamente, criou-se aqui
uma explicação tão fantasiosa como aquela. A riqueza deles e nossas
474 MANUAL DO PROFESSOR